Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

27/09/2006

A Saideira de ontem.

A Saideira sobre Jornalismo Literário rendeu bastante ontem à noite no Zelig. Os convidados presentes - Carlos Urbim, Rafael Guimaraens e Renato Lemos Dalto - trouxeram a sua experiência com, digamos assim, este gênero e debateram sobre todo este panorama que acossa o jornalismo da atualidade: a falta de tempo, o imediatismo, a objetividade, o não investimento em grandes reportagens, etc. São grandes obstáculos que direcionam a profissão que deveria primar pela informação para uma indústria de "furos" inconsistentes e celebridades. Certa hora, inclusive, Renato - trazendo seu estarrecimento com a chamada "Caravana JN" da Rede Globo, a qual acabou se tornando A notícia - mencionou frase de Marques Leonam: "Quando o repórter é mais importante que a notícia, um dos dois é falso".

Apareceu por lá, também, Rodrigo Lopes. Repórter da Zero Hora, enviado especial do jornal para cobrir o massacre de Israel no Líbano, e representante de um curso de pós-graduação em jornalismo literário, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Literário.

Resgata-se, abaixo, um post sob o título "Os Lados da Notícia" feito blog RBS mente, acerca de uma cobertura com certo teor literário que o próprio Rodrigo Lopes vinha fazendo do massacre israelense. A comparação com outro repórter/veículo é, no mínimo, interessante:

"O míssil arrebenta um prédio. Não há aviso ou sirene. O prédio rui. Os outros, ao lado, tremem. Fachadas desaparecem. Os pedaços das vitrines e janelas quebradas estalam nas ruas desertas de Haret Hreik, periferia no Sul de Beirute, capital do Líbano. É perto do aeroporto, alvo constante dos ataques do exército israelense, que ataca a cidade desde o dia 13. A maioria dos 500 mil habitantes do bairro abandonaram suas casas. Tentam sair do país. Para sobreviver".
(L'Humanité, reproduzido pela Agência Brasil de Fato)

"Imagine-se em Porto Alegre e os foguetes caindo sobre Tramandaí, no Litoral Norte. É esta relação que os moradores de Tel-Aviv têm com o atual conflito no Oriente Médio, que entrou ontem no seu oitavo e mais sangrento dia. O front é ao mesmo tempo tão perto e tão distante. Perto porque os mísseis Katiusha lançados pela guerrilha libanesa do Hezbollah estão matando israelenses a uma distância de 140 quilômetros de Tel-Aviv. Distante porque basta desligar a TV ou o rádio e ir tomar sol na belíssima praia do Mar Mediterrâneo para esquecer a violência".
(Rodrig Lopes - Zero Hora)

Não surpreende que veículos impressos invistam em repórteres que trabalhem com estilo diferenciado no tratamento da informação. Como se comentou na própria mesa da Saideira, está surgindo uma necessidade de se tornar os textos mais atraentes para a manutenção dos leitores, dos assinantes. Mesmo assim, uma grande questão que paira é a importância de não se confundir Jornalismo Literário com Literatura, com ficção ou com folhetim. Sendo de maneira direta e fria, ou com floreios de linguagem, a responsabilidade do jornalista para com a informação continua sendo a mesma.

Mas em qual dessas "categorias" estariam inclusos os grandes veículos impressos de hoje? Nesse sentido, cabe uma discussão ainda maior: se faz jornalismo mesmo nos grandes grupos de mídia? A resposta tem se visto no dia-a-dia...

Parabéns, Catarse!!!

Bando de maluco essa galera.
8 pirados que continuam tentando, tentando e tentando...
A corrente contra é forte, mas a gente segue remando!
E vamu-que-vamu!!!

Abaixo segue texto da Fabi:

Tudo começou na faculdade de comunicação.
Nas salas de aula. Nos zines publicados.
Na luta estudantil apartidária.
Sete jovens cruzaram os caminhos em algum momento.
Trocas de experiências, afinidades, conhecimentos.
E um mesmo ideal.
Vidas já entrelaçadas, ligadas por utopias.
Passado algum tempo, os sete reuniram-se numa cooperativa.
Com mais outras tantas pessoas e objetivos diversos.
A tentativa. O trabalho. E a afinidade crescia.
A cooperativa tornou-se pequena para os anseios dos sete jovens.
Pequena e desvirtuada.
Conseqüência? Os sete desgarrados tornaram-se um coletivo.
Mãos à obra. Construção coletiva do espaço de trabalho.
Idéias em abundância. Trabalho sendo realizado.
Caminho sendo feito.
Diversas experiências. A aproximação de mais um jovem.
Hoje são oito catársicos e dois anos de vida.
E uns duzentos anos de aprendizados.
E outras tantas pessoas que ajudam a construir o caminho.
E nos ensinam. E trocam solidariamente conhecimentos.
Cada dia desses dois anos é a certeza de que estamos no caminho certo.
Qual caminho? O nosso.
O que construimos dia-a-dia. Esse é o certo.
Catarse – Coletivo de Comunicação.
2 anos de vida neste 27 de setembro de 2006.
VIDA LONGA AO COLETIVO!

25/09/2006

muda e surda

É... aproveitando o que o Guga disse, também estou muda e surda pro futebol há algumas rodadas. Me indigna o campeão da América rateando um monte no campeonato brasileiro. A direção fez um belo trabalho renovando com o Fernandão... mas Fernandão sozinho não adianta. Perde Tinga, Sóbis, Jorge Wagner e Bolívar tudo junto... e traz o Azeitona, Zé Mané e o Candanguinho, todos do Birigüi Futebol Clube (como diria o pessoal do Rock Gol)... falando sério: os três contrados adiantam? Quero ver... assim vai tomar um balaio do Barcelona... isso se passar pelos asiáticos/africanos...

Touca + Salto Alto = BAILE

Que baile! Que decepção!

Se espera que seja uma daquelas coisas que te colocam nos eixos de novo.

Sem muitas palavras. Estou indignado.

Estarei mudo e surdo para o futebol até o próximo jogo...

21/09/2006

As montadoras de Lassiê Martins

Na terça-feira, 19, durante entrevista com o candidato Alceu Collares e o seu vice, Lassiê Martins se sai com essa:

- E, candidato. O senhor é a favor das montadoras? Porque dizem que tem uma grande montadora que está somente esperando o resultado das eleições para decidir se vem para o Rio Grande do Sul ou não.

Essa pérola saiu na série que a Rádio Gaúcha está fazendo esta semana com os candidatos a governador e seus respectivos vices no Gaúcha Repórter. Chamou a atenção, também, a incrível coincidência da ordem das entrevistas. No dia 20 de setembro, feriado, considerada a data máxima dos gaúchos de todos os rincões, adivinhem quem foi o entrevistado?

Ganha uma montadora quem acertar essa...

20/09/2006

Golpe

E se desenha no horizonte um golpe bem tramado pelas elites brasileiras.

São ricos, milhonários e brancos que têm ojeriza a pobre. Têm nojo simplesmente da figura do pobre. Porque o PT faz tempo tem se distanciado das camadas mais populares...

Esperem a próxima capa da VEJA.

18/09/2006

O Grêmio e os resultados

A minha estréia como sócio patrimonal do Tricolor não poderia ter sido melhor: assistir ao jogo de cadeira e a uma goleada sensacional.

E foi sensacioal, mesmo. Apesar de o time ter se perdido um pouco após o primeiro gol até o final do primeiro tempo, no segundo, foi muito eficiente e objetivo. Isso demonstra que Mano Menezes é treinador de vestiário também. Não vou falar do Lucas (já de malas prontas para Madri), especificamente, porque já está ficando óbvio demais. Vou falar de Tcheco.

Sim, de Tcheco. Foi o melhor jogador ontem, mesmo não tendo atuado. Por quê? Porque a sua ausência demonstrou que o Grêmio tem, sim, grupo. Pelo menos no meio campo. Léo Lima esteve muito bem depois das rusgas com a torcida no intervalo, foi decisivo. Jeovânio tem crescido demais nos últimos jogos e Hugo parece ter recuperado a forma de quando jogava no Juventude. Rafinha também é outra afirmação. São várias as opções, mas ainda assim, Tcheco é titular nesse time.

Sobre os resultados da rodada, tudo certo para o Tricolor. Ao contrário do que a imprensa vermelha queria incutir, a vitória do São Paulo foi um excelente resultado. Foi bom porque freia o melhor time do campeonato, que vinha fazendo muitos pontos fora de casa, e porque o São Paulo não vai se sustentar nessa média de pontos. Tem um time fraco, com jogadores ruins. Se a arbitragem não começar a dar pitaco nos resultados, o bicho vai pegar!!!

O Grêmio vai enfrentar o São Paulo e o interzinho em casa. Pega o Santos fora. Mas este último também acredito não ter bala na agulha para se manter nesse percentual de pontos. Então...

O campeonato está aberto, galera!!!

15/09/2006

Feliz aniversário, GRÊMIO!!!

Hoje é dia de TRICOLOR!!!

Que grande história!
Que grande clube!!!

Inacreditável...
Muitas glórias, muitas vitórias.

É o clube da superação!!!

Parabéns, meu TRICOLOR, pelos teus 103 anos!!!

13/09/2006

Baile de debutante na Tia Carmem

Outro dia escrevi para o RBS mente sobre umas barbaridades sobre a AIDS que o Paulo Santana proferiu em um Sala de Redação. Naquele texto mencionei algo que presenciei na frente da chamada "Tia Carmem" - ponto alto do turismo sexual e executivo de Porto Alegre. Fiz a amarração com o programa Show dos Esportes, apresentado pelo Pedro Ernesto Denardim, que tem amplo patrocínio da Carmem e faz apologia direta à prostituição.

Pois bem, as anteninhas do RBS mente cataram "ao léo" - digamos assim - um evento bem interessante. A Rádio Atlântida vai promover uma festa no local para homens e mulheres que quiserem conhecer o ambiente.

A organização, ontem, no programa Show dos Esportes, estava em polvorosa com o planejamento da festa:

- "Atenção, as pessoas da sociedade podem ir, porque o gado da Tia Carmem não vai estar";

- "As mulheres têm curiosidade de conhecer, menos a minha";

- "É uma festa para a alta sociedade".

Cabe lembrar que a Rádio Atlântida tem "uma programação voltada ao público jovem, classe AB, entre 15 e 29 anos" - como o site do grupo RBS informa (clique aqui para ver). Resta saber se eles invadirão com essa promoção de festa os bailes de debutantes da cidade, oferecendo a oportunidade única às jovens recém-quinzenárias de conhecer um dos mais freqüentados redutos da classe AB porto-alegrense. Seria uma oportunidade interessante para aquelas que desejam se "encaminhar" na vida com uma "mãozinha" de executivos, políticos e empresários bem-sucedidos.

Enquanto isso, acabo de ouvir o promo do próximo programa da Tânia Carvalho na Rádio Gaúcha com o seguinte tema: PEDOFILIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS E PENAIS.

Contradição pouca é bobagem...

(colaborou Daniel Cassol)

Da série "Bandido bom é bandido morto"

Lauro Quadros, no seu programa Polêmica de hoje, fez uma pesquisa interativa sobre linchamento, repercutindo a barbárie ocorrida em Caxias do Sul nessa semana.

PERGUNTA:
O linchamento em Caxias do Sul não se justifica ou as pessoas agem desta forma porque as instituições não correspondem as suas expectativas?

RESPOSTAS:
01. O linchamento em Caxias do Sul não se justifica - 15%
02. As pessoas agem desta forma porque as instituições não correspondem as suas expectativas - 85%

Total de ligações: 488

O resultado o surpreendeu. Talvez porque o senhor Lauro Quadros não leia a Zero Hora e o Diário Gaúcho, ou, então, porque nem ao menos ouça os colegas de Rádio Gaúcha, ferrenhos defensores da diminuição dos direitos de presos e de qualquer política de Direitos Humanos que não seja voltada para "cidadãos de bem".

11/09/2006

E que venha a próxima rodada!

Fim da rodada e o Inter já é vice-líder do campeonato. Não assisti ao jogo, mas sei que o colorado jogou bem. Está três pontos atrás do São Paulo e tem confronto direto no próximo domingo. Além, é claro, de ter um jogo a menos que Santos e grêminho, respectivamente terceiro e quarto lugar.
Se o Inter jogou bem, não podemos falar o mesmo do São Paulo contra o Corinthians. Se fosse o bicho, não ia desperdiçar a chance de vencer, tendo dois jogadores a mais. Mas não soube aproveitar. E não merece estar em primeiro lugar no Brasileirão. Vai jogar com a gente no domingo, mas quinta-feira tem a partida decisiva da Recopa contra o Boca. Também é outro jogo em que não merece ganhar. E não é nem pelo time que falo, mas sim pelo Muricy. É bom treinador? É. Quando passou pelo Beira-Rio fez esse trabalho que tá dando resultado. Mas como torcedora não quero vê-lo vencer o Boca quando fez com que o Inter fosse desclassificado duas vezes na Sul-Americana pelo mesmo Boca. Torço contra.
Domingo tem o jogo então. Pode ser que estréiem Hidalgo e Vargas. Quero ver esses caras na equipe, ver como jogam no grupo do Inter. Para mim, o maior “reforço” colorado foi a renovação com o Fernandão. Joga bem e é peça importante extra-campo também.
Sei que não dá pra se emocionar muito, mas é bom saber que tá viva a chance de ser campeão.

No aniversário do REI, um jogo ruim

Grêmio e Vasco abusaram da paciência. Fazia muito tempo que eu não assistia a um jogo tão ruim tecnicamente. Foram infinitos passes errados dos dois e para todos os lados. São dois times que não têm grande qualificação das suas peças e que trabalham literalmente embolando o meio-campo do adversário. Algo meio que destrutivo. E deu no que deu. Mesmo assim, o resultado não foi dos piores para o Grêmio - nitidamente, inclusive, um time superior ao Vasco.

Do jogo, mesmo, valeu só a confirmação de que mais um grande jogador se forma com a camiseta do Tricolor: Lucas. Esse garoto tem sido um gigante dentro das quatro linhas, assim como foi gigante aquele que hoje treina o time de São Januário.

Renato fez história no Grêmio e no futebol mundial. Hoje, luta para fazer história como treinador. Tem tido um relativo sucesso, visto que o Vasco tem mantido uma campanha consistente e ele é um dos 4 técnicos remanescentes da "dança das cadeiras" do Campeonato Brasileiro.

E o Renato foi REI mesmo. Aliás, ainda é. De personalidade forte, carrega consigo o amor pelo Grêmio em todos os lugares que freqüenta, em todos os clubes que trabalha. E isso motiva o ódio dos colorados. Talvez porque esse amor autêntico de uma estrela do futebol os faça lembrar que não têm um ídolo desse calibre identificado e porta-voz do seu clube. Isso irrita, sim.

Mas o melhor de Renato, com certeza, são os seus feitos dentro dos gramados. Um ponteiro legítimo. Tinha muita velocidade e driblava fácil. Renato fez gols, muitos gols decisivos. Tirando-se o do Mundial de 1983, talvez o melhor de todos tenha sido aquele quando vestia a camiseta de um outro tricolor, o das Laranjeiras. Aquele sensacional gol de barriga no Maracanã que deu o título carioca no finalzinho do jogo para o Fluminense encima do Flamengo foi demais. Vibrei como se fosse um gol do Grêmio.

E foi um gol do Grêmio! Afinal, aquele umbigo é Tricolor gaúcho com certeza!

05/09/2006

Aos cuidados deste cidadão.

Em primeiro lugar, gostaria de pedir licença e trazer uma definição para que fique bem claro para quem estou falando. Este cidadão a que me refiro é uma pessoa que reside em qualquer lugar do mundo. É um indivíduo minimamente inteligente, independente se é graduado ou não, mas que carrega consigo as influências de uma sociedade externa (aqui não se tem a pretensão de discutir se esta é boa ou ruim). Este mesmo cidadão possui a capacidade de julgar, para si - e somente para si -, o que é certo e o que é errado, definindo desta maneira seus limites e com eles convivendo com os outros cidadãos, em paz ou em guerra. Mais uma vez, não pretendo aqui julgar as convicções sociais, econômicas, políticas ou religiosas de quem vier a ler esta carta, mas só a escrevo para relatar uma experiência de vida e talvez contribuir para o seu crescimento pessoal, assim como esta mesma experiência contribuiu para o meu.

Em segundo lugar, gostaria de me definir, para que tu conheças quem está escrevendo. Meu nome é Têmis, sou formada em jornalismo, mas não me considero jornalista, sou comunicadora. Trabalho com vídeo, não tenho pós-graduação em nenhuma área, não tenho especialização em nada. Minha principal qualidade como profissional é, e sempre foi, a observação do meu mundo através do cotidiano das pessoas. É assim que adquiro as minhas convicções e defino os MEUS limites.

Pois bem, durante 10 dias estive em São Paulo para participar de um documentário sobre Transexualismo. Não sabia nada sobre o assunto. Desconhecia por completo do que se tratava. Havia lido muitas coisas, conversado com pessoas, mas nunca cheguei perto de um entendimento mínimo.

Quando começamos as entrevistas e quando as histórias de vida de cada um vieram à tona, percebi que cada depoimento que eu for fazer na minha vida sobre o assunto não vai ser no sentido de tentar convencer a ninguém de que fulano ou beltrano é homem ou mulher. Isso não se discute quando se fala em transexualismo. O fato de ele(a) não ser operado(a) ou não tomar hormônios não determina o seu GÊNERO.

A violência desta sociedade, nesta situação, está na pretensão de achar que se sabe o que cada um guarda dentro de si. E, então, surgem os rótulos: sapatão, bicha louca, drag queen, TRAVECO. Quem chama um transexual de travesti, sem saber as diferenças entre os dois, não merece respeito. Quem acha que é engraçadinho e espera, de materiais que tratam do assunto, um show de lantejoulas e plumas, acho melhor rever suas prioridades e conceitos.

Chamo essa ignorância de violência por uma série de razões. Uma mulher aprisionada em corpo de homem, ou vice-versa (sim, existe o vice-versa. SIM! Existe homem que nasce aprisionado em corpo de mulher), é uma briga entre o corpo e a concepção de si mesmo e é muito sofrida pra quem tem que enfrentar o mundo de pessoas que se esforçam para serem "normais", não importa como. Imagina a situação de te xingarem por teres a coragem de mostrar a todos como tu realmente te sente. Ser obrigado a mostrar um pedaço de papel para provar algo que tu nem sequer acredita e ainda ser gozado por isso, por um nome que não é teu.

Essas pessoas "normais" (eu não conseguiria definir essa palavra) estimulam o preconceito e a ignorância para manter a sua imagem, que, por muitas vezes, é mentirosa, pois, nesta sociedade ocidental de característica cristã a qual me refiro, a máxima é ganhar dinheiro para se ser alguém. Só assim serás alguém. Tuas convicções não valem um real.

É justamente isso que fere os "normais", o fato de pessoas transexuais conseguirem fincar o pé pelo que acreditam e assim buscarem a sua liberdade. Quem tem coragem de dar a cara pra bater são aqueles que mudarão a sociedade, revendo valores pré-estabelecidos, estes engolidos à força por todos nós no dia-a-dia, sem contestação.

Mas não fico do lado dos transexuais por achar que são minoria, ou por achar que todos são bonzinhos e, muito menos, coitados. Não existe esta conotação quando se fala em transexualismo.

Transexualismo é entrar em contato com o seu ser interior, é se conhecer ao extremo e abraçar toda sua essência, feminina ou masculina. É assumir seus defeitos e qualidades e se assumir como um ser humano igual a todos os outros. Fico do lado, especialmente, dessas 8 pessoas que conheci, pois todas elas, sem exceção, são fortes, decididas, revolucionárias. E o que mais me toca é que são honestas com um mundo que não merece a sua honestidade, por todos os dias duvidar de sua condição e tornar a própria existência extremamente desgastante.

Li num texto que 4 milhões de pessoas no mundo são transexuais. O que me preocupa de fato é que por volta de 6 bilhões 996 milhões, correspondente ao resto dos habitantes do Planeta Terra, podem discriminar transexuais por falta de conhecimento sobre o assunto, achando que isto é meramente uma opção sexual, fetichismo, etc. Ou, ainda, discriminar apenas por serem diferentes. Me preocupa, também, a distorção do assunto na mídia massiva, que pega esse tipo de situação e transforma num circo ou em moda. Me preocupa, ainda, o comércio, que vê nesse "novo gênero" (como assim???) um mercado em potencial, um segmento.

"Se não me toca, porque me incomodar"? Assim pensam inconscientes aqueles que não procuram compreender. Não conseguem raciocinar um pouco mais longe. Se acontece na tua cidade, país ou continente te toca sim, senhor. É teu problema porque, mais cedo ou mais tarde, tu vais cruzar com algum transexual na rua. E como é que tu vais agir?

Com indiferença? Eles existem.

Com preconceito? Por quê?!

Preconceito é medo, é raiva. O que te agride tanto nessa situação? Já paraste pra pensar?

Talvez esse medo seja do desconhecido, e essa raiva seja de algum problema interno teu, mal resolvido.

O mais importante em toda essa experiência é que percebi que basta derrubarmos 1 preconceito para que todos os outros caiam juntos. Para mim, a intolerância no outro é a doença em si mesmo e isso é "o" preconceito. O remédio é a informação e a vontade de compreender e, assim, de se conhecer também, por que não?

Tá com medo? De ti?


Algumas fontes de informação sobre o assunto:
www.transexual.com.br
http://www.transgendercare.com/ (em inglês)www.casadamaite.com/old/sexualidade/trans/index.html

04/09/2006

O incansável Lucas

Apesar de tudo, este Campeonato Brasileiro está ficando, no mínimo, interessante. Fui ao jogo do Grêmio e vi um time muito aguerrido em campo. O Lucas é um jogador diferenciado. O guri marca e desarma como poucos jogadores e tem um bom passe. É incrível a garra do moço. E é alicerçado nesse futebol de resultados que se torna extremamente possível que o Tricolor surpreenda ainda mais do que já está surpreendendo.

Mas ainda há que se torcer para a falcatrua não triunfar. O apito ainda decide muito dentro do campo. Não me conformo com a forma como o São Paulo condicionou a arbitragem na maior cara-de-pau de braços dados com a CBF. E tem um time nada mais que mediano. Estou secando eles e tenho assistido aos jogos. Ontem, novamente, levou sufoco do segundo pior time do Braileirão.

O primeiro? O Flamengo...

Mas digamos que o campeonato a partir de agora transcorra com traqüilidade, sem grandes roubos que determinem o destino de partidas decisivas. Bom, então eu diria que temos 4 times disputando o título (coloco na ordem por favoritismo):

interzinho, Santos, Grêmio e São Paulo.

Aliás, realmente acho o interzinho o melhor time do Brasil. Já faz dois anos que o trabalho vem sendo bem executado no Beira Rio. Méritos ao Muricy Ramalho, porque o Abel só pegou o bonde ladeira abaixo...

Seguindo esse raciocínio de favoritos e concorrentes, classifiquei em escalões os times do Brasileirão. Vê o que vocês acham:

1º) interzinho (infelizmente)
2º) Santos, Grêmio e São Paulo
3º) Paraná, Figueirense, Vasco e Cruzeiro
4º) Fluminense, Juventude, Botafogo
5º) Corinthians, São Caetano, Palmeiras, Goiás
6º) Atlético-PR, Ponte Preta e Fortaleza
7º) Santa Cruz e Flamengo (putz! como são ruins esses dois times!)

Só que, se existisse algo como um ranking de atualidade, diria eu que o Grêmio merecidamente estaria no topo.

E dá-lhe Tricolor!!!

*na foto, de Fernando Gomes, William e Lucas

01/09/2006

DEU A LÓGICA

***publicando para a Fabi que está sem internet

Sete da noite, morando em Floripa, sem TV a cabo e querendo acompanhar a rodada do futebol, resultado: rádio pela internet. E só isso já vale um texto. É o lance de gol que na realidade tá ainda no meio do campo; a jogada rápida que tá na lenta; a paradinha na narração que tu não sabe se vai vir um grito de gol ou um "pra foraaaaa"! Ô agonia. Mas fazer o quê? Torcedor que é torcedor acompanha de qualquer jeito.

Inter e Santa Cruz, teoricamente, não é jogo para nervosismo. O Santa tá lá na beirada de baixo da tabela, o colorado é campeão da América, o mais lógico é vitória tranqüila. Mas futebol não tem muita lógica. O Inter desde que ganhou o título da Libertadores tá rateando no campeonato Brasileiro. Vem de dois empates e uma derrota (pro Vasco! Que nojo! Ainda mais porque é treinado por aquele asqueroso do Renato).

Ligo o rádio e ainda tenho que escutar o jogo do grêmio junto. Dá gol do Inter. ÊÊÊ, estamos na frente deles. Dá gol do grêmio. Putz, passaram. E o Cruzeiro empata pra gente. ÊÊÊ de novo. Mas não deu nem para completar a frase de que estamos na frente, pois os azuizinhos resolveram fazer mais um. Ah! Que se exploda! Quero mais é que o Inter ganhe, depois desejo uma coisa ruim pra eles, tipo uma goleada de 17 a 2 pro Cruzeiro. Hehehehehehehehehe. Nada de rivalidade.

E o colorado venceu por 2 a 0. Deu a lógica. Nos recuperamos, estamos na briga. Isso é que importa. Estamos em 4º na classificação. O São Paulo na quinta empatou em casa e não se distanciou mais. Teve até pênalti que Rogério Ceni cobrou e o goleiro do Fortaleza, Albérico, defendeu. Vibrei com ele. Não que eu tenha nojo do Ceni, pelo contrário, até colorado ele é (eheheheheheh), mas deve ter sido emocionante defender o pênalti cobrado pelo goleiro-faz-gol do Brasil.

Ah! E eles... e eles Guga?

Vende-se um Campeonato

Assisti a grande parte dessa última rodada. Já faz umas duas que a coisa tá se desenhando para o Grêmio. É a ascenção do jeito de jogar do time e os resultados paralelos. Incrível. Por isso é que dói mais ainda a derrota para o Flamengo, o fraquíssimo Flamengo.

Mesmo assim, fica difícil disputar o título.

Por quê? Porque o Campeonato Brasileiro deste ano já tem dono: o São Paulo. Não porque seja o melhor time, muito pelo contrário. É um time fraco, deficiente em várias posições, mas, cercado pela complacência da mídia massiva e do marketing, dá a impressão de ser um supertime.

Vou só fazer a seguinte colocação: quem é o melhor atacante do São Paulo?! Quem é a esperança de gols do time?! Incrível a resposta. Quem não pensa em Rogério Ceni é porque não está acompanhando o tricolor paulista...

Então está. O GOLEIRO é a maior esperança de gols. Por favor, isso não é mérito. Isso é ridículo!

Desde há muito tenho falado isso. O São Paulo é pura enganação. Não tinha como vencer o interzinho na Libertadores. E tomou literalmente um "rodião" do Grêmio em pleno Morumbi. Aliás, foi assim contra o Figueirense também. E, ontem, quase que perdem para o fraquíssimo Fortaleza.

A diferença? As arbitragens.

O que fizeram com o Grêmio e com o Figueirense foi digno de polícia. Ontem, contra o Fortaleza, não foi muito diferente. Empataram, literalmente, na marra, no roubo. E foi no roubo que quase viraram, não fosse a defesa do excelente goleiro do time cearense.

Além do mais, pediram para que o Simom não apitasse mais os seus jogos. Foram prontamente atendidos. Agora, alguém em sã consciência não consegue ver que isso é uma forma descarada de condicionamento de arbitragem?! Pelamordedeus... Qual juiz vai conseguir apitar tranqüilo um jogo do São Paulo sabendo que não pode atentar contra os interesses deles senão será posto de lado pela Comissão de Arbitragem da CBF?!

É por essas e outras que digo: não adianta. Por mais que o interzinho seja o melhor time do Brasileirão, por mais que o Grêmio suba, surpreenda e vença os seus jogos, este campeonato já está comprado e o endereço da entrega da taça garantido.

A não ser que a IMORTALIDADE apareça. E vocês sabem que ela existe!!!

Estamos torcendo...