Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

20/07/2007

O meu fim sobre o desastre...

Nem cabe mais falar sobre o tema.
Vale, para quem quiser, dar uma passada no Diario Gauche e no RS Urgente e dar uma conferida nos artigos e opiniões por ali.
De minha parte, esgotei tentar compreender via mass media o ocorrido depois que uns cronistas esportivos, em um programa de debate sobre futebol, fizeram a seguinte relação: a culpa do acidente com o avião da TAM em Congonhas foi do Governo Federal que não salvou a Varig.
Os caras - que já não entendem lhufas de futebol e têm a latinha por horas para falar o que quiser sem responsabilidade - criaram um mundo de fantasia com suas próprias relações de causa e conseqüência e decretaram o seu veredicto.
É simplesmente impossível continuar consumindo os mass media.
Não dá mais!
As pessoas têm que parar de ouvir, ler e ver RBS, parar de ouvir e ver Band, nada de Correio do Povo ou Record.
Chega!
Os caras usam argumentos infundados, especulam para tudo o que é lado e, ainda por cima, são ruins, péssimos comunicadores, inclusive, do ponto-de-vista acadêmico.
Quem circula nesse mundo é burro, sim.
Inteligentes são aqueles que o constituíram, porque, a partir disso, não precisam mais doutrinar ninguém diretamente, a programação vem de pronto, automática.
Os grandes centros de condicionamento que são as faculdades de comunicação - privadas, principalmente - já tratam de podar iniciativas e apenas filtram quais serão os próximos a assumir um posto nas fileiras da baboseira infinita.
E lá vão eles replicar, sem senso crítico, sem ninguém ter forçado nada, o senso comum da burrice de quem se acha importante porque leva, todos os dias, o tapinha nas costas do editor: "bom trabalho"!
A culpa é do Lula porque não salvou a Varig...
A culpa é da TAM - e pronto!
Assim como na crise aérea, esquecem-se todos de apontar o dedo para os responsáveis pelos aviões e linhas aéreas: AS EMPRESAS.
É claro que Congonhas não dá mais, que tem problemas gravíssimos para serguir sendo um porto de atracagem e passagem de milhões de passageiros ao ano, mas o acidente da última quarta-feira tem muito pouco disso.
A culpa é da TAM.
Da falta de manutenção.
Do lucro.
A culpa - e aqui faço a minha relação de causa e conseqüência - é de um sistema que não é bastardo e que é alimentado por todos aqueles que apontam dedos para iniciativas coletivas e socias, como cupinchas de uma côrte que julga e executa sentença como e quando quer.
A culpa é, sim, do capitalismo.
-------------------------

Já procurando por culpados, tarefa basica do moderno jornalismo brasileiro, Eliane Catanhede, esta noite, na Folha Online, coloca "sob foco" as companhias aéreas, "por não aceitarem abrir mão da concentraçao de vôos em Congonhas, que consegue ser ao mesmo tempo um aeroporto condenado e o aeroporto mais congestionado do país". Diz, sem meias palavras - "É o típico caso em que o dinheiro fala mais alto do que a segurança".

Leia no Blog do Omar mais coisas sobre isso.

4 Comentários:

Blogger Rodrigo disse...

Muito bom!
Ainda bem que existem os blogs, que não repetem as mesmas besteiras da mídia corporativa.
Felizmente, nenhum parente ou amigo meu estava entre as vítimas do acidente. Mas houveram alguns que escaparam por pouco.

Abraços

21/07/2007, 11:29

 
Blogger José Elesbán disse...

O governo é responsável na medida em que coonestou a atitude gananciosa das empresas de aviação.
Também é sempre bom lembrar que o acidente que derrubou o avião da Gol em setembro, foi principalmente devido ao avião da Excel Air, que voava com o transponder desligado. Se o tal aparelhinho estivesse ligado é improvável que o acidente tivesse ocorrido.

22/07/2007, 22:12

 
Blogger Omar disse...

SOBRE FUTEBOL: Na copa América, logo após a primeira vitória sobre o Chile (3 a zero), no Sportv, teve um programa com os "profissionais" dessa filial da Globo. O âncora desse programa lamentou que essa vitória do time brasileiro tenha atrapalhado seu comentário a respeito de Dunga e a seleção. Ou seja, ele já havia formulado o comentário sobre a partida ANTES da partida.

24/07/2007, 11:53

 
Anonymous Anônimo disse...

Guga,

Nem as federais se salvam. Eu estive na FABICO (cujo PPGCOM não me quis porque eu não calo minha boca para corporativismos nem para feudalismos acadêmicos) para pedir aproveitamento na Unisinos (o único PPG do país quase nível 6 na CAPES/MEC, formado por professores altamente politizados e qualificados que se aposentaram em várias federais Brasil afora e foram contratados por um salário tão bom quanto justo) dos créditos que cursei como aluno especial e todos os funcionários e alguns professores me disseram que é queixa geral a falta de engajamento, de consciência política e de solidariedade da esmagadora maioria dos alunos.

Estão faltando os alunos cotistas para darem uma oxigenada na FABICO.

[]'s,
Hélio

02/08/2007, 17:22

 

Postar um comentário

<< Home