Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

05/07/2007

Stalinismo segundo Gauche

Cristóvão Feil nos brinda com 2 excelentes artigos acerca do Comunismo e do Stalinismo.
Vou publicar aqui embaixo uma parte de um dos artigos e os links de ambos.
Vale muito a pena ler na íntegra - principalmente aqueles que têm a intenção de pensar a sociedade a partir de uma ótica que não a capitalista.
São textos de opinião e informativos.
Feil é, com certeza, formador de opinião (daqueles autênticos) e o seu blog, parada obrigatória!

"A família - todos sabemos - é uma usina de ideologias reacionárias e um abrigo de conservadorismo, por excelência. A família é o elemento fundamental da sociedade de classes, é o receptáculo da propriedade privada. Fábrica privilegiada de autoritarismo, e daquilo que Foucault chamava apropriadamente de "fascismozinhos ordinários". Tanto mais em 1936. Família patriarcal e propriedade privada são uma coisa só.

A sociologia positivista, de direita, atribui uma espécie de realidade ontológica à família, com a franca intenção de confundir ou ocultar a universalidade do conceito de classe social. Para esses sociólogos de araque, a família é tão-somente um fato natural, biológico, como se não cumprisse uma função social e jurídica no sentido de assegurar direitos sucessórios a bens patrimoniais e culturais privados - marcadamente burgueses.
"

LINK 1: Histórias da esquerda - As marcas indeléveis do stalinismo
LINK 2: Crepúsculo dos deuses - O discreto charme comunista do stalinismo

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home