Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

30/08/2007

Pra quem ama cinema...


...é impossível não gostar do trabalho do diretor Gus Van Sant (EUA). Dele eu vi: Drugstore Cowboy. É impressionante o poder que ele tem de te colocar na pele dos personagens drogados, esquizofrênicos, enlouquecidos. Mas tem dois filmes que pra mim são obras de arte. Elefante (2003) e Últimos dias (2005). O primeiro é inspirado na história do tiroteio na escola estadunidense Columbine em 1999 e o segundo é uma interpretação dos últimos dias de Kurt Cobain.
Eu não consigo traduzir em palavras a maneira que ele utiliza o cinema pra contar uma história. Pra mim, o tempo é tudo na obra de Gus. Tudo tem seu tempo pra acontecer.

O respeito que ele tem com os personagens e suas vidas está na preocupação de tornar aquele roteiro o mais próximo da realidade possível. A verossimilhança transforma o filme, é isso que separa as produções excelentes das medíocres. E Gus Van Sant faz isso com uma naturalidade impressionante.
Eu amo cinema e eu me emociono com filmes como esses. Eu conversava com o Guga semana passada sobre como eu sentia que alguns filmes eu gostaria de estar vendo pela primeira vez. Esses dois são assim. Invejo quem curte cinema e nunca viu Elefante e Últimos Dias, pra poder pensar e refletir o cinema e a vida.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home