Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

04/09/2007

Polêmicas sobre a Arena

A obscuridade nas informações sobre a construção do novo estádio do Grêmio tem sido constrangedora.
A ponto de alguns lunáticos, desses que lêem a Zero Hora e a Veja e tomam tudo o que é publicado por verdade santa, simplesmente defenderem cegamente a obra sem ao menos questionar algumas coisas.
São pessoas que tomam os argumentos enlatados e os repetem incessantemente, como se quanto mais dissessem, mais aquilo se tornasse realidade.
Isso o Huxley explica...
Bem, ultimamente, provavelmente em virtude de uma eleição do Conselho Deliberativo que se avizinha, têm surgido novos esclarecimentos acerca do projeto.
Mesmo assim, não dá para ficar esperando que o Pedro Ernesto explique as coisas, porque ele não vai fazer isso.
Quantas vezes já disseram que a Arena vai sair no Humaitá?
Mas ainda não se decidiu sobre isso!!!
Quantas cifras diferentes sobre a construção?
Ainda não se aprovou projeto!!!
E a participação do clube na Grêmio Empreendimentos?
Ainda não está nem definido se remodela-se o Olímpico ou se constrói estádio novo...
O fato é que tem-se que lapidar informações, procurar em blogs, catar nas entrevistas.
Um desses fóruns que tem me parecido bem adequado é o Apito do Blackão.
O companheiro Hélio também tem dúvidas, as explicita e procura saná-las.
Vá lá e leia os seguintes posts, comente e participe:
- MINHA DESCONFIANÇA EM RELAÇÃO À ARENA É A SEGUINTE
- GRÊMIO: EXAGERO COM A ARENA PREJUDICA CAMPANHA 2007
- ARENA DO GRÊMIO: ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE?!
- ARENA NO LUGAR DO OLÍMPICO PODE RENDER MAIS PARA O CLUBE OU NÃO?
- Projeto Gigante para Sempre (apresentação FIFA)

Por aqui, levanto algumas questões pertinentes.
Outras, segundo o próprio Hélio e o Rodrigo, do Cão Uivador, parecem-me já estarem encaminhadas, segundo o que se viu em recente programa da ESPN Brasil (e não na Rádio Gaúcha!) - clique aqui e leia este post sobre o assunto.

Da localização, me parece extremamente delicado levar o estádio para uma região distante de tudo e de todos sem prejudicar a afluência de público no local.
É notório que grande parte da torcida, hoje, se desloca a pé para os jogos no Olímpico.
Mesmo que venham de ônibus, as pessoas desembarcam no Centro e caminham 20 ou 30 minutos até o Largo dos Campeões.
No caso do Humaitá, estaria-se perdendo, por baixo, uns 40% do público, que faz isso ou por gostar dessa "modalidade" de transporte, ou por simplesmente não ter carro, grana para pagar um táxi, entre outros.
Mudar para o Humaitá implica a aplicação de uma estruturada e nova logística de transporte coletivo.
Tem o Trensurb do lado?
E daí? Este trem não passa nos bairros mais populosos de Porto Alegre...
Ah, vai ficar mais fácil para o pessoal do Vale do Sinos?
Até onde eu sei, o nome do clube não é Grêmio Foot-Ball Vale-do-Sinense.
Pois bem, hoje, se tem uma série de terminais de ônibus adjacentes ao Olímpico, com o Centro, como já visto, sendo o principal meio de êxodo de torcedores.
Mesmo assim, não funciona direito.
Os ônibus lotam demais e, dependendo da hora, as linhas não atendem mais.
Como vai ser no Humaitá?!
Em se conhecendo a excelência de nossos administradores públicos, o que vocês acham?
Perder um ônibus numa zona central como o bairro Azenha é uma coisa.
Agora, e lá no Humaitá?!
Essa questão da logística do transporte público é que tem que pautar seriamente a discussão de um novo lugar para o estádio do Grêmio - e não a construção de prédios garagem.
Sem falar que a Azenha é um bairro comercialmente muito mais viável e valorizado do que o vazio urbano da saída da cidade...

Bairro Humaitá


Azenha

Outra coisa que preocupa, e muito, é a majoração dos ingressos.
Sou sócio hoje porque me foi presenteado o título e é possível despender 40 a 50 reais de mensalidade.
Classe mérdia que sou, subindo muito este valor, deixarei - para o meu desespero e felicidade da Têmis - de freqüentar jogos do meu Tricolor...
E Copa do Mundo?!
Ah, por favor...
Que se faça o estádio para o GRÊMIO, não para um evento pontual...

Toda essa questão envolve transparência nos trâmites, seja na esfera do clube, para com seus sócios e torcedores, seja na esfera pública, para com a sociedade em geral, acerca dos investimentos em infra-estrutura e contratos que surjam entre a iniciativa privada e o erário público.
É o mínimo que se pede, mas, em se tratando de nomes como Odone, Britto, Guerreiro, Fogaça e Yeda e suas preocupações com a coisa pública e transparência de suas ações, dá calafrios só de pensar o que possa sair daí...

4 Comentários:

Blogger Cé S. disse...

oi guga -- não recebi o convite -- manda de novo, por favor -- mesmo email -- animot a/r/r/o/b/a gmail.

04/09/2007, 18:31

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro Guga!
Tu é minha última esperança. Já intervi no Cão e no Blackão, mas não consegui, talvez por incompetência verbal, chamar atenção para a eleição que vai ocorrer no fim do mês, com a renovação, acho que de dois terços do conselho do Imortal. Essa eleição vai definir os próximos passos do clube, quem obter maioria vai controlar as decisões. A mídia, ZH e o Correio, tão notícias esparças, não situando nada de consistente. Tenho certeza que aquelas nabas (Obino, Fachin, Cacalo, Koff a decepção da história, Odone e Cia) estão a milhão fazendo conchavos e acertos. Parece que o Grêmio Novo virou o centro da disputa, mas aqueles figuras viraram unha e carne com o Odone. Em quem os bronqueiros e corneteadores vão votar? Apreendi com um cara do partidão que até na eleição do Leopoldina Juvenil "devíamos" ter posição(tomo a liberdade de usar o nós). As vêzes tenho o sentimento de que a construção da Arena é uma cortina de fumaça para emcobrir o que interessa - o domínio do conselho. Só após é que os "verdadeiros" passos serão dados, porque então ocorrerão as decisões, além disso a torcida é neutra, não vai influir no norte dessas figuras. Eles não dão o mínimo respeito pela torcida. Quero acrescentar que não consigo entender como um clube FALIDO, que não pagou o Beto, o Loco Abreu, entre outros, que deve os tubos, que não unificou as matrículas dos terrenos onde está o Monumental, que esses terrenos estão penhorados, inclusive para o Estado, vai fazer investimentos num novo Estádio?

Reitero, neste momento, o imporante é a elição.

Saudações Tricolores

05/09/2007, 08:57

 
Anonymous Anônimo disse...

Meu post saiu com alguns erros, especialmente o final onde afirmo que o "importante é a eleição".

05/09/2007, 09:38

 
Anonymous Anônimo disse...

Guga,

A majoração dos ingressos devido ao custo fixo de manutenção de cadeiras, higiene e treinamento dos funcionários é inexorável. O Eduardo Antonini, vice de planejamento e principal mentor da Arena, arriscou dizer que a futura social deverá, a dinheiro de hoje, custar cerca de R$70,00 por mês.

No entanto, a idéia é que a capacidade do novo estádio tenha de 50 a 60 mil lugares no máximo, todos cobertos (isto é, sem levar chuva na cara nem no lombo mesmo debaixo da cobertura do anel superior e sem torrar no sol ou ter de assistir de boné no lado da Geral e das Cadeiras Especiais), dos quais no máximo 15% seriam destinados a não-sócios.

A modalidade Sócio Torcedor terá preferência na compra de carnês para toda a temporada, com um bom desconto.

Independentemente do que aconteça, o grosso da renda virá dos direitos de transmissão. Conhecidos que trabalharam na Net e ajudam no marketing do tradicional adversário dizem que, ao contrário do que o chutador Hiltor Mombach vocifera, os contratos e a cota que cabe à dupla Grenal são justíssimas em função dos números absoluto e relativo de torcedores dos dois clubes Brasil afora. Isso sem contar que o Grêmio tem 6 milhões de torcedores, o Corinthians 16 e o Flamengo 22.

E nós já temos mais sócios do que o Milan!

[]'s,
Hélio

08/09/2007, 01:48

 

Postar um comentário

<< Home