Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

19/04/2007

Confronto em São Gabriel

Abaixo segue parte da matéria da Agência Chasque sobre o ocorrido perto do latifúndio Southall, em São Gabriel.

Para ler a íntegra, clique aqui.

Leia também a nota do MST clicando aqui.

"
O Rio Grande do Sul registrou mais um conflito por terra nesta quarta-feira. Em São Gabriel, a Polícia Militar bloqueou uma marcha do Movimento Sem Terra (MST) e, no confronto, pelo menos um policial e um trabalhador rural saíram feridos. Sem terra foram presos e, segundo denúncias do MST, a polícia agiu com violência.

(...)“A previsão era marchar nove quilômetros até a entrada da Fazenda Souhtall, onde iríamos realizar um ato público e avaliar os próximos passos. Quando chegamos ao acampamento, a Brigada Militar cercou o nosso grupo e iniciou um processo de tiroteio, tiros para o alto, bombas de efeito moral, e os soldados avançaram sobre nós, com espadas, quando ocorreu o ferimento do Edvaldo”, afirma Ivanete Tonin, do MST.

(...)“A situação é bastante preocupante, porque até o momento a Reforma Agrária vem sendo tratada apenas como caso de polícia. Não estamos percebendo, por parte dos governos federal e estadual, alguma manifestação em torno de um programa de Reforma Agrária. E isso é preocupante, porque de um lado os fazendeiros nos perseguem e do outro, a Brigada Militar, o que demonstra claramente que o governo Yeda está a serviço de latifúndios como o do Southall”.

"

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Sinto muito, mas isso é mentira... esta tudo devidamente filmado. a policia apenas fez uma barreira para que a marcha não prosseguisse. Irritados com isso, o que se viu foi um bando de baderneiros partindo pra cima da policia, que por muitas vezes teve que recuar por estar somente com 15 homens lá. Não houve cerco ao grupo e quem começou a atacar foram os integrantes desse "movimento". Não é a Reforma agraria que esta sendo tratada como caso de policia, mas sim atos de puro vandalismo.
Acho que o fato de ser contra o governo pode ter confundido a tua interpretação do caso, mas as imagens mostram tudo. É obvio que o MST vai publicar notas dizendo que eram coitados inocentes e que foram maltratados pela policia, mas não vejo inocência em quem parte para cima da policia atirando pedras, com uma foice na mão e costuma usar mulheres e crianças como escudo.
Tem que cuidar nesta tal de sivuca para não distorcer os fatos para o lado de vocês, pois ai estarão manipulando a noticia assim como faz a tão odiada RBS.

20/04/2007, 09:44

 
Anonymous Anônimo disse...

Mais uma coisa... Não tem culpa o Lula nessa história também?
Acho que ele tem mais culpa que a Yeda...

20/04/2007, 09:49

 

Postar um comentário

<< Home