Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

01/06/2007

S.O.S TVE e FM Cultura

"Os funcionários da Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão (TVE e FM Cultura) aprovaram, em assembléia geral realizada dia 30 de maio, um manifesto público descrevendo a situação precária das emissoras, sugerindo mudanças na atual política de gestão da fundação e propondo ampliação das fontes de financiamento. O manifesto denuncia a situação de penúria vivida pelos profissionais da TVE e da FM Cultura: censura no jornalismo, falta de pessoal, falta de fitas, falta de combustível, falta de peças de reposição para a manutenção dos equipamentos, iminente desmonte da unidade móvel da emissora e risco de perda do acervo, com a passagem para DVDs sem backup (cópia de segurança). O texto afirma que, das 40 retransmissoras no interior do RS, apenas 12 estão funcionando. Além disso, aponta a redução na qualidade e na abrangência do sinal na Região Metropolitana".

Leia na íntegra no RS Urgente e mais algumas informações no Cuca Fundida.

Fui estagiária da TVE por dois anos: 2002 e 2003. Peguei o último ano do governo do PT e o primeiro ano do PMDB no estado. Essas ações são reflexo do desmonte que iniciou no governo Esgotto e agora reforçadas pela piada do governo Yeda Cruisius Credo. Naquele tempo, as reprises já estavam na grade da programação, isso já não é novo, a censura rolava também. Fitas, não existiam mais, tanto que, o programa Crônicas do Tempo, que era apresentado pela Kátia Suman, no tempo que ela ainda era respeitável, foi simplesmente apagado para que as fitas fossem reutilizadas. Greve, na Fundação? Piada, porque só os estagiários trabalhavam lá, ganhando 300 e poucos pila por mês, enquanto os CCs (Cargos de Confianças), 2 paus e lá vai pedrada, e pra não fazer nada!

Naquela época, não conseguiram encaixar na folha de funcionários o Fogacinha. Não sei se tem alguma coisa a ver com o prefeito, só sei que éramos obrigados a assistir aulas de como fazer telejornal igual ao Jornal Nacional ou Fantástico. Uma TV Educativa igual à Globo? Acho que não, hein?! Não foram poucas as vezes que corri de superior, me refugiando na sala das chamadas, para poder editar o programa inédito da semana. Briguei outras tantas porque fui descoberta e ficava de queixo caído por ter que agir assim por um só motivo: fazer um programa atual e de qualidade para quem assistia.

Faz tempo, no mínimo uns 4 anos, que isso acontece. É uma pena. Na época do PT era ruim também, mas não assim. A maior parte dos programas que estão sendo extintos nesses últimos anos foram criados no governo PT, tinha-se, ao menos, a preocupação com a programação local. Agora, só sucata!

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi, meninos!
Passando para dar um oi e matar as saudades.

Re

01/06/2007, 13:35

 
Blogger Aline Leão disse...

Têmis..fiquei indiguinada quando vi que eles estavam apagando as fitas do Crônicas e olha que descobri por acaso. E não era só do Crônicas, várias coisas foram apagadas por falta de fita. A gente realmente brigava para trabalhar. Tenho um carinho muito grande pela TVE e fico triste de ver que a coisa está cada vez pior. Como dizia a Elisa lá: "a TVE só está no ar por um milagre". E como diz a sábia Gilca: "as moscas mudam mas a merda continua sempre a mesma".

01/06/2007, 14:36

 

Postar um comentário

<< Home