Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

02/10/2007

Resultados

Chapa 1 - Grêmio Novo e Independente e cooptado: 60%
Chapa 2 - O bom velhinho: 10%
Chapa 3 - Um respiro para o CD: 30%

Fizeram bem aqueles que preteriram a Chapa 2 pela 3.
Não fossem estes, e as garras 100% politiqueiras teriam sido 100% vencedoras.
Agora, umas 50 cadeiras serão renovadas pela turma do Renato Moreira.
Espero que este seja efetivamente um respiro no conservador Conselho Tricolor.
Porque foi tentado um sem número de manobras para a constituição de um "chapão", e foi identificado outro grande número de repetições de nomes nas chapas.
Agora, é ver o que será da eleição para presidente do CD e como ficará a discussão da arena.
Inclusive, acho imprescindível para todos a leitura do que o Hélio escreveu no dia 29.
Clique aqui, copie o texto e imprima, encaminhe para os amigos gremistas e tudo o mais.
É bastante esclarecedor, mas, ao contrário da opinião dele, fiquei mais convencido ainda de que o local ideal para a construção do novo estádio seria a própria área da Azenha - podemos evoluir a conversa daí...

Enquanto isso, estive em Caxias no jogo contra o Juventude.
Churrascada no meio-dia e um jogo prejudicadíssimo pela arbitragem (uma das piores que já presenciei) na tarde.
Ao final, não houve "volta olímpica" do presidente com os goeladores do jogo, quando muito um aceno para a torcida.
Claro, as eleições já haviam passado...
No próximo post, um pouco mais de futebol.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Guga,

Não é questão de gosto mas, sim, de necessidade: a única chance do Grêmio saldar sua gigantesca dívida de cerca de R$130 milhões é alienar o terreno do Olímpico, pois todo o patrimônio do clube vale bem menos do que o montante da dívida.

Além disso, não é economicamente viável abrir um estádio apenas para 36 a 40 jogos/ano. Como não há garantia de um bom número de shows/ano, é fundamental lucrar com hotel e shopping.

A área do Olímpico não tem espaço pra isso.

O Olímpico é irreformável porque o projeto foi pessimamente feito: não existe anel externo para adicionar restaurantes, os degraus e o anel superior são baixos demais e todas as entradas e saídas do estádio são muito estreitas.

E o Grêmio não teria onde jogar sem pagar muito caro (Beira-Rio) enquanto estivessem construindo um novo estádio.

Qualquer área de POA que não seja o Humaitá é inviável, pois ou seria necessário pagar uma fortuna em desapropriações, ou não há solo plano (tudo o que há ao sul do Cristal).

Em suma: se não for no banhado da FIERGS nem com dinheiro lavado e o patrimônio for de propriedade do Grêmio, então a arena será viável e muito bem-vinda.

Caso houvesse outra forma de saldar a dívida do Grêmio, eu proporia erguer um estádio simples porém provisório no Humaitá e erguer um novo estádio comprando a quadra inteira do Olímpico na Azenha.

Mas isso é impossível.

[]'s,
Hélio

02/10/2007, 14:22

 
Anonymous Anônimo disse...

Gremistas de Fé!
Quero retomar a questão o imbróglio dos terrenos da Azenha. Tenho o sentimento que a venda da Azenha é uma fantasia, dada a dimensão da dívida existente. Esses compromissos são com o Estado e particulares como jogadores e fornecedores, e uma das formas de garantir o pagamento é a penhora. Os débitos com o INSS, para dar um exemplo, já foram motivos de negociação e acertos para pagamentos, não cumpridos. Ora quando ocorre isso o INSS penhora os bens do devedor, então penso que aquilo lá uma grande confusão.

Sobre os nvos conselheiros tem um dado interessante, o grupo de apoio do Odone renovou mais do que o do Renato Moreira. O do Odone renovou em torno de 65%, enquanto o outro menos de 50%. Ou seja, apenas 22 conselheiros do Renato são figuras novas, com vontade para agitar, como o David Stival, os outros são tudo macaco velho. Assim a aposta que faço, divido isso com vocês, é a pressão em cima desse pequeno grupo novo. É dali que pode sair informações para as corneteadas na direção.

Acho que o Odone ampliou significativamente o controle do Conselho, especialmente com o afastamento, ou diminuição, dos carinhas ligados ao Obino e Fachin. Esse é um fato novo.

Abraços

Jorge Vieira

02/10/2007, 18:03

 
Anonymous Anônimo disse...

Jorge,

Levando em conta apenas os nomes não-coincidentes em mais de uma chapa não garante que a chapa com mais nomes diferentes de fato estará renovando o Conselho.

Afinal de contas, vários dos nomes que só constam em uma das chapas podem ter sido reeleitos.

Então, se a chapa do Odone tiver, por exemplo, 40 nomes "novos" e 30 nomes constarem na nominata dos últimos seis anos do CD, temos apenas 10 conselheiros novos.

Já se a chapa 3 tiver, sei lá, 25 nomes "novos" e apenas 5 constarem na nominata recente do CD, então houve o dobro de renovação em relação à chapa da situação.

Não sei. Pode até não ser. Só estou interpretando os números de outra forma, até porque não fiz esse levantamento.

Outra conta: mulher, viúva, filha, nora, sobrinha, pai, irmão, avô, primo, cunhado, sogro de conselheiro é renovação?!

Esse caso repete-se em todas as chapas, sem exceção.

[]'s,
Hélio

02/10/2007, 19:54

 
Anonymous Anônimo disse...

A matéria do apito do blackão relativo ao debate sobre a arena foi indicado para leitura no blog www.gremioimortal.blogspot.com que nada tem a ver com o movimento político. Esse blog já existia há mais de um ano antes da criação do movimento político. A matéria é um documento importante para conhecimento e meditação sobre o tema.

03/10/2007, 09:46

 
Anonymous Anônimo disse...

EngraCADO. Voces sao preconceituosos. Notei que quando entra um comentarista diferente voces param. Que coisa. Vivem criticando os outros de preconceito quando voces sao os maiores cheios de ranco e preconceito

06/10/2007, 00:14

 

Postar um comentário

<< Home