Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

30/05/2007

Imbecilidade de ZMentira não tem limites

Vou postar aqui uma discussão que tá rolando no RS Urgente.
É sobre a NÃO RENOVAÇÃO da concessão da RCTV.
Veja bem, NÃO É FECHAMENTO, É NÃO RENOVAÇÃO DE CONCESSÃO PÚBLICA.
O post começa com a sessão "Para o seu filho ler (e ficar um imbecil, idiota, mangolão)" da ZMentira:

Imagine se, de uma hora para a outra, você não pudesse mais ver os desenhos e as novelas de que gosta. Ou se sua mãe e seu pai não pudessem mais assistir ao jornal que curtem. Foi o que aconteceu na Venezuela. O presidente do país, Hugo Chávez, mandou desligar o maior canal de TV deles – chamado RCTV. Na noite de domingo, o programa que estava passando parou de aparecer na TV e entrou no lugar um novo programa, de um canal do governo. A empresa que comanda a RCTV diz que Chávez fez isso porque não gosta que falem mal dele. Por causa disso, Chávez acabou com um direito de todas as pessoas – de saber o que está acontecendo no seu país e no mundo. Agora, as outras TVs, os jornalistas, as rádios e os jornais da Venezuela estão com medo de que aconteça a mesma coisa com eles”.

Abaixo, seguem alguns comentários que selecionei dos tantos que tem por lá:

[Katarina]
É de uma nitidez comovente, essa seção. É meio espantoso que o MP não tenha, ainda, se pronunciado sobre esse tipo de coisa. Fico pensando se não é interdita essa tipo de manipulação e/ou mentira...

[Lú]
Esperemos que, pelo menos, alguns pais mais informados e menos tendenciosos, esclareçam às crianças o que de verdade há no fato de o Presidente Chávez suspender a concessão da RCTV e não deixem seus filhos lerem isso que chamam de jornal.

[Carlos]
Por favor, mesmo não concordando com estes "recadinhos" da ZH, não podemos concordar com o fechamento ou "a não renovação" de uma TV, Jornal, Revista ou o que seja. Liberdade de expressão, é saber ouvir o que não gostamos e não concordamos!

[Raquel]
É engraçado que as TVS e os grandes jornalões usam a liberdade de expressão para se defender e dizer o querem. Agora, quando eles criticam veemente uma coisa ou alguém sem direito de resposta igual, passam programas ruins na TV ou tomam partido abertamente sobre questões políticas, aí é democracia. Já que rádio e TV são concessões públicas, alguém já perguntou o que a gente quer ver? não, a mim, não. Além disso, a RCTV tem uma história de punições. Desde a década de 70, a Justiça da Vezuela vem punindo a emissora, que passou dias sem entrar no ar por inventar notícias, passar pornografia em horários inadequados e exibir publicidade de cigarro, o que é proibido no país. A emissora ainda é acusada de sonegação de impostos. Isso, sem dizer de ela abrir espaço para o pronunciamento dos generais que estavam dando o golpe de Estado em 2002. Como qualquer empresa que é, a RCTV deveria cumprir a legislação, o que não fazia. Aqui no Brasil acontece muito isso. Só que a gente acha normal.

[david albuquqerque]
A RCTV ajudou a dar um golpe de estado, ajudou no seqüestro do presidente democraticamente eleito pelo povo venezuelano, feriu a constituição venezuelana, manipulou imagens de acontecimentos desmentidos por outros meios...!!! Viva a liberdade de.. manipulação? E um golpe num presidente eleito pela maioria? Isso é "saber ouvir o que não gostamos e não concordamos!"???

[paulo]
Para conhecer a verdadeira história da RCTV é só assistir o documentário "A revolução não será transmitida". Documentário, diga-se de passagem, nenhuma "grande "rede de comunicação quer mostrar, talvez porque ali apareça de forma cristalina o que a RCTV significou no golpe fracassado de 2003 na Venezuela.
****Ele quis dizer A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA - documentário imprescindível para quem quiser entender o que está rolando entre o governo Chávez e RCTV. Quem não viu, por favor, nem comece a discutir sobre o assunto...

[Eduardo]
Uma coisa é liberdade de expressao, outra é mentir sistematicamente visando desestabilizar um governo legitimo. Um exemplo q deixa claro a situaçao ridicula da midia venezuelana, num jogo de baseball o narrador saiu com essa: "esse jogador é bom, ao menos bate na bola nao no povo". Ridiculo, tem de fechar ainda outras 4 emissoras. Sempre deixando claro q a populaçao precisa de critica, de denuncia e de esclarecimento, q podem e devem ser veiculados através da midia.

[Carmelita]
Resposta ao Carlos: Uma coisa é ouvir as críticase conviver com a divergência, isso faz parte do processo democrático em que vivemos, outra coisa foi o que a RCTV fez em 2002 que foi tentar destituir um governo legitimamente eleito, justamente por não saber conviver com o contraditório,isso não é liberdade de expressão, isso é golpe. abraços Carmelita

[Sil]
Minha filha já tem o histórico da RBS e da turma. Zero Hora não entra aqui em casa e é considerado "artefato perigoso", não chegue perto. Minha filha, não chegue perto do fogão, área de serviço, tomadas e Zero Hora.

[Carlos Eduardo da Maia]
A ZH está certíssima em alertar seus leitores sobre a atitude totalitária de Chavez. Ninguém aqui respondeu -- e nem fez questão de responder -- por que motivos Cisneros, o grande lider do golpe midiático, é hoje amiguinho de Chávez e sua televisão a Venevision continua no ar. Sabe por que continua n o ar? Porque ele trocou de lado e apoia Chávez. A desculpa de Chávez de que a RCTV é golpista é esfarrapada, porque seu amiguinho Cisneros foi um golpista muito mais ativo. Só que Cisenros foi cooptado pela força (e pela grana) chavista. ZH está alertando o óbvio: Chávez é um ditador.

[Licurgo]
chegamos tanto ao extremo da imbecilidade, que agora vale o contrário. Neste caso, já é possível constatar as pessoas defedendo uma empresa privada, que se coloca acima da constituição de um país e mesmo das regras mais básicas de convívio democrático. Resumindo, uma empresa mais importante que uma nação. Ah, mas não podemos ser contra fechar uma emissora de TV. Imagina! Não podemos nem ser contra! Aliás, não podemos nem SER, não é mesmo?

[Jose]
Caro Maia, ditador não vence três eleições, isto é, duas eleições mais plebiscito revogatório. Uma destas eleições, mais o plebiscito monitorados pela OEA, e pela Fundação Jimmy Carter. Se tem ditador na Venezuela está na oligarquia. Que no golpe, pelo bem bem da democracia fechou o Congresso, destituiu a Suprema Corte, e outras "cositas"...Autoritário talvez. Ditador ainda não.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home