Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

26/09/2007

The Boondocks

Esse trecho de mais um excelente seriado em animação é um discurso inflamado de Martin Luther King.
No episódio em questão, descobriu-se que o líder negro não havia morrido, mas que estaria em coma.
Depois de décadas adormecido, levantou-se, então, finalmente.



Como está em inglês, vou comentar um pouco mais.
King está indignado com o que aconteceu com a cultura afro-americana.
Em poucos anos, toda aquela luta que ele e vários outros travaram contra a opressão rapidamente se extingüiu na cooptação da raça pela lógica do dinheiro.
King usa, neste discurso, seguidas vezes a palavra nigger - termo considerado extremamente ofensivo -, mas foi somente assim que conseguiu chamar a atenção de sua audiência.
Ele fala do que significa tal termo e elenca uma série de clichês racistas que, naquela sua visão contemporânea, passaram a caracterizar um povo - o que se acredita não ser a realidade aparente.
Antes de iniciar o seu discurso, na voz do personagem principal - um garoto que aparece ao final desta peça falando com Martin Luther King -, há a seguinte menção: "(...)olhando todo aquele seu povo ele viu que todos estavam perdidos. Então, ele fez o que todo o grande líder faz: lhes falou a verdade".

The Boondocks - por mais incrível que possa parecer - está em cartaz (dublado) no Sony (TV à cabo), às terças-feiras, 21h30.
Vale muito a pena conferir.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home