Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

10/01/2007

Hugo Chávez anuncia nacionalizações

Deu no Correio ontem. Qualquer semelhança com a realidade existente no Brasil... Bom, não existe semelhança.

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem planos de nacionalizar as empresas de eletricidade e de telecomunicações do país. Chávez igualmente vai pedir à Assembléia Nacional - controlada por seus aliados - que aprove uma lei que lhe dará 'poderes especiais'. A Lei Habilitante, que ele chama de 'a mãe das leis revolucionárias', permitirá que as medidas de nacionalização possam ser aprovadas por meio de decretos. Chávez disse que diversos projetos de extração de petróleo na região do Orinoco devem passar para o controle estatal, assim como as empresas Cantv, de telecomunicações, e a Electricidad de Caracas, de energia, propriedade de um grupo norte-americano. 'Tudo o que foi privatizado será nacionalizado', afirmou em discurso, proferido após o anúncio de seu novo gabinete de ministros. Ele prometeu dar passos ainda mais radicais em direção ao socialismo. A nacionalização, explicou, deverá ser seguida por emendas à Constituição. 'Estamos avançando em direção a uma república socialista, e isso requer uma reforma profunda da Constituição', afirmou. O líder venezuelano disse que irá mudar as leis do país para adequá-las ao seu 'socialismo do século XXI'. A autonomia do Banco Central foi criticada. 'Banco central autônomo é uma tese neoliberal', justificou, prometendo ampliar o controle sobre a instituição.

Ele também insultou o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Inzulza, e pediu que este renuncie. Entre outros ofensas, Chávez chamou Insulza de babaca e fez trocadilhos com seu nome e a palavra 'insípido'. Inzulza havia pedido a Chávez que cancelasse a decisão de não renovar a concessão de um canal privado de TV.
"

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home