Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

28/09/2007

Eleições do Conselho no sábado

Últimos movimentos no Alma da Geral.
Lembrando que o apoio aqui é para a chapa 2 de Hélio Dourado: Grêmio, Grêmio - Acima de tudo!
Grandes pessoas, que vêm se tornando companheiros de blogosfera, também a apóiam, outros, a chapa 3, de Renato Moreira.
Todos comparecendo aqui no blog, ou em outros espaços virtuais, argumentando suas opções e sempre procurando se posicionar coerentemente e com respeito às particularidades das opiniões de cada um.
Mas nem todos foram assim.
Parece coincidência, mas não é.
É a constatação de um comportamento já rotineiro nas vielas deste Porto já não muito Alegre.
No Rio Grande do Sul, inclusive.
Um comportamento raivoso, de ódio, intolerante.
Sem consistência argumentativa, a maioria daqueles que apóiam Arena Odone e a chapa 1 passaram por aqui soltando a verborragia fedorenta de quem não suporta o contraponto.
Interessante que isso se replique dentro de um processo eleitoral interno do clube.
Simplesmente demonstra quem não sabe literalmente separar as coisas - mesmo que, em sua ignorância desesperada, apontem tal comportamento como sendo dos outros.
Já está corriqueiro.
E acompanha a direita gaudéria há anos.
Claro que nem todos são assim, mas, por onde passei, apenas os identificados com a chapa 1 se utilizaram de tal violência.
E quem está na chapa 1?
Como serão os próximos anos de clube na mão de um grupo que tenta enfiar o "ou é do meu jeito, ou eu saio" (vide caso caBritto e o beicinho do Arena Odone) a todo custo?
Deve ficar difícil para aqueles apoiadores enxergarem isso e continuarem apoiando-os - a não ser que seja realmente a postura que se procura...
Uma postura anônima e violenta.
Eles julgam e condenam-se por si sós.
Abaixo seguem os dois últimos comentários do post "Obscuridade nas eleições do Conselho":

Anônimo disse...
não esqueço do passado longinquo, mas não esqueço do passado recente!

VOu de chapa 1, pelo simples fato de ser apoiada pelo MEU PRESIDENTE ODONE! não entendo os seus criticos, não entendo mesmo, acham que ALGUM Outro teria feito melhor?? nos tiraria da 2a e nos levaria direto a final da libertadores?? Fazer um estádio novo?? meu deus, não entendo como tem gente contra... Dourado venceu um Grenal, e finalizou o Olimpico, Lindo, grande, MAS O ODONE NOS TIROU DO INFERNO!!

sem nem pensar, eu trocaria 10 anos de gauchões colorados, para não ficar nem uma semana na segundona. ODONE nos tirou de la, nos salvou, DOA A QUEM DOER!! petistas, chorem, mas ele nos Salvou do inferno.

E é por isso que eu to com o HOMEM, pois ele é GREMISTA acima de tudo, e UM GREMISTA PÉ QUENTE E COMPETENTE!

DALE ODONE!!

25/9/07 14:45
------------------------------

Anônimo disse...
Carlos Alberto Duarte.

Bem, em primeiro lugar é ridícula a manifestação feita no primeiro comentário. A começar pelo anonimato, passando pela esdrúxula afirmação de que os Petistas devem chorar. Misturar política partidária com a política do Grêmio é um erro medíocre. Erros que estão cometendo esses caras da chapa 1. Usando a "máquina" do Grêmio com um presidente apoiando a chapa de forma inédita e totalmente antiética. Esses caras do movimento Grêmio Novo acham que o Grêmio só existe há dois ou três anos, quando eles chegaram. Nada disso, abaixo o umbigocentrismo! Dêem satisfações a respeito do pq não aceitaram a DOAÇÃO de um terreno e querem outro. Que interesses têm pra isso? E lavem a boca pra falar no nome do maior presidente e do maior benemérito homem de todos os tempos no Grêmio, o TORCEDOR gremista Hélio Dourado. Homem de história ilibada e que jamais se furtou de trabalhar pelo clube, nunca se interessou ou utilizou o Grêmio para galgar cargos políticos. Não sei, sinceramente em qual chapa vou votar, mas não admito que a honra ou o tamanho e a importância de Hélio Dourado seja diminuída, apesar de concordar que ele precisa se renovar um pouco. Só por isso ainda não tenho certeza de votar na chapa dele. Não posso deixar de destacar a vaidade absurda e os meios obscuros que a chapa 1 está usando para alcançar fins que não sei bem quais serão. A chapa dois, até é a que mais renova nomes no conselho. Algo elogiável, mas tem por trás de si o APROVEITADOR e conturbador Cacalo. Portanto amigos, até agora o que me parece (se interessa a alguém) é que a 1 usa métodos desprezíveis, entregou uma lista de sócios desatualizada para as chapas adversárias, e usou a quente para si, já que detêm o poder no quadro social. A 2 tem renovação, mas tem um Cacalo e outros defeitinhos. A 3 tem (supostamente) o apoio de Fachim e Obino, o que pode ser mentira, já que não é oficial, mas tem Hélio Dourado que jamais participou ou admitiria tramóias e maracutaias contra o NOSSO clube. O Dourado, aliás, foi a ÚNICA voz contrária a Obino quando da sua eleição(?). Pq Dourado tem visão e conhecimento, se está ultrapassado, homem inteligente que é, creio que seja mais fácil ele se modernizar do que o Cacalo e os obscuros "dirigentes" do Grêmio Novo passarem a ser coerentes politicamente no clube, tão pouco honestos como Hélio Dourado é.
28/9/07 18:27
-----------------

QUE AS CHAPAS 2 E 3 SEJAM AS GRANDES VENCEDORAS NO SÁBADO!
PELO GRÊMIO, PELA DEMOCRACIA!!!

JAMAIS NOS MATARÃO!!!

13 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O tom agressivo de alguns, como foi mostrado, sugere que, escondido nesta eleição, existente outros interesses. São 250 milhões de US em jogo, que eu estimo, por isso os olhos de alguns brilham gananciosos diante desse valor. Tudo isso em torno de uma entidade pública que alguns julgam de sua propriedade. Para complicar ainda mais o cenário, tornar mais pardos os gatos nessa escuridão, o PPS do Odone perdeu hoje o Fogaça, que algums chamam de fumaça. Aos mais jovens relembro, como alento para eu mesmo, o Grêmio sobreviveu 5 anos de gestão do Obino no início dos anos 70, e continuou. Mas naquela época teve um cara que merece ser resgatado chamado Saturnino Vanzelloti, que recolocou no clube nos trilhos. Mais adiante coube ao Dourado dar o salto, o problema que no momento essas figuras são raras.É o blogueiro tem razão, resta acreditar que JAMAIS NOS MATARÃO. Saudações e votem bem.

28/09/2007, 20:41

 
Anonymous Anônimo disse...

EU ME RECUSO A ACRDITAR QUE TEM GENTE QUE VAI VOTAR NOS CARAS QUE NOS COLOCARAM NA SEGUNDA DIVISÃO, SÓ QUEM É MUITO INGÊNUO PRA NÃO VER QUE AS RAPOSAS OBINO E FACHIN(DEUS ME LIVRE!) ESTÃO USANDO A HISTÓRIA DO QUERIDO HÉLIO DOURADO PARA CONTINUAR COM A IDÉIA DE TRANSFORMAR O GRÊMIO NUM FEUDO, OU A TORCIDA DO GRÊMIO ESQUECEU QUE ESSE PESSOAL DA CHAPA 2 NÃO QUERIA A ABERTURA DO GRÊMIO? AGORA POSAM DE DEMOCRÁTICOS?? É MUITA INGENUIDADE!!!!

29/09/2007, 15:49

 
Anonymous Anônimo disse...

Votei em torno das 2hs, e ao chegar no Monumental, fiquei impressionado com a quantidade de cabos eleitorais da chapa 1. O que me provocou recordações da eleição anterior quando o Odone massacrou o Preis. Fica evidente a existência de um esquemão de quem conhece a política, quer dizer, o Odone apostou numa chapa e não estava lá para brincar. O segundo grupo em movimentação era da chapa da 3. Já da chapa 2 não era possível identificar eleitores, ou cabos eleitorais, que atuassem de modo ostensivo. Fiz uma rápida conversa com o pessoal da chapa 3 que estavam um tanto desanimado, comentando que o Cacalo teria abandonado a chapa e estaria em casa, foi o que ouvi. Vi Dourado muito alegre, sorrindo e cumprimentando muitas pessoas, o que dá uma idéia do prestígio do "velho".
Votei na chapa 3 e quero dizer ao André que o Dourado é um gremista que merece respeito e MUITO. André, não sei a tua idade, mas coube ao Dourado dar o pontapé inicial daquilo que o Grêmio foi nos anos oitenta e noventa. Terminou com hegemonia do aterro e concluiu o Olímpico. O que não é pouca coisa. Ia ao interior buscar tijolo e cimento, mobilizou a torcida em todo o Estado. Mais importante nunca se candidatou a nada. Nunca explorou o sucesso no clube para buscar um carguinho de deputado. Nunca se omitiu nos momentos difíceis do clube. Foi contra da eleição do Obino, quando o Odone e outros se omitiram e depois bancaram os bacanas. Não devemos esquecer que em torno do Odone estão figuras que faliram o clube, como o Guerreiro e o Bandeira. Esses são são os grande malfeitores da gestão do clube. Óbvio que o Obino e o Fachin devem ser varridos do Grêmio, mas substituí-los por outro que usa escandalosamente o clube na carreira política como o Odone, tenha dó. Se existe um feudo devemos destruí-lo e não substituí-lo por outro.

Como diz o blogueiro: JAMAIS NOS MATARÃO.

Saudações tricolores

29/09/2007, 16:39

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro Jorge, tenho 25 anos, mas sei muito da história do nosso clube, eu respeito muito o velhinho Dourado, aliás, tenho uma foto abraçado a ele tirada no fatídico ano de 2004, não existe gremista que não respeite ele, mas o que eu quero dizer, é que por trás da chapa 2 estão Obino e Fachin, homens que queriam inpossibilitar o sócio de participar do clube, estão usando a imagem do Dourado. Também não gosto de algumas atitudes do Odone, mas vamos lembrar que ele nos tirou sim do inverno,junto com Túlio Macedo, Pelaipe, Renato Moreira e etc... Só acho estranho que agora ninguém queira lembrar que Flávio Jacobus e companhia queriam a torcida fora do Grêmio, e agora posam de democráticos! Que falta de memória! Eu quero Guerreiro, Bandeira fora do Grêmio, mas também quero Obino e Fachin fora, e tem gente ingenua que acha que foi o querido Dourado que montou a chapa 2!!!!

29/09/2007, 17:31

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro André!
Gostei da tua resposta, agora elaboraste melhor e não foi tão afoito. Não se pode admitir transformar um feudo em outro. Fico muito decepcionado ao ver um roldão político, como o Odone vem fazendo, para obter ganhos eleitorais. O Grêmio é uma instituição esportiva, e pública, todos os torcedores são os donos, por isso a lógica partidária deve ser varrida, não é o que está acontecendo hoje. É nítido que o Odone está fazendo do Grêmio um trampolim, e nós torcedores podemos pagar caro por isso. Se pode fazer uma milhão de críticas ao Dourado e a Obino, especialmente ao segundo, mas ele receberam um clube falido. Ninguém quis pegar a direção depois do Guerreiro. Por que o Odone não foi corajoso e assumiu a presidência? Por que preferiu ficar batendo do bobalhão do ogro naqueles dois anos de inferno? Por que quis levar o Britto para o Grêmio? Agora transita como o grande salvador da pátria. Queira, todos os santos, que não voltemos para o fundo do poço, com a aventura da arena.

Repetindo o Guga: JAMAIS NOS MATARÃO.

29/09/2007, 17:46

 
Anonymous Anônimo disse...

No fim acabei mudando meu voto e fui de chapa 3. Mas o mais importante era não votar na 1 - seria dar carta branca para a direção tentar manobras golpistas como o Britto e também para enfiarem goela abaixo da torcida o obscuro projeto da arena.
Tive de resistir às pressões "arenistas" até mesmo dentro de casa! Minha mãe votou na 1, mas não conseguiu me convencer. E na fila para votar os argumentos dos cabos eleitorais da 1 eram sempre os mesmos: que o Odone tirou o Grêmio da 2ª divisão (como se só ele fosse capaz disso), que levou o Grêmio para a final da Libertadores (o Koff levou e GANHOU duas vezes, logo é mais competente), que quer o Grêmio com estádio de 1º mundo (mas esquece que estamos no 3º).
Chegando ao Olímpico percebi logo de cara que a chapa 1 seria a mais votada, mas não imaginei que fosse receber tantos votos. A chapa 3 ultrapassou a cláusula de barreira por pouco. Se a 2 tivesse recebido mais votos que não fossem "roubados" da 1, haveria o risco de só a 1 ter nomes eleitos.
A chapa 1 recebeu 60% dos votos, mas preencherá mais de 66% das novas vagas, já que os 9,33% de votos da chapa 2 não serão representados. Mas menos mal que eles não ficaram com todas as vagas em disputa.

Abraços!

30/09/2007, 12:03

 
Anonymous Anônimo disse...

CHAPA 2 É TÃO "DEMOCRÁTICA" QUE QUANDO FIZ COMENTÁRIOS NO BLOG DELES, TODOS RESPEITUOSOS, ELES NÃO POSTARAM NENHUM! BAITA DEMOCRACIA! FELIZMENTE O PESSOAL DA CHAPA 2(LEIA-SE OBINO-FACHIN) FORAM DEFENESTRADOS DO OLÍMPICO, PODEM ME CHAMAR DE RADICAL, MAS SENTI NA PELE O REBAIXAMENTO EM 2004, ISSO ME MARCOU NA PALETA! NUNCA VOU ESQUECER DOS DEMANDOS QUE AQUELA DIREÇÃO SIM FOI RESPONSÁVEL, OU FOI O GUERREIRO QUE CONTRATOU CAPONE, BILICA E ROBERTO SANTOS????

30/09/2007, 19:46

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro André!

Agora é o momento de fazer um debate de modo civilizado entre pares, certo!!!
Bueno, se a questão é contratação vejanos, apenas três do Guerreiro, apoiador da chapa 1: Astrada, Paulo Nunes e Amato. Lembra desses três?

Além disso, tem a questão dos cheques, te recorda disso também? Qual foi a posição do corajoso Odone nessa temática? Arquivamento.

Qual foi o sucessor do Odone no início dos anos noventa? Isso mesmo o Bandeira.

Quem era uma das figuras de apoio dca chapa 1? Isso o Bandeira.

Só um tonto não nota o esquemão do Odone na eleição, tanto para presidente como ontem. Só alguém que maneja as tecnologias de eleição partidária faz uma campanha como foi passível ver ontem no Olímpico. Era nojento ver uma instituição ESPORTIVA ter aquele tipo de campanha eleitoral.

Tem mais, por que o Britto? Isso mesmo o esquemão. Certo?

Obino e cia possuem todos os defeitos possíveis, menos o do esquemão político. Que eu saiba jamias botaram a mão em algo que não era deles,

Queira Deus, se ELE existe, que o dinheiro da arena não seja o ouro de Moscou (tipo MSI) ou das papoulas do Afganistão do taliban.

E toca o barco que JAMAIS NOS MATARÃO.

Jorge Vieira

30/09/2007, 20:17

 
Blogger Omar disse...

Tudo em riba?
Manda teu e-mail para orosler@gmail.com. Enviarei um vídeo.
Abraço e boa semana

01/10/2007, 10:05

 
Anonymous Anônimo disse...

Eu votei na chapa 3 com muita consciência.

Obviamente, reconheço, valorizo e gosto MUITO do ex-presidente Hélio Dourado. No entanto, o Grêmio é uma empresa e o futebol é negócio. Dessa forma, torna-se impossível dissociar essas duas coisas hoje em dia. Não há como transformar o estado das coisas.

Infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas que possuem dinheiro, tempo livre e (o que é mais importante) muitos contatos influentes na elite técnica, financeira e empresarial são de direita, são egoístas e não abrem mão de ver a equação receita/despesa acima das pessoas.

Apesar disso, elas são fundamentais para um clube de futebol. O que precisamos ter em mente é que ser de direita, ser empresário, visar o lucro e querer gastar pouco NÃO NECESSARIAMENTE combina com "jeitinho", jabá, negociatas, propina, superfaturamento ou picaretagem de qualquer sorte.

Embora muito se diga e muitos sabem (ou acham que sabem) a respeito de Odone, Guerreiro, Pelaipe, Carioca e outros menos votados, o rabo preso, a falta de provas e o medo de retaliação por parte dessa gente poderosa os calam.

Em 2005, me vi obrigado a votar em Odone, pois estava no Movimento Grêmio Novo e esta era a única forma de renovação trabalhada há cinco anos sem vagas no CD e com técnicos que eram de fora do circuito oligárquico tricolor. No futebol, Odone sempre foi vitorioso. Naquele momento, pouco me importava se ele era do PMDB brittense, do PPS ou se ele usaria o Grêmio para voltar aos holofotes da política partidária.

O Preis, naquele momento, estava vinculado à gestão Obino, assim como o Dourado. Gosto muito de ambos. Porém, dentro e fora de campo, mesmo que Obino tenha sido lançado como boi de piranha porque não havia mais teta para mamar, a gestão foi um desastre.

Sem dinheiro, sem crédito, humilhado e fora da Série A, a volta à elite só poderia ocorrer, NA MINHA OPINIÃO, através de uma gestão vociferante e, até certo ponto, "bagaceira", pois a Série B não é lugar para cavalheiros como Preis.

O Grêmio voltou e, de cara, foi vice da América do Sul e voltou a ganhar grenais. Dentro de campo, sem dinheiro e com um time ruim mas com o melhor técnico do país, a gestão "bagaceira" teve colhões pra segurar o rojão dos Aflitos e resgatou a auto-estima do Grêmio, que foi o único clube rebaixado que não perdeu a sua grandeza enquanto esteve no inferno. Um gentleman não seria capaz disso e teríamos quase falido, ainda mortos na Série B.

O MGN revolucionou o Quadro Social e possui técnicos qualificados e bem relacionados em órgãos públicos e na iniciativa privada. Todavia, não aceitou meus projetos de marketing mais populares e minhas idéias de responsabilidade social, que fazem com que a sociedade perceba a imagem do clube de uma maneira amplamente positiva, mesmo diante dos colorados.

Faltou a eles um esforço, um interesse e competência para trabalharem as categorias de base, que são um celeiro de formação de futuros bons times e para garantir a sobrevivência do clube.

Não houve nenhum interesse em trabalhar para resstruturar e valorizar o patrimônio do clube. E gastou-se muito dinheiro em consultorias terceirizadas muitas vezes desnecessárias.

Essas questões todas, para mim, eram pontos de honra. Como não vi que poderia contribuir sob tais condições, passei a procurar outra alternativa.

A gota d'água veio quando comecei a desconfiar dos trâmites a respeito da Arena. Descobri fatos estarrecedores que postei no APITO DO BLACKÃO no começo da noite da última quinta-feira 27/09 e descobri um outro tipo de empresários interessados em trabalhar pelo Grêmio sem tirar proveito do clube.

Um grupo de técnicos renomados, tão influentes quanto o pessoal ligado à chapa 1, porém mais maduros e sem gente de partido político no meio. E gente de classe média sem ligação com as oligarquias do Grêmio, porém com um espírito menos neoliberal do que o MGN.

Diante do fato de que Obino e Dourado estão muito defasados, Dourado deveria ser aproveitado como diretor de patrimônio ou das categorias de base por um presidente como Raul Régis de Freitas Lima ou Renato Moreira - caras extremamente confiáveis e com grandes serviços prestados ao clube.

A Arena tem que sair. Tem que ser no Humaitá. O Olímpico é irreformável. Se o Grêmio não der como pagamento de suas dívidas o patrimônio da Azenha, o que é hoje impagável transformar-se-á em falência e extinção assim que não houver mais como postergar as dívidas de curto prazo.

O que não pode é o Conselho ficar sem contradição, sem contraponto. O que não pode é o pensamento único de um feudo. O que não pode é o Grêmio virar um clube de uma liderança só.

[]'s,
Hélio

01/10/2007, 13:29

 
Anonymous Anônimo disse...

Gosto do nível do debate. Algumas retificações históricas. Dourado foi candidato pela Arena a deputado federal. Embora tivesse baseado toda candidatura no quadro consular do Grêmio, fez baixa votação.
Régis e Moreira são figuras respeitáveis, educados etc. São ótimos para o jurídico e habilidosos para o futebol. Mas - para dirigir o clube - por favor, não têm nenhuma noção de administração moderna, eficiente e eficaz. Não sabem o que é um fluxo de caixa como a grande maioria dos advogados - desculpem - não sabe. Lembram do Cacalo como Presidente. Um desastre!
Sobre a manifestação do Guga - acho conceitualmente correta. A questão toda é a aplicação prática. Alguns sempre vêem os defeitos só nos outros...

02/10/2007, 06:36

 
Anonymous Anônimo disse...

Ah! Mais um detalhe. Ouvi uma entrevista do Preis na qual ele esclareceu que nunca foi politicamente ligado ao Obino. Como era para ser um gestão de união de todo o Grêmio para salvá-lo da falência, o Preis aceitou com um único objetivo: Introduzir o Planejamento Estratégico e o Programa de Qualidade. Pois é, há poucos dias o Odone disse que o planejamento foi que salvou o Grêmio. Gozaram do Preis com a história dos quadradinhos,mas já estão reconhecendo

02/10/2007, 06:43

 
Anonymous Anônimo disse...

Gosto da maneira como todos debatem esses assuntos do Gremio. Menos de uma coisa. Usar as expressoes caBritto (?) um Odone Arena � puro preconceito. Isso anula toda a boa teoriza�o. � uma rotula�o claramente partid�ria. Vamos combater o bom combate das id�ias sem esses totalitarismos personalistas.

02/10/2007, 09:23

 

Postar um comentário

<< Home