Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

11/10/2007

Professores tomam a frente

Lá na década de 80, durante o desgoverno Simon, diversas manifestações de professores foram intensamente reprimidas pela brigada militar.
Quanto mais o turco mandava bater, mais parecia que a gana dos mestres pelos seus direitos aumentava.
À época, com apenas 6 ou 7 anos, eu acompanhava minha mãe na Praça da Matriz e observava atônito o cacete sendo baixado sem distinções ou pena.
Mas aquela gente de fibra não esmorecia.
Nos caminhões de som destacavam-se lideranças como Olívio Dutra, que, posteriormente, veio a assumir o governo do estado e eliminou a repressão policial às manifestações no largo do Piratini.
Hoje, tem aumentado consideravelmente o número e volume de protestos de diversos seguimentos, remontando as épocas de Simon, Collares e Britto.
Não que o CPERS tenha sido pioneiro neste período Yoda Cruisis Credo, pelo contrário, entra na fila - esses dias se encontraram por lá diversas categorias em protestos diferentes contra o governo.
Esgotto foi um cara privilegiado, pois assumiu um período pós-Olívio, em que os ganhos dos servidores estatais e outras categorias foram evidentes, proporcionando um pouco de paz para o novo gerente do Rio Grande.
Mas essa paz não durou muito e logo se formavam os cordões de brigadianos para "proteger" o palácio.
Yoda mal e mal tem 10 meses de desgoverno e bate recordes de manifestações contrárias de todos os tipos.
A diversidade das reinvidicações é, no mínimo, um indicativo de que alguma coisa está mal - ou não vai bem.
É de se pensar como serão os próximos 3 anos, se iniciamos - ou melhor, continuamos - uma política de arrocho salarial, cortes de investimentos, venda de patrimônio e aumento de impostos.
Mobilizações de professores sempre foram importantes nos processos de mudança ocorridos no Brasil.
Historicamente, portanto, começa-se, também, a se escrever um novo futuro no Rio Grande do Sul.

Leia uma notícia no RS Urgente:
- PROFESSORES ACORRENTAM-SE NO PALÁCIO PIRATINI

Assista a este vídeo:

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

E A GREVE NO DESGOVERNO OLÍVIO TU NÃO CONTA? FUI VÍTIMA DELA, E PROFESSORES QUE ANDAVEM COM BANDEIRINHA DO PT PASSARAM A USAR FOTOS DO OLIVIO COM UMA TARJA VERMELHA NO ROSTO DO BIGODE PUDIM DE CANHA! ESSE GUGA NO MÍNIMO É ESQUECIDO, OMITE RENAN CALHEIROS, JÃO PAULO CUNHA,ZECA DO PT,ZÉ DIRCEU, DOLLAR NAS CUECAS.. É DA MESMA LAIA DOS QUE SE DIZIAM A PERSONIFICAÇÃO DA HONESTIDADE E SE TRANSFORMARAM NO GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DESTE PAÍS!!!AH.. A CULPA É DA MÍDIA DIREITISTA.. NADA DISSO ACONTECEU DE VERDADE... ESSE GUGA É UMA OVELHINHA DE PRESÉPIO, SÓ DIZ AMÉM DO LADRÃO DO LULA! SAFADO!!!!!!

11/10/2007, 19:28

 
Anonymous Anônimo disse...

Esse Pedro Borges acima é o típico reacionário: ao invés de argumentar, ataca raivosamente...
Lembro muito bem que durante o governo Olívio, não havia repressão às manifestações. E mais: no dia 31/03/1999, em manifestação promovida por deputados de oposição (que levaram moradores de Gravataí, Guaíba e Eldorado do Sul para a frente do palácio, pois diziam que o Olívio "mandaria as montadoras embora"), ele subiu no palanque dos manifestantes e tentou lhes explicar o porquê de não conceder os incentivos fiscais às montadoras. Tentou: uma chuva de ovos fez com que os assessores o retirassem de lá. E mesmo assim, a Brigada não deu uma porrada sequer nos manifestantes.

12/10/2007, 14:17

 
Anonymous Anônimo disse...

EU TENHO RAIVA DO PT, ÓDIO, NOJO, E SABE O PORQUÊ??? PORQUE DEDIQUEI 10 ANOS DA MINHA VIDA PRA ESSE PARTIDO E QUANDO ME REBELEI CONTRA O QUE ESTAVA ACONTECENDO(EM 2001) DENTRO DO PT AQUI EM PORTO ALEGRE, FUI CONVIDADO A ME RETIRAR DO PARTIDO, E O PIOR DE TUDO, EU TINHA RAZÃO! E O CABEÇA DESSE ESQUEMA TODO É O LULA, ESSE HOMEM É UM ORDINÁRIO, ELE TE DÁ UM ABRAÇO E QUANDO TU VIRA AS COSTAS ELE TE DÁ UMA FACADA! ME DÁ RAIVA DESSES CARAS QUE FINGEM QUE NÃO SABEM DE NADA DOS ESCÂNDALOS DO GOVERNO LULA! FHC É UM SAFADO? COM CERTEZA É, PSDB, DEM,PMDB TUDO FARINHA DO MESMO SACO? SIM! MAS O PT FEZ PIOR, PORQUE DIZIA SER DIFERENTE E QUANDO TOMOU O PODER PROVOU QUE ERA DA MESMA LAIA! NÃO SÓ NO GOVERNO FEDERAL, MAS O SR. OLÍVIO E O SR. TARSO TAMBÉM APRONTARAM DAS SUAS, QUEM ESTEVE LÁ DENTRO SABE DISSO, SÓ QUE CONSEGUIRAM ESCONDER DA POPULAÇÃO! VAMOS PARAR DE FALSIDADE!!! CHEGA DE LULA LADRÃO!!!!!!!!!!!

14/10/2007, 15:20

 

Postar um comentário

<< Home