Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

24/11/2006

Bob Marley

Depois do show-palestra do Tom Zé (que vem resenha daqui a pouco), a gente tá criando uma galeria, digamos assim, de notáveis aqui no blog. Eles vão ficar ali na "sidebar", com imagem e destaque. Tipo, vai ser uma incrementada. Vai ficar ali embaixo do presidente Chávez e vai se chamar GALERIA D'OS CARAS (aceitam-se sugestões!!!).

E vamos começar com o Bob Marley.

Grande filósofo de uma época já não mais tão contemporânea (pré-ecstasy). Mestre do reggae, cantava de verso-em-prosa as mazelas do povo negro e lutava pela sua libertação a partir de uma visão religiosa muito particular.

Bob era um rastaman. Era um cara que acreditava ser a Etiópia a terra prometida do povo negro. Se dizia este ser o único país que resistiu à colonização européia. Bob pregava que os negros deveriam migrar de volta para lá e serem recebidos nos braços de Haile Selassie, o rei etíope, no Monte Zion. Bob tinha tanta crença nessa história que se deprimiu ao ver a sua música ser mais aceita pelos brancos do que pelos negros.

Morreu em 1981, em Nova Iorque, provavelmente envenenado (dizem que foi de câncer), assassinado pelos mesmos que mataram John Lenon e outros tantos que tentaram levantar a voz contra a dominação.

Bob Marley era o cara!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home