Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

27/09/2007

27 de Setembro 2 - Catarse

Hoje, completam-se 3 anos de Catarse.
Roubei este texto "inacabado" do meu colega Jefferson.
Está muito bom!

Catarse três anos – a comunicação que fizemos

Hoje faz exatos três anos do dia em que fundamos a Catarse, um coletivo sem patrões. Cabe a nós mandar que o nosso destino obedecesse a nossa vontade.

Nosso projeto coletivo de trabalho e de comunicação, que é em grande parte as nossas próprias vidas, já produziu muita história nesse tempo. Na Catarse, ou em outras iniciativas de comunicação alternativa e independente das quais nos aproximamos, estivemos em acampamentos de agricultores sem-terra, embaixo de pontes e mocós dos que moram na rua, nas ocupações urbanas organizadas por punks e sem-teto, registramos a dureza e a esperança nas favelas, reportamos o universo de aldeias e dos encontros dos povos tradicionais que foram arrancados dos seus lugares por quem compra o presente e o futuro, tentando apagar o passado. Resistindo, ouvimos o que tem a nos dizer os negros discriminados dos quilombos e os apenados esquecidos entre grades. Ajudamos a construir outros projetos de comunicação, com gente que adoeceu e morreu, e que queria nesses projetos falar da sua dor, alertar a dor dos outros, reivindicar melhor atenção e carinho.

Levamos comunicação nossa ou dos que acreditamos pra escolas e estações de trem, pros bares e universidades.

Articulamos juntos com outros de nós com quem cruzamos caminhos e idéias, debates sobre o comércio do jornalismo e o jornalismo como ferramenta da transformação que seguimos. Nos reunimos com quem também quer democratizar a comunicação.

Estivemos por dentro do Brasil, como o sangue que corre pelo meio de nossas veias.

5 Comentários:

Blogger Claudinha disse...

Parabéns, gente boa!!!! Longa vida a Catarse!

27/09/2007, 23:59

 
Blogger Têmis Nicolaidis disse...

Parabéns pra nós!!! É o melhor lugar no mundo pra trabalhar porque é nosso!

28/09/2007, 08:31

 
Blogger Rica Retamal disse...

Parabéns Catarse!!!!
Sou fã de todos vcs!
Muito sucesso sempre para todos vcs meus amigos!

28/09/2007, 11:13

 
Blogger Kayser disse...

Parabéns, Guga!

28/09/2007, 16:08

 
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns, Coletivo! Parabéns, Guga!

03/10/2007, 21:11

 

Postar um comentário

<< Home