Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

14/08/2007

Vai de mal a pior...

Aquela frase que diz "Não há nada que esteja tão ruim que não possa piorar" começa a se aproximar da realidade do Grêmio (mais uma vez!).
Aquele argumento que levantei que a administração do futebol parecia dissociada das crises de bastidores no clube parece não se confirmar.
O time vai bagunçado dentro do campo nas últimas partidas assim como a política interna.
A direção Tricolor, liderada por Paulo Arena Odone, queria desmantelar o Grêmio impondo o nome de caBritto - contra tudo o que é estatuto e regimento.
Agora luta para desmantelar o time, também.
E essa tendência de rasgar regulamentos parece se repetir incansavelmente pelos corredores do Olímpico.
Aliás, é aquela velha tendência de que as regras só valem para os outros, para a plebe, para quem está fora da casta.
E essa é, afinal, a realidade da elite aqui de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil.
Eles se defendem, se protegem de todas as formas.
São incansáveis para com os seus.
E o Conselho Tricolor reflete essa realidade.
Em mais uma manobra liderada por Fábio Koff e Odone Arena, o parecer da Comissão de Ética sobre o caso Guerreiro sequer foi lido ontem à noite em reunião.
Foi arquivado.
É o "apagão nos cheques" conforme mencionou um leitor em comentário do post anterior.
Sim, apagão.
Guerreiro fez gestão temerária à frente do Grêmio no início dos anos 2000.
Se o clube se afunda em dívidas, em grande parte é em razão da famigerada parceria com a ISL.
Há um caso, inclusive, de um cheque de 300 mil dólares que foi descontado por fora do clube.
Este só poderia ser sacado com um endosso, uma assinatura em seu verso.
De quem???
Pois bem.
A argumentação da quadrilha que faz e acontece como bem quer, que monta e rasga estatutos a bel prazer dentro do Grêmio, é a de que não se pode julgar Guerreiro dentro do clube antes que este seja julgado pela Justiça.
Esse argumento é recheado de uma sofisma, uma falácia, absurda.
Repito o que disse anteriormente: clubes, associações, cooperativas, sociedades em geral têm regras próprias, estatutos, regimentos, artigos e parágrafos que direcionam a vida societária da instituição de acordo com o que constituíram os seus membros fundadores e outros posteriores que tenham vindo a reformar tais documentos. Essas regras têm caráter independente, que dão autonomia às instituições.
No caso, uma pessoa pode infringir uma regra interna, ser excluído e não necessariamente julgado pela Justiça comum, da sociedade em geral.
Guerreiro fez gestão temerária.
Isso é artigo de estatuto que justifica impedimento e, dependendo da gravidade, exclusão - pelo menos é o que tem no estatuto de minha cooperativa e no que é de praxe na maioria dos regimentos e estatutos de sociedades diversas.
A Justiça comum, no caso de Guerreiro, vai definir se ele será preso ou não.
E isso não apaga o fato, novamente, da gestão temerária...
Sofismas, falácias, mentiras, manobras diversionistas, escudos da mídia.
É o campo de força da elite que manda neste país e que tem explorado a tudo e a todos por mais de 500 anos...

JAMAIS NOS MATARÃO?

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Me sinto contemplado com tua indignação e assino embaixo. Ouvir o Cacalo, aquela mente pequena, defender o apagão dos cheques hoje no Sala foi duro de aguentar.

14/08/2007, 15:22

 
Blogger Rodrigo disse...

Pois é, achamos que tínhamos nos livrado da bomba quando o Britto anunciou que não queria ser presidente do Grêmio...

Abraços, saudações tricolores e obrigado pela referência na postagem acima!

14/08/2007, 18:48

 
Anonymous Anônimo disse...

Guga,

É inevitável misturar política partidária (sobretudo de direita) com futebol. Afinal de contas, toda a oligarquia gaudéria (elite é outra coisa - a América Latina não possui elite mas, sim, oligarquia) é predominante em todos os grandes clubes de futebol do planeta.

Eu voto na chapa Grêmio Novo Independente porque Flávio Obino e Oly Fachin ainda possuem muito poder dentro das facção mais oligárquica e veterana de conselheiros. O MGN e o Grêmio Independente juntos, embora também possuam jovens políticos, CCs e empresários de direita, possui uma capacidade atual de gestão de patrimônio.

Cabide e corrupção são inerentes ao futebol profissional. A Arena é irreversível, vamos ficar sem patrimônio porque a valorizadíssima e maravilhosamente bem localizada área do Olímpico será permutada pelo pantanoso, pouco habitado e favelizado limite de Porto Alegre com Cachoeirinha e Alvorada, onde, sob a pecha de "urbanização" e "valorização", rolará uma suruba entre empreiteiras, poder público e gestores da obra e dos direitos de uso por parte do próprio clube.

Sad but true, como diria a Metallica.

Voto porque não anulo nem branqueio. Não me omito. Conheço os caras do MGN, me dou bem com eles, apesar de não ser íntimo e de não fazer mais parte do movimento (embora não negue que, um dia, possa voltar a fazer política no Grêmio).

[]'s,
Hélio

24/08/2007, 14:54

 

Postar um comentário

<< Home