Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

09/11/2007

Ainda a Época sobre o Chávez...

Mais comprovação das manipulações?
Aqui vai outro post - completo - do mesmo site, dos designers da Época, respondendo à polêmica do Chávez - porque jogaram no ventilador e agora estão tentando se limpar...
Vejam como a emenda saiu pior do que o soneto:

Manipulação de imagem

Senhores,

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que o "Faz Caber", nosso estimado blog da editoria de arte, é apenas um caminho para jovens designers e curiosos entenderem o que passa na EDITORIA DE ARTE. Ou seja, é como se fosse uma conversa descontraída, papo de designers em um boteco. Nada além disso. Aqui não é o lugar em que vocês vão encontrar qualquer tipo de grande plano de manipulação de informação que leve à dominação do mundo. Sério, é até um pouco ridículo alguém levantar uma idéia dessa.

Vamos à capa do Chavez, que levantou toda essa polêmica. A matéria em questão era sobre como o aumento do aparato militar da Venezuela poderia colocar em risco a posição do Brasil como país hegemônico na América do Sul. Acontece que o presidente da Venezuela é o Chavez. E ele é o cara que começou esse movimento. Logo, a imagem mais óbvia para a capa era ele mesmo. Tendo deixado isso claro, entramos na segunda parte, que é a escolha específica de foto do homem, que será a base da capa. A idéia é que o país está ameaçado, não é mesmo? Logo, procuramos uma imagem que traduzisse essa idéia. Simplesmente isso. Esse foi o norte da pesquisa de fotos. Faria algum sentido colocar uma foto do Chavez feliz e contente, correndo por um campo verde junto com carneirinhos?

Sobre a dita 'manipulação', as interpretações completamente equivocadas foram ainda maiores. O único tipo de retoque feito na imagem foi muito mais para valorizar a imagem do que para, como foi dito em algum comentário, 'dominar o mundo'. Passamos apenas uma pátina engraçadinha na foto. Ninguém colocou uma arma na mão do cara nem nada do tipo!!! E além de tudo, é ÓBVIO que a foto foi retocada digitalmente. Não fizemos nada subliminar, mas MUDAMOS A FOTO INTEIRA!!!! Como alguém pode achar que estamos manipulando informação por isso???

Como eu já disse, nosso blog é praticamente uma conversa de boteco, completamente informal. A diretoria da revista não pediu especificamente que nós 'fizessemos o Chavez parecer malvado e comedor de criancinhas". Ninguém colocou nenhum chifre no cara! Ninguém colocou nenhuma luz vermelha, pra parecer que ele é um comunista que veio do inferno!! E ainda colocamos a foto antes e depois dos retoques no ar! Queremos que o blog seja uma ferramenta para transformar o processo de produção da revista em algo mais transparente. Não temos nada a esconder.

Aliás, quando colocamos uma capa do Renan Calheiros, na semana em que ele foi absolvido, com uma auréola de anjo, ninguém ficou reclamando que manipulamos imagens, não é mesmo?


Abraços

Marcos Marques - Diretor de arte

1 Comentários:

Blogger Omar disse...

Isso está me parecendo aquele episódio do jornalão que atacou os blogs e depois teve que ficar se explicando.

09/11/2007, 10:41

 

Postar um comentário

<< Home