Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

30/11/2006

Os professores das alunas dos professores de piano

Não é preciso nem se ir muito longe. É só passar de vez em quando pelo portal Terra para confirmar: a banalização do sexo veio para ficar.

Faço, então, um recorte de duas coisas que permanecem sendo destacadas na capa deste arremedo de veículo de comunicação.

- "Na cama, mando ver nas fantasias", diz Eliana
"(...)-> Foto: Eliana de shortinho!
'Gosto das fantasias de enfermeira e colegial...', contou ela que, recentemente, teria contado detalhes de uma transa com seu marido a uma amiga, nos bastidores do seu programa na Record.(...)"


- Pela 3ª vez na semana, Britney Spears sai sem calcinha
"(...)Britney Spears, 24 anos, foi fotografada sem calcinha pela terceira vez na semana, segundo informações do site TMZ.(...)
-> Veja a foto ampliada!(...)"


Não vou botar os linques aqui.
E não quero começar nenhuma campanha moralista.
Só acho necessário observar algumas coisas.
Todos têm direito de ter fantasias sexuais das mais variadas e contá-las para quem quer que seja - na TV, na rua, em revistas...
Todos têm direito de sair sem calcinha, cuecas, sutiã, seja lá o que for.
Todos mesmo.
A grande questão é sobre a exploração destes temas sem nenhum cuidado, sem nenhuma responsabilidade.
Os veículos de comunicação sempre recorrem a chamados "especialistas" para justificar suas causas e teses. Enfiam tudo goela abaixo sem chance de contraponto.
Gostaria de saber o que os "especialistas" de plantão têm a dizer sobre a exposição de modelos de conduta (chamados de role models pelos que mandam em nossa cultura) de crianças e pré-adolescentes.
Eliana sempre foi uma apresentadora de programas infantis. Sua imagem sempre foi ligada a crianças muito pequenas, nem pré-adolescentes eram.
Spears é uma cantora que explora o mercado infanto-juvenil. Seu público alvo são as pré-adolescentes de 13 a 16 anos que freqüentam as high schools (ensino médio) do mundo.
Não é preciso nenhum raciocínio muito profundo para se entender o que ocorre.
Mas é, sim, difícil de se responder uma questão:
Afinal de contas, de quem é a responsabilidade pela violência sexual contra crianças e pré-adolescentes?
- seria de Spears e Eliana, que exploram a faixa etária de uma maneira comercialista, sem nem prestar atenção que seus atos são copiados e que influenciam as personalidades de gerações?
- seria dos pais, que se esquecem, ou simplesmente se utilizam de expedientes da mídia - como a televisão - para aquietar a cria? Para não terem que se estressar explicando, corrigindo ou ensinado seus rebentos, ou seja, sendo pais?
- seria da mídia, que apenas veicula sem responsabiliadde nenhuma estes, digamos assim, "deslizes" dos ícones infanto-juvenis, sem ao menos levantar as conseqüências de seus comportamentos? Que lava as mãos com o discurso da livre expressão? Da transferência de responsabilidade?

De quem mais??? Dos professores de piano?
Mozart era um louco mesmo. Olha só a cara dele! E aquele cabelinho...
Certo que o cara influenciou legiões de professores de piano pedófilos pelo mundo.
Se demorar muito, é até capaz de algum "especialista" vir dizer que a sonoridade dele estimula desejos fantasiosos de garotinhas com vestidinhos xadrez, estilo colegial.
Ops! Isso não...
Isso era a fantasia da Eliana...


_______________________________
Essa deu no Correio do Povo (só para assinantes - quem não for, use login: gustavo.turck@terra.com.br e senha: catarse).

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Ótimas perguntas. De quem é a culpa? De todos, eu acho. Tá faltando é controle de qualidade, o que de modo algum significa censura, e fiscalização decente também falta. Penso que tem muita autoridade fechando os olhos, onde está o Ministério Público para coibir excessos? Aqui na BR 116 há outdoors com as mulheres expondo praticamente tudo. Será que ninguém do MP vê? Criei duas filhas e vou dizer, não foi fácil. E agora, se não derem uma segurada na onda, a coisa vai ficar bem mais difícil para os futuros papais e mamães.
Discordando do comentário do Marcelo S. Duarte, apesar de admirá-lo um monte no que escreve lá no "Boa Noite pro Porco", acho que tu, Guga, tens uma visão perfeita e inteligente quando avalias a dupla GREnal...rs
Bom findi!

01/12/2006, 15:41

 

Postar um comentário

<< Home