Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

20/04/2007

A fina flor do anonimato

Ao velho estilo do extinto Boa Noite pro Porco, abro espaço para contrapor um comentário no corpo do blog.
Aliás, será a primeira e única vez que se fará isso com comentários anônimos.
Farei porque é uma linda de uma bola picando na frente do gol, sem goleiro.
É um baita gancho pra escrever sobre um tema que eu adoro.
Sem mais delongas, aqui vai.

No último post sobre o conflito do MST uma pessoa anônima intitulando-se imprensaisenta fez dois comentários que são a fina flor da manipulação.
Um texto típico de quem consome a opinião enlatada vendida nos displays de supermercado e nas esquinas da cidade por ambulantes uniformizados.
Começa assim (as partes do comentário estão em itálico):

Sinto muito, mas isso é mentira... esta tudo devidamente filmado. - será que se refere à matéria que passou no PRBS? Eu vi esta matéria. Tinha até uma repórter bem bonitinha fazendo as passagens - aliás, isso é praxe do PRBS. Bom, a matéria é uma EDIÇÃO DE IMAGENS. Ali dava para perceber que o confronto começou quando os Sem Terra resolveram contornar a barricada da BM pelo campo ao lado. Não mostra em nenhum momento quem iniciou a confusão. Bom, se o (ou seria "a") imprensaisenta é funcionário do PRBS, ou tem acesso às imagens brutas que mostram bem quem iniciou a brigaiada, daí poderíamos postar isso por aqui e fazer uma análise crítica do ocorrido.

Seguindo:
a policia apenas fez uma barreira para que a marcha não prosseguisse. Irritados com isso, o que se viu foi um bando de baderneiros partindo pra cima da policia, que por muitas vezes teve que recuar por estar somente com 15 homens lá. Não houve cerco ao grupo e quem começou a atacar foram os integrantes desse "movimento". - é, essa pessoa ou estava presente no local, ou viu bem a EDIÇÃO da matéria, porque repete exatamente o off da repórter... Mas chama a atenção a substantivação "bando de baderneiros" e a colocação entre aspas da palavra "movimento", tentando desconstruir o sentido do termo. Posso afirmar com a plena certeza de quem esteve exatamente naquele acampamento de São Gabriel e nos outros de Coqueiros do Sul e Pedro Osório, onde também ocorreram confrontos com brigadianos, que se tem algo que essa gente não é são baderneiros. São muito ordeiros, sim senhor. Todos os acampamentos em que estive presente se mostraram bem organizados, constituindo lideranças e preocupados com educação e saúde e com formação para enfrentarem um futuro em um assentamento. Se isso não se chama MOVIMENTO, então não sei mais nada mesmo.

Não é a Reforma agraria que esta sendo tratada como caso de policia, mas sim atos de puro vandalismo. - sugiro uma passadinha pelo véio Aurélio e ler o significado de vâdalo/vandalismo. A não ser que a Southall e outras fazendas ocupadas sejam patrimônio público e ninguém sabia, há um ledo equívoco aí. Outra coisa, se não o são públicas, o que a Brigada Militar estaria fazendo nesses locais? Segurança privada? Olha, bem que eu queria um efetivo desses de 15 policiais patrulhando a minha rua...

Acho que o fato de ser contra o governo pode ter confundido a tua interpretação do caso, mas as imagens mostram tudo. - de novo, as imagens EDITADAS do PRBS.

É obvio que o MST vai publicar notas dizendo que eram coitados inocentes e que foram maltratados pela policia, - acho que não leste a nota.

mas não vejo inocência em quem parte para cima da policia atirando pedras, com uma foice na mão e costuma usar mulheres e crianças como escudo. - nesta última parte vou ter que concordar. É verdade, o MST usa mulheres e crianças como escudos! E aqui vai a prova fotográfica disso, que tiramos nos acampamentos de Coqueiros do Sul:

escudo contra a ignorância

escudo contra a fome

escudo contra a indolência e pela produção

olha a cara desse "vândalo baderneiro"

esse aqui provavelmente tá fazendo o filho dele de escudo, será que o menino tá olhando com aqueles olhos azuis lindos a ameaça que seu pai o impõe???

e este outro garoto? olha a arma que ele tem em mãos!!!

Tem que cuidar nesta tal de sivuca para não distorcer os fatos para o lado de vocês, pois ai estarão manipulando a noticia assim como faz a tão odiada RBS. - vocês quem?!

Mais uma coisa... Não tem culpa o Lula nessa história também?
Acho que ele tem mais culpa que a Yeda...
- ah, com certeza o Lula tem culpa!!! É o maior presidente BUNDA MOLE da história!!! O ministro zé mané dele, da Reforma Agrária, só fala abobrinha. Há um monte de decretos de desapropriação já assinados que o cara não dá andamento, incluindo o do latifúndio Southall, este em São Gabriel. Se entregar pro PMDB de bandeja é atestado de culpa, sim senhor. Mas mais que a tia Yeda, hmmmmmmm, não força companheiro!

E era isso.
Que fiquem bem claras algumas coisas.
Este aqui NÃO é um veículo isento.
O Alma da Geral é um blog BEM posicionado.
É gremista, vermelho e simpatizante de gays, lésbicas e transexuais - e de todos aqueles que lutam por seus direitos com dignidade e coerência.
O Alma da Geral é um espaço de expressão de duas pessoas que querem expor seus pontos-de-vista.
Que querem compartilhar de suas realidades.
Trocar informações.
Fazer análise crítica.
E por aí vai.
Não é assim que deveria ser?

A todos os leitores do blog, um grande abraço.

Aos anônimos deste mundo, a insignificância do desconhecimento.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito boa a matéria e a tua resposta, Guga! Posição firme, lúcida e comprometida com a vida e a justiça social - e contrária à exclusão, alienação, preconceito e desconhecimento.
Siga firme nesta peleia, tchê!
Eloir

20/04/2007, 17:07

 
Blogger Marcos Todt disse...

O texto anônimo realmente serviu para demonstrar o nível de preconceito elitista que- ainda - existe contra esse movimento social tão importante e politizado que é o MST.
Parabéns pelo posicionamento.
Marcos (indonacouve.blogspot.com)

20/04/2007, 17:30

 
Blogger Aline Leão disse...

Graaaaande Guga

23/04/2007, 10:13

 

Postar um comentário

<< Home