Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

28/11/2007

Gato na tuba...

Dica vindo da Periferia do Império:

Operação Tenaza: os planos secreto da embaixada dos EUA e da CIA para sabotar o referendo venezuelano e derrubar o presidente

Foi apresentado nesta segunda-feira (26/11) na Venezuela um memorando secreto da embaixada dos EUA para o General Michael Hayden, Diretor Agência Central de Inteligência (CIA), no qual se detalha planos de sabotagem e ações para desestabilizar o governo venezuelano.

O memorando da "Operación Tenaza", exibido pelo programa de TV venezuelano "La Hojilla" e reproduzido pelo site Aporrea, especifica a dupla linha de atuação da CIA na Venezuela: por um lado financia as campanhas, ações e organismos dos que defendem votar "Não" no referendo do dia 2 de dezembro, ao mesmo tempo que, cientes da possível derrota dessa opção, tratam de desenvolver uma campanha interna e externa para o não reconhecimento dos resultados, paralelamente a organização de ações armadas para derrubar o governo de Hugo Chávez.

De forma resumida o memorando, datado de 20/11, se divide em duas partes. A primeira aborda o cenário da previsível vitória do SIM ( 57 % SIM, 44% NÃO). Os analistas da embaixada dos EUA avaliando que essa tendência é irreversível, resolveram por em marcha um plano para impedir o referendo ou desconhecer seus resultados, ainda que se convoque as pessoas para votar no NÃO.

Essa aparente contradição na verdade trata-se de uma tática para gerar “en la opinión pública la sensación de fraude“ e criar as condições para “ejecutar la directiva ya establecida en la Operación Tenaza”, coordenada “con medios de comunicación a nivel internacional”.

Esta primeira parte do memorando aborda ainda a divisão da oposição venezuelana, as reuniões dos norte-americanos com os partidos oposicionistas, bem como os pequenos focos de protesto que estão disseminando com o objetivo de gerar um "un clima de ingobernabilidad, permitiendo culminar en el levantamiento general de una parte sustancial de la población”.

A Segunda parte do documento trata das tarefas imediatas da fase final do plano, que consiste na combinação das ações anteriores (“impedir el referéndum, denunciar el fraude y tomar la calle”) com o isolamento internacional de Hugo Chávez e ações de cunho militar buscando desestabilizar e derrubar o governo com ações de forças.


Leia a íntegra no Na Periferia do Império (clique aqui), com links e vídeo, inclusive.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home