Petição pelas cotas na UFRGS
Como política permanente, acho que as cotas apenas confirmam a segmentação racial no Brasil.
Mas como algo urgente, sou TOTALMENTE a favor neste momento.
Pois é fato que nos ambientes universitários não há um grande contingente de negros ou índios - notoriamente populações que sofrem mais com as mazelas deste capitalismo sórdido instalado no país.
É claro que cotas por condição social também atingiriam esses estratos, mas é imprescindível um maior número de negros e índios estudando em nível superior.
Questão de sobrevivência.
Clique aqui e assine a petição.
5 Comentários:
Tenho muitas restrições às cotas. Como algo urgente, sou a favor, mas o fundamental é melhorar o ensino público. O maior problema é que é mais fácil simplesmente instituir cotas do que investir na educação fundamental.
Eu prefiro as cotas sociais, por renda, que acabarão incluindo bastante negros e índios na universidade, visto que eles são a maioria das pessoas de baixa renda. Mas, sejam cotas raciais ou sociais, algo precisa ser feito.
Abraços
21/06/2007, 16:41
Concordo, contigo, Rodrigo.
A minha posição inicial sempre foi contrária à política de cotas. Pensava que se deveria mesmo era investir em melhor educação e pronto, resolvido.
Ingenuidade minha.
Isso é processo de médio e longo prazo e depende de uma cacetada de coisas.
Então, um colega meu aqui da cooperativa, o Jefferson, foi num seminário sobre o negro na mídia.
Ele trouxe as impressões do Movimento Negro sobre o tema - que também foi debatido no evento.
Lá eles expuseram a urgência de haver negros na universidade, sem questionar, também, a validade de uma política sectária, sim.
Aquilo mudou minha opinião.
Saudações tricolores!
21/06/2007, 16:59
Desculpe, eu quis dizer "sem deixar de questionar".
21/06/2007, 17:00
sou contra. equivale a resolver o problema da caspa decapitando o elemento. tem é que investir na educação de base (ensino fundamental).
22/06/2007, 11:02
Sou contra. Não há argumentos para se implantar o RACISMO DECLARADO dentro das Universidades. Como as pessoas podem ser a favor de discriminar outras pessoas apoiadas pela Lei? Todos são iguais perante a Lei, e em vez de se investir em educação de base, se coloca o indivíduo direto na Universidade, não é mesmo? É mais fácil e aparece logo nas estatísticas. Pra quê perder tempo ensinando a criança a pensar, coloca logo no banco da Universidade para calar o povo diante de suas mazelas.
Alguém por acaso se deu ao trabalho de pesquisar sobre as cotas nos EUA? Não, né, porque nesse caso se usa o discurso de que é uma cultura diferente, aqui não é bem assim, etc.
As cotas não vão resolver os problemas da educação. Vão agravar esses problemas e ainda trazer à tona racismo social, de gênero e de raça.
Mas é claro que isso não é problema nosso, que as próximas gerações resolvam isso, porque o seu "lulinha" quer ficar de bem com o povo.
24/06/2007, 13:44
Postar um comentário
<< Home