Editais para Projetos Sociais
Informação vem via amigo Luís Paulo
Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007
Com objetivo de agraciar projetos que envolvam o conceito de desenvolvimento sustentável e que valorizem aspectos sociais além de ambientais, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade está com inscrições abertas até 30 de setembro. Podem concorrer projetos de todo o Brasil, concluídos ou em realização, em três categorias: humanidade, tecnologia e natureza. As inscrições devem ser encaminhadas para Câmara Brasil-Alemanha (Rua Verbo Divino, 1488, 3º andar, São Paulo, SP, CEP: 04719-904), aos cuidados do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Agora com caráter itinerante, a entrega do prêmio será no Rio de Janeiro, em 7 de novembro. A escolha da cidade como sede da 8ª edição da iniciativa deve-se à longa tradição da cidade na área de meio ambiente. Foi no Rio de Janeiro que o botânico e etnólogo Karl Friedrich Phillip von Martius primeiro aportou, em sua viagem ao Brasil, em 1817. Outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo e-mail info@premiovonmartius.com.br ou no site www.premiovonmartius.com.br.
BVS&A recebe inscrições de projetos
A Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVS&A), principal programa em Responsabilidade Social da Bovespa, está recebendo inscrições de projetos ambientais em busca de recursos.
Funcionando como uma replicação do mercado de capitais, a BVS&A lista projetos que necessitam de recursos para serem implantados ou ampliados, buscando fazer a ponte desses projetos com investidores socioambientais (doadores) dispostos a apoiá-los.
Lançada em 2003, a BVS&A já captou R$ 5,4 milhões no mercado, permitindo que 39 projetos fossem 100% atendidos. Saiba mais acessando www.bovespasocial.org.br. No site é possível encontrar a ficha de inscrição que pode ser preenchida e enviada online – primeiro passo para ter seu projeto analisado.
As áreas ambientais abrangidas são:
Educação para a Sustentabilidade - Projetos cujo objetivo é apoiar a educação como meio de construção da cidadania e de um sistema econômico que permita maior igualdade social; formação de profissionais e líderes voltados para o desenvolvimento sustentável; atividades educativas para crianças e adolescentes e apoio a iniciativas multidisciplinares; defesa dos direitos humanos e do consumidor e geração de emprego e renda.
Mudanças Climáticas - Projetos direcionados para a avaliação e redução dos impactos das mudanças; trabalhos que tenham como meta a diminuição de emissões de gases de efeito estufa, o desenvolvimento de fontes renováveis de energia.
Recursos Hídricos – Projetos que busquem aperfeiçoar e racionalizar as várias formas de uso da água; fomentar iniciativas de proteção e combate à sua degradação e assegurar a sua qualidade e quantidade.
Biodiversidade e Florestas – Atividades de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade associadas ao desenvolvimento das comunidades locais; criação de reservas naturais; proteção de espécies ameaçadas de extinção.
Cidades Sustentáveis – Iniciativas em saneamento ambiental, poluição atmosférica e dos mananciais; déficit habitacional e ausência de políticas de transporte e de trânsito; projetos voltados para a criação de áreas verdes em centros urbanos; desenvolvimento de novos hábitos de moradia, transporte e consumo.
Santander seleciona projetos de educação
O Santander recebe, de 16 de julho a 17 de agosto, inscrições de projetos na área de educação destinados a crianças, adolescentes e universitários, orçados em até R$ 60 mil, para serem apoiados pelo programa Parceiros em Ação.
Serão aceitas inscrições de projetos a serem implementados nas regiões Sul e Sudeste do país, com o desenvolvimento em localidades nas quais o Banco tenha agências em operação. Organizações não-governamentais, associações e organizações sociais de interesse público podem obter informações sobre o processo seletivo e os critérios de análise, entre outras, no site www.santander.com.br/social. Os projetos selecionados serão anunciados no início de novembro.
O objetivo do programa é apoiar a realização de projetos sociais, com foco educacional, para colocar em prática boas iniciativas, possibilitando o desenvolvimento social do público atendido pelas entidades escolhidas.
Lançado em 2005, o Parceiros em Ação já investiu em projetos de 17 instituições sociais (entre elas Associação Lua Nova, Instituto Sou da Paz e Arrastão), beneficiando cerca de 100 mil crianças e jovens.
O Banco abre inscrições para o programa duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. No primeiro semestre de 2007, foram selecionados cinco projetos para receber apoio: Educadores em Ação: Mapeando as necessidades de aprendizagem dos jovens (SP/SP), da Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação; Curso Preparatório para a 5ª série do Ensino Fundamental (RJ/RJ), do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – Ceasm; Ação Interativa: Escola, Estudantes e Comunidade Construindo Novas Práticas (Curitiba/PR), da Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência - Ciranda; Qualiescola - Qualidade na Educação de 5ª à 8ª série (SP/SP), do Instituto Qualidade de Ensino; e ContArte: Projeto Contando Histórias e Fazendo Arte (Itajaí/SC), da Universidade Solidária - Unisol.
O Santander promove, também, uma edição especial do Parceiros em Ação, em comemoração aos 150 anos do Banco. Nela, são os colaboradores (funcionários, estagiários e terceiros) de todo o País que indicam, até final de julho, os projetos s serem selecionados pelo programa. A seleção será feita independentemente dos projetos inscritos pela edição tradicional.
A política de responsabilidade social do Santander beneficia projetos educacionais que possam contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, favorecendo a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que atua.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home