Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

19/10/2007

Augusto Carneiro e suas histórias



O vídeo e texto foram "roubados" do Idéias e experiências, blog da Clarinha Glock!

A pasta de couro surrada o acompanha há anos, desde que era membro do Partido Comunista (do qual foi expulso depois de denunciar as atrocidades cometidas por Stalin). Nela, Augusto César Cunha Carneiro carrega a vida em papéis: são artigos seus e do amigo José Lutzenberger, companheiro e mestre na luta em defesa do meio ambiente. De vez em quando, leva também um dos livros e várias das fotos de parques, praças e árvores que ajudou a plantar e a implantar e que hoje compõem parte de sua rica biblioteca. Na forma de xerox, suas idéias são espalhadas em panfletos distribuídos em eventos e na Feira Ecológica da Rua José Bonifácio, em Porto Alegre, em uma barraca de livros à venda, aos sábados pela manhã.

Carneiro é um daqueles velhinhos de cabelos brancos e coração a 100 por hora. Tem 84 anos e uma energia invejável. Já foi contador, advogado, funcionário público e naturista. Seu currículo inclui a fundação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e da Pangea Associação Ambientalista. Ele é membro do Conselho da Fundação Gaia, e já atuou no conselho do DMAE.

Tive o privilégio de ouvi-lo contar sua vida e pude registrar suas histórias em DVD. O trabalho, feito por uma cinegrafista amadora como eu, talvez deixe a desejar em técnica, mas é recheado de tanta vida, que a imagem por vezes sem foco perde importância diante do conteúdo. As conversas que tive com Carneiro renderam cinco DVDs que foram doados à Fundação Gaia. Cada pedaço da memória ali registrado ajuda a recompor as aventuras e as lutas dos ambientalistas dos anos 70 para cá. Estão ali as histórias da criação da Agapan, do Parque do Lami, do estudante Dayrell que subiu numa árvore para evitar que fosse derrubada (o vídeo Carneiro e Dayrell, disponível no YouTube, dá uma amostra).

Fiel escudeiro de Lutzenberger, mas nem sempre tão lembrado como ele, Carneiro foi homenageado durante o 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental realizado de 10 a 12 de outubro de 2007 no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre. Recebeu uma placa de reconhecimento dos ecojornalistas na abertura do encontro e o vídeo com um resumo de suas histórias no encerramento.

Mas Carneiro ainda tem muito pela frente, não pode parar. Em sua casa ainda mantém um enorme arquivo sobre meio ambiente, que aos poucos vai repassando para entidades como a Fundação Gaia e o Núcleo Amigos da Terra. São pastas e mais pastas com recortes de jornais antigos, artigos de José Lutzenberger, Henrique Roessler, além de livros que recontam a história de parques, praças e da cidade de Porto Alegre. Material precioso de pesquisa, sua angústia no momento é como organizar e armazenar tudo isso em um só lugar, com o devido respeito, para que a história não se perca.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

SEU REVOLUCIONARIOZINHO FDP... ANTI ODONE SÓ PORQUE ELE NÃO É PT??!? SÓ POR CAUSA DE SUA VIDA POLITICA?!?!

ONDE ESTA SUA NEUTRALIDADE?? SEU GREMISMO?!?

ORA, SE FOSSE GREMISTA ACIMA DE PARTIDARISMOS, APOIARIA O HOMEM QUE SALVOU O GREMIO E NOS LEVOU DE VOLTA ONDE MERECEMOS.

MANÉ, TU É UMA VERGONHA PRA TORCIDADE GREMISTA, SOCIALISTAZINHO FDP, INDO CONTRA O HOMEM QUE SALVOU O NOSSO MAIOR AMOR, O GREMIO, DO INFERNO EM QUE ESTAVA...

AI SE EU TE ENCONTRO NO CAMPO... GRITAREI BEM ALTO PRA TODOS NA GERAL QUE VC É ANTI ODONE, E TE ENCHEREI A CARA DE PORRADA SEU MANÉ FDP.

MOSTRA A CARA PRA NÓS TE ENCONTRARMOS FDP.

20/10/2007, 13:16

 

Postar um comentário

<< Home