Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

10/09/2007

Fora de campo (sim, mais da arena!)

Aos Gremistas, é imprescindível participar dessa discussão.
Se o Grêmio enquanto clube não o faz, façamos nós, então, sócios e torcedores.
Contribuições do Hélio Paz, do Rodrigo Cardia, Jorge Vieira, deste blog e de outras pessoas, em posts em seus blogs e comentários, estão servindo para trazer à tona uma série de dúvidas e argumentações para se apoiar ou não projetos de construção ou remodelamento do Olímpico.
Sem proselitismo, apenas pessoas procurando se esclarecer por detrás de uma cortina que encobre manobras políticas e financeiras.
Aliás, todos os porto-alegrenses deveriam participar dessa conversa, afinal, a Arena Odone já se transformou em projeto "público", com envolvimento do erário municipal e estadual nas propostas.
Propostas estas que teimam ser "metamorfoses ambulantes".
Mas, ao contrário daquela do Raul Seixas, não têm em nada tom de evolução de pensamento, mas, sim, de despiste da sujeira que deve estar rolando nos bastidores.
O fato é que é muita grana que vai rolar por baixo dessa ponte.
E o que não falta nesta cidade é gente apegada ao dinheiro...
Aqui, então, compilo partes de pensamentos dos participantes mais ativos deste debate, seja aqui, no Apito do Blackão, ou no Cão Uivador:

- POR UM NOVO ESTÁDIO
"Consumidor exige respeito e bom tratamento por aquilo que paga. Não é frescura nem coisa de "metido": assim como alguém que compra uma caixinha de fósforos por R$0,37 espera que eles não estejam molhados e nem que o pauzinho seja fraco, sem dinheiro não dá pra haver higiene, limpeza, pintura, iluminação, treinamento dos funcionários, cachorro-quente com pão novo e que o vendedor de refri e cerveja não pegue a garrafa molhada depois de ter pego dinheiro na mão e enfiado o gargalo mais a própria mão dentro do copo.

O Olímpico é impossível de ser reformado por razões estruturais e financeiras. Mas concordo contigo que o novo estádio deveria ser erguido exatamente na mesma área.
"
HÉLIO PAZ

- SOBRE O VALOR DOS INGRESSOS
"(...)a questão preço é preponderante, sim. E ela tem o poder de modificar o perfil de quem vai ao estádio. 30 reais é um ingresso caro. Muda completamente o público que freqüenta as arquibancadas, assim como quando há a promoção do nescafé e assim como os perfis de torcedores em setores diferentes, como cadeiras e arquibancadas, é bem diferente.

(...)O futebol é para muito mais massas que antigamente - é para as massas que vão ao estádio, que ficam no entorno horas antes consumindo dos pequenos estabelecimentos do bairro - girando a economia local! -, e para aqueles que preferem o conforto do seu lar, com a TV a cabo - girando a economia liberal!
"
GUGA TÜRCK

- QUE FIQUE NA AZENHA!
"Se a solução for novo estádio, pode-se muito bem construir na Azenha, e se o problema for espaço para estacionar, derruba-se o ginásio para construir estacionamento.
RODRIGO CARDIA

- AFINAL, QUANTO VAI CUSTAR A ARENA? QUEM VAI PAGAR?
"Nosso papel (ao menos o meu) seria cornetear para dar TRANSPARÊNCIA ao processo todo, por uma razão simples - quem vai pagar é a torcida. Os investidores são financiadores e nada mais, com a papel de querer a grana de volta. Já li referência de 750 milhões e outras quantias abaixo desse patamar, mas, em resumo, deverá ficar em torno dos 250 milhões de dólares. É muita grana.

De outra parte, não se pode elidir a ISL, de triste memória, era o moderno chegando e olha o fosso onde fomos parar. Quando um pobre encontra um ovo, logo desconfia ... Mas existem outras dúvidas.

Não entendo como um clube, contabilmente, FALIDO vai tomar esse caminho. O Grêmio ainda não resgatou as mancadas do Cacalo (Loco Abreu, Beto, etc.)sem falar da herança maldita do Guerreiro. Além disso, têm as dívidas fiscais, que, em geral provocam penhoras por parte do Estado ou da União. É público que os diversos terrenos que formam o Monumental, bem como o complexo de Eldorado, estão penhorados. A penhora impede a negociação do bem. Como o clube vai vender as áreas da Azenha? Tenho dúvidas que o conjunto do Monumental tenha só uma mátrícula aglutinadora dos diversos terrenos. Aquilo lá deve ser uma grande confusão. Não seriam os terrenos, antigamente, uma doação da prefeitura, ou de outro agente qualquer (uma família abastada) com cláusula de reversão com o fim do uso?
"
JORGE VIEIRA

- QUEREMOS DECIDIR SOBRE O FUTURO DO NOSSO PATRIMÔNIO! (essa também valeria para o que FHC e caBritto fizeram...)
"Assisti ao vídeo do projeto do nosso arqui-inimigo, se não me engano o custo seria pelo menos cinco vezes menor do que o da "arena" do Grêmio.
E a idéia de uma consulta aos associados é ótima. Afinal, nós pagamos as mensalidades, temos que ser ouvidos sobre um assunto tão importante como esse.
"
RODRIGO CARDIA

- E OS SÓCIOS PATRIMONIAIS?
"Além disso, (a chapa do Hélio Dourado) situa outros pontos interessantes, na questão da arena, como o fato de que existem sócios patrimoniais que seriam proprietários de 1000 avos do Monumental. Ou seja, a tal venda do área da Azenha pode ser mais complicada do que tem sido dito. Pergunta ainda - por que meia-dúzia deve decidir o novo estádio? Em termos gerais essa posição está em acordo com o que tenho pensado, isto é, estender a torcida a decisão."
JORGE VIEIRA

- AZENHA X HUMAITÁ
"Uma pergunta que ninguém do clube responde e uma lebre que ninguém levantou na mídia e que é crucial para estabelecermos a verdadeira intenção dos envolvidos com o projeto da arena, determinante da saúde financeira do Grêmio é: diante de tantas dívidas; com todo o patrimônio penhorado por credores; com a área da Azenha valendo estupidamente mais do que no Humaitá; com a distância muito maior para o torcedor chegar até lá, mesmo que três avenidas sejam duplicadas e estendidas até lá e que haja mais linhas de ônibus e metrô, mesmo com um edifíicio-garagem gigante, nada disso substitui a área da Azenha, que é extremamente bem localizada para a esmagadora maioria dos torcedores-consumidores, que, sejam eles associados ou locatários de cadeiras e camarotes, moram e trabalham principalmente na área central e em bairros classe ABC em um raio de até 6 km do Centro.

A dívida de mais de R$130.000.000,00 do Grêmio precisa ser paga ANTES para poder desfazer-se da área da Azenha, seja lá como for (permuta, venda, arrendamento). Os 8 hectares do atual Estádio Olímpico Monumental valem muito mais do que os 33 hectares do terreno no bairro Humaitá. Essa conta será transferida? DUVIDO!!!
"
HÉLIO PAZ

Imprescindível, também, a leitura destes dois posts do Apito do Blackão.
Clique aqui embaixo e leia!
- ARENA DO GRÊMIO: RESPOSTAS EVASIVAS EXIGEM RESPOSTAS TRANSPARENTES
- ARENA DO GRÊMIO: NOVAS PERGUNTAS E UMA VISÃO DE PORTO ALEGRE

Fiz, então, uma edição de comentários e de um texto do Hélio. Se você não costuma ler os comentários, por favor, clique aqui e leia os comentários do post Pequena análise sociológica da implementação de uma arena para conferir outros e a íntegra destes expostos aqui.

Seguimos.
Desse jeito,
JAMAIS NOS MATARÃO MESMO!!!

2 Comentários:

Blogger Omar disse...

Caro Guga,
Estou chegando de viagem e, portanto, pegando o bonde andando. Em relação ao debate da Arena me faltam hoje elementos informativos que poderiam ser considerados necessários e suficientes para fazer uma análise racional do tema. De fato, o Monumental apresenta já alguns sinais claros de deterioração em algumas áreas. Os bares são inadequados. Os banheiros desatualizados. Etc. Seria, então, possível fazer uma análise de três caminhos básicos a serem trilhados: Primeiro: reforma (atualização) do Olímpico e destinação de recursos para manutenção dessas reformas. Segundo caminho: Destruição do atual Estádio e reconstrução de outro em seu lugar. Terceiro: Venda do atual local onde se encontra o Olímpico e construção de novo Estádio em outro local. Ora, cada um desses principais caminhos possíveis deveriam ser objeto de amplo debate entre os sócios e - por que não - os torcedores em geral. Esse debate deveria ser proposto em torno de modelos de Estádio, investimentos necessários, interesses da torcida, etc. De fato isso não aconteceu nem está acontecendo. O que ocorreu foi uma tentativa do atual Presidente de empurrar "goela abaixo" um modelo que pode até ser interessante para uma parcela da torcida, porém cujas informações relevantes se mantiveram e ainda se mantém escondidas (quanto é o orçamento aberto do novo Estádio, qual a origem possível de recursos para fazer face a esse orçamento, como se daria a destinação do atual Estádio, como seria a migração do atual quadro social para o novo modelo, etc). Creio que a apresentação dessas informações poderiam clarear melhor todas as idéias. Abração

10/09/2007, 18:26

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro Guga!
Estive com meus botões e outra dúvida surgiu: por que um investidor colocaria algo como 250 milhões de dólares (talvez um pouco mais ou um pouco menos)em um clube com tão poucas garantias patrimoniais como o Imortal? Neste momento de primazia do financeiro, não haveria outra aplicação mais atrativa para esse montante? Para ser mais direto, qual a qualidade dessa grana?
Fui tomado por esses dúvidas ler a Folha de SP sobre o rolo do Corinthians com a máfia russa. Se surgir uma grana fácil, administrada por um "ucraniano" devemos ficar com os cabelos em pé, no mínimo.
Quando da ISL, os bacanas não fizeram nenhuma pergunta da solidez dos caras e veja no deu - faliram. Então a qualidade da grana é uma questão primária.
Agora se for um grupo sólido (e honesto) vai querer garantias do retorno do investimento o que é usual em qualquer economia do mundo, inclusive na China. Quais as garantias do retorno do investimento o Grêmio tem dar para dar? Não será o Monumental, pois sabemos está comprometido. Em conseqüência, acho estranho essa história que o Grêmio será o dono da arena. A arena não seria a garantia do investimento? Parcerias tipo a ISL não ocorreram mais. Os investidores, penso, aprenderam que só dar a grana não garante o retorno, melhor investir em patrimônio real - imobiliário. Ou seja, para finalizar, a arena será de quem investir. O Grêmio será apenas o veículo do ganho e o resultado esportivo pouca importa.

Saudações Tricolores

Jorge Vieira

10/09/2007, 20:29

 

Postar um comentário

<< Home