Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

15/11/2006

a música, ah! a música...

Tentamos ingressos para o Los Hermanos, que vai rolar nos dias 17 e 18 no Salão de Atos da UFRGS. Não deu. Uma pena.
Esgotou-se o que era 'douce'.
Mas ainda bem. Porque Los Hermanos é uma banda sensacional.
Uma das poucas bandas, aliás, que ainda existem pelo Brasil, porque a maioria é pleibeque, ou funk, não como me gusta, mas bagaceiro mesmo.
E é interessante que uma galera ouça e esgote ingressos neste tipo de CULTURA que o Los Hermanos representa.
Isso faz a gente refletir que nem tudo está perdido, ainda. Que a indústria ainda não tomou conta de todas as mentes.
Lembro-me de outra banda em especial. Inclusive ouço o seu som no momento em que escrevo este texto.
É, para mim, a maior expressão da cultura brasileira dos dias de hoje.
Lembro-me do ano de 2000.
Estava em Maceió, alojado na Universidade Federal, para o Enecom (um encontro dos estudantes de comunicação).
Numa das noites teria um showzinho na quadra coberta no centro do campus.
Arrastapé de integração com a galera! Mas é claro que eu fui!
A banda tinha um nome estranho, complexo, comprido. Eu não dava nada para os caras, pra falar a verdade.
Bom, o que eu vi, então, foi algo de sensacional, me deixou paralisado em êxtase.
Os caras detonaram!
E não era só música, era expressão cultural cênica, da raiz, do interior de Pernambuco.
Que batida! Que som!
Incrível...
Voltei para Porto Alegre e procurei onde pude informações sobre aquilo que eu acabara de presenciar.
Não achei nada. Lembrei, então, do que o vocalista disse pra galera naquele dia (umas 600 pessoas): "Esse é o nosso primeiro grande show! Nunca nos apresentamos para tanta gente, nós viemos de uma cidadezinha do interior do Pernambuco..." - será que ele imaginava o que estaria por vir nos próximos anos???
Pois ainda demorou um pouco para os caras aparecerem no cenário nacional.
Eu não estava angustiado, tinha certeza que aquela maravilha cruzaria os caminhos sonoros da minha vida mais vezes.
Eles eram (são) bons demais...
E, lá pelos idos de 2002/2003, aconteceu!
O CORDEL DO FOGO ENCANTADO gravou o seu primeiro álbum e veio a Porto Alegre!!!
Estiveram por aqui, inclusive, por esses dias.
Eles sempre vêm.
Quem ainda não conhece, vai uma palhinha em emepetrês - clica aqui!. Mas aviso:
O SHOW É UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA! Quem puder, não pode perder a oportunidade de ver os caras ao vivo!

"Sabiá no sertão,
Quando canta me comove,
Passa três meses cantando,
E sem cantar passa nove,
Porque tem obrigação
De só cantar quando chove!!!"

*a figura é um cordel tirado daqui

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home