Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

16/08/2007

Quem tem medo do lobo mau?

Eduardo Guimarães tentando entender a Venezuela.

(...)"Fomos almoçar, depois de uma manhã inteira trabalhando duro. No restaurante, pensei duas vezes antes de abordar o assunto política. Afinal, além de correr o risco de me tornar antipático para alguém com quem estava tentando fazer negócio, que mais eu poderia esperar de um executivo de uma empresa como aquela se não que reproduzisse o discurso do taxista?

Enganei-me. Muito. Expus ao executivo Alfredo minha incompreensão sobre por que uma sociedade que está enriquecendo e se desenvolvendo odeia tanto aquele que está promovendo esse sucesso todo. Meu interlocutor assumiu um ar meio confidencial. Ele, bem como o presidente e toda diretoria da empresa acreditam cada vez mais na Venezuela, tanto que essa empresa vai investir mais de dois milhões de dólares até o fim deste ano. Não existe o menor medo de “cubanização“ do país. Então, Alfredo me explicou por que outras empresas, a classe dirigente que está ganhando dinheiro como nunca, incita o medo da classe média baixa, arrastando-a às ruas e apoiando o golpismo da mídia e da oposição.

“Esta empresa, Eduardo, trabalha estritamente dentro da lei. Veja que não teremos dificuldade nenhuma de importar de vocês ou seja lá de quem for. Com centralização do câmbio e tudo mais. Pagamos nossos impostos rigorosamente em dia, pagamos corretamente os direitos trabalhistas de nossos funcionários e lhes damos os benefícios trabalhistas que o governo exige. Então, não temos problemas. Agora, empresas que estavam acostumadas a poupar para si dinheiro de impostos, a prejudicar seus empregados, a mandar dinheiro para fora do país, essas estão com problemas. Para nós, não haverá ‘cubanização’ alguma. Haverá o que há nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra... Teremos, todos, que trabalhar dentro da lei ou o Estado nos quebrará”
"(...)

Leia a íntegra no blog do próprio, clicando aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home