Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

05/12/2007

Brother Menezes, um mercenário de sucesso

Mano é um cara esperto.
Não pensou duas vezes em sair do 15 de Novembro para ir ao Caxias - ganhando mais.
Não pensou 1,5 vezes para sair do Caxias, com um trabalho em andamento, para ir pro Grêmio - ganhando bem mais.
Não pensou 0,5 vezes para aceitar a proposta de treinar um time na segunda divisão em detrimento de outros que competirão campeonatos de ponta - ganhando muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais.
Mano tem visto ultimamente o seu salário ser multiplicado exponencialmente, tornando-se, hoje, o mais novo marajá do futebol brasileiro: vai levar cerca de 400 mil reais por mês para chegar em 4º lugar em um campeonato com 38 rodadas sem grandes desafios.
A questão não é pular de um clube para o outro em busca de crescimento financeiro, mas começa a ser de caráter.
Mano afirmou mais de uma vez que ficaria no Grêmio se o time classificasse para a Libertadores - solidificou, durante um tempo, esta competição como sendo o seu Santo Graal.
Mas o Grêmio foi murchando ao final... Perdendo, empatando, sem vitalidade.
O presidente Arena Odone já começava a dizer que a Copa do Brasil era uma excelente competição, Mano despistava sobre sua situação - e nós ainda com chances!
Me parece que tudo foi um grande jogo de cena.
O Grêmio, desmontado financeiramente, preferia não estar na Libertadores, pois demandaria pesados investimentos no plantel e um aumento para o treinador na renovação - que já tinha salários na casa dos 90 mil por mês, segundo se divulgava.
Uma Libertadores, por mais que rendesse mídia e outras receitas, para um clube falido, que não consegue finalizar uma transação sequer, pois a grana fica retida pela Justiça, seria extremamente despendiosa - ao contrário de uma Copa do Brasil, com seus confrontos mata-mata, com estádios lotados e clubes inexpressivos que não demandam grandes investimentos em plantel para serem suplantados.
O fato é que parece que ficou bom para todo mundo nessa história.
A direção fingindo que queria estar na Copa, o Mano fingindo que continuaria no Grêmio, o time ainda com chances, na frente do rival, mantendo a esperança da torcida, que comparecia em peso seguidamente no Olímpico, gerando rendas de mais de 300 mil por jogo.
E, no final, então, tudo como se queria - aparentemente: o Grêmio ainda classificado para uma competição continental, terminando em uma boa colocação o Brasileirão e retornando - finalmente! - à Copa do Brasil.
Mano se despediu em frente à torcida e, com sua saída e a vinda de Mancini, aliviou em umas boas dezenas de milhares de reais a folha de pagamento do Tricolor.
Bom, mas, então, voltemos à vida de Brother Menezes.
Flamengo e Cruzeiro - principalmente este último - acenaram com propostas ao treinador - um grande técnico, diga-se de passagem.
O Cruzeiro parecia o destino certo, já que pagaria mais e estava classificado para aquela competição que ensejava-se ser a menina dos olhos do Brother...
Mas, não.
Cifrões é que tilintam naquele olhar, e Mano preferiu seguir seu caminho indo para uma segura(?) e rica jornada no Corinthians.
Foi para um clube que tem a falcatrua no sangue, que dissimula - assim como parece ter feito nosso comandante nesses últimos 2 meses de Grêmio (aliás, uma prática de políticos - interessante é que, coincidentemente, o Tricolor é dirigido por políticos).
Um clube historiacamente enfiado em confusões obscuras em todos os níveis e - segundo a atual direção - falido!
Sim, com mais de 100 milhões em dívidas anunciados oficialmente hoje.
Então, como se pagarão os mais de 5 milhões ao Mano neste ano de 2008?!
A verba da TV cairá pela metade(?)...
Olhando assim, friamente, não parece ter sido um bom negócio.
Mas, em se tratando do profissionalismo dos paulistas em tirar coelho$$$ da cartola, talvez tenha sido a melhor coisa que ele fez na sua vida.
Futebolisticamente, retrocedeu.
Inverteu suas preferências em virtude do dinheiro - ou mentiu - e deu imensos passos atrás.
Profissionalmente, no entanto, escolheu certo para si e sua família.
Milionário em um ano.
O mais midiático em um ano.
A tática perfeita de relações públicas.
Mano foi esperto, muito esperto.
Só deve rezar para que o furo do timinho não seja mais embaixo...

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Que amargura cara! Deixa o Mano ganhar o dinheiro dele. Que mereceu. Trata de fazer alguma coisa para sair do miserê. Tem de ter competência...

05/12/2007, 23:19

 
Anonymous Anônimo disse...

http://blackao.wordpress.com/2007/12/05/mano-no-corinthians/

06/12/2007, 01:31

 
Anonymous Anônimo disse...

Companheiro GUGA,
Deixa desta historinha de gremista que fica brabinho com quem nao quer ficar no gremio.....
Um abraço
Juventude rumoa à primeirona!Voltaremos!!!!

07/12/2007, 12:42

 
Anonymous Anônimo disse...

CAINA REAL CARA, SE TU RECEBESSE UMA PROPOSTA PARA GANHAR 6 VEZES O QUE TU GANHA HJ, NÃO TROCARIAS DE EMPREGO?? INDEPENDENTEMENTE DE LUGAR!!! CLARO QUE SIM, ESSA HIPOCRESIA SEM TAMANHO QUE ME IRRITA NOS UTÓPICOS SOCIALISTAS! E PENSAR QUE EU JÁ FUI UM HOMEM DE ESQUERDA...

08/12/2007, 02:16

 
Anonymous Anônimo disse...

Esses outros comentadores que justificam a escolha do Mano Menezes pura e simplesmente em função do dinheiro não têm como compreender a dimensão do mundo como ele é, pois dividem as questões sociais em dinheiro e em individualismo.

O cerne da questão não é porque o Corinthians tem a 2º maior torcida do mundo, nem porque fica em São Paulo ou porque o salário é 4x maior do que aqui: a escolha do Mano pelo Corinthians podendo ganhar uma Libertadores pelo Flamengo ou um Brasileirão pelo Cruzeiro é uma escolha imediatista, que mascara o MEDO que ele tem de ENCARAR um clube onde seja obrigado a conviver com questões para as quais provavelmente sua capacidade de contorná-las não seja maior do que a de um Celso Roth, por exemplo.

Falo isso com toda a tranqüilidade do mundo, sem jamais esquecer tudo o que ele fez pelo GRÊMIO... Enquanto sua limitação era uma virtude e não um defeito.

Sou grato ao Mano. Todavia, ele é MUITO MAIS LIMITADO DO QUE SE POSSA IMAGINAR.

Deu. Acabou. Saturou. Cansou. Não havia mais perspectiva dele junto ao GRÊMIO nem do GRÊMIO junto a ele: as ambições, os objetivos e as possibilidades ora muito diferentes resultaram em um rompimento que eu duvido muito que deixará de ser vantajoso para ambas as partes.

[]'s,
Hélio

08/12/2007, 13:38

 
Anonymous Anônimo disse...

Comentário bem escrito. Até certo ponto equilibrado. Mas muito pessimista, negativo na parte mais difícil de afirmar. A parte subjetiva, a motivação subjetiva do Mano. Acho demasiadamente prepotente e autoritário condenar alguém, ainda que parcialmente, por mera SUPOSIÇÃO quanto à parte subjetiva.
Quem diz isso é alguém conhece os melhores ideais e considera a parte material ACESSÓRIA.

09/12/2007, 21:20

 
Blogger Carlos Eduardo da Maia disse...

O Guga e o Olívio levam à risca aquele velho receituário "Não passa pela minha cabeça ser alguém com um empreendimento que gere lucro, que possa andar esbanjando coisas num prazer egoísta de viver."
Deixem o Mano ganhar a graninha dele.

11/12/2007, 12:07

 

Postar um comentário

<< Home