Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

17/11/2007

Farra no feriado



Essa é uma amostra da Farra de Teatro - do Depósito de Teatro, que aconteceu no dia 15 lá no gasômetro. Lindo e emocionante!

Aconteceu também uma fila quilométrica para ver a exposição dos 50 anos da RB$.

Pois estávamos fazendo o registro do espetáculo e naquele calorão, depois de uma garrafinha de água, tive vontade de ir ao banheiro. Olhei aquela fila como a única alternativa de entrar no gasômetro e pensei: "Era só o que faltava, eles restringirem o acesso das pessoas a um prédio público, não permitindo que se use o banheiro"!

Para que ninguém use isso contra eles, não restringiram. Quem quer entrar no prédio, entra, mas tem uma cordinha para ver tudo o que ocorre lá dentro, mas não pode participar e interagir com a mostra. Ou seja, não pode sentar na arquibancada estofada para assistir uma projeção que ocupa quase toda a extensão do gasômetro, não pode assistir às diversas televisões que tem lá dentro sentado em pufs espalhados por todo o espaço...e assim vai. Realmente, uma mostra de encher os olhos. A troco de quê? De anos de manipulação da opinião pública - deixando as pessoas anestesiadas e com medo de pobre, Sem Terra, índio, negro - de mentiras, de enriquecimento em cima do interesse de poucos, de sacrifício de diversas iniciativas de comunicação que atenderiam o interesse da maioria da população - mas que nunca conseguiram o seu espaço por conta da sede pelo monopólio dessa empresa...que hoje expõe a "história" da "nossa" "comunidade" no nosso espaço público.

Lá dentro, em busca de um banheiro sem filas, comecei a ficar angustiada, pois tudo isso girava na minha cabeça e eu só pensava em uma coisa: preciso sair daqui! Nunca pensei que um dia eu quisesse sair tão desesperadamente do gasômetro. Saí! Lá fora, comecei a escutar uma música e comecei a ficar aliviada por enxergar a luz do sol e todas aquelas pessoas de branco fazendo representações de uma realidade cruel. Retratavam um mundo violento e desigual que é alimentado por empresas com a RB$ diariamente...

Outro dia fiquei sabendo que a RB$ vai dar uma grana para que o teatro Elis Regina seja finalizado. Só quero ver quando que companhias de teatro como o Depósito de Teatro e o Ói Nóis vão conseguir espaço de novo lá. Só vão conseguir se RB$ não precisar. Vendido!

Ainda sobre o tema: leia a postagem Muito "expertos", no A CARAPUÇA.

1 Comentários:

Blogger Melina Perussatto disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

18/11/2007, 01:23

 

Postar um comentário

<< Home