Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

19/12/2005

Eu sei que país é este...

Nossa...

A gente cresce ouvindo Legião Urbana e uma série de outros artistas cantando de verso em prosa que o Brasil é (era?) o país do futuro... Ouve muita gente esperançosa. Às vezes nos vemos, inclusive, embuídos desse mesmo espírito, mas é só começar a se informar sobre a história do país mais profundamente para que tudo isso se esvaia pelo ralo.

O que será que o Renato Russo tava pensando quando escreveu aquela música? O que ele via? E o Legião era de Brasília!

Nesse último sábado a gente viu um filme no Canal Brasil. Era um cinedocumentário montado em 1985. O nome: MUDA BRASIL. Se tratava de um registro dos bastidores da abertura feita pelo último governo militar brasileiro, o do Figueiredo. Ou seja, era o retrato de 1984 a partir de Brasília. Aliás, o título poderia ser outro "(não) Muda Brasil". Porque foi isso que ocorreu.

Enxergar o ACM mais novo brigando com o Maluf dentro do PDS e perder a convenção do partido foi bastante esclarecedor. Malvadeza foi, então, apoiar Tancredo Neves e o PMDB do ancião e papagaio de pirata Ulisses Guimarães - aliás, essas aves são as que mais existem em Brasília até hoje, acho que gostam do clima do serrado. Essa atitude do coronel baiano foi decisiva para a vitória do Tancredo e do Sarney no "colégio eleitoral". Sim, porque diretas naquele ano de 1984/85, nem pensar. Mesmo que fosse perfeitamente possível. Se o congresso brasileiro decidisse por isso, certamente correria o risco de perder o poder para o Brizola ou um outro discidente do fisiologismo político da época. Então, ficou-se com a disputa Tancredo/Maluf como sendo "a" hora da mudança. Pra que dividir com os outros o que poderia ser dividido entre eles?

O certo é que ver o véinho consorte do Sarney no palanque ao lado de FHC, ACM & cia - hoje - nos esclarece que não havia esperança naquela época para ninguém. Não se se deixasse para o congresso decidir o presidente... E, hoje?! Não seria a mesma coisa?!

Pois é, não mudou nada porra nenhuma. O PT perdeu uma eleição fraudada em 1989. Aquele era "o" momento para o Lula assumir. E este Lula de hoje mais parece arremedo daquele de ontem.

E o poder continou nas mãos dos que sempre o tiveram na miserável história do Brasil. Hoje é PP (Partido Progressista?) aquele que já foi PPB, PPR, PDS e Arena. O PFL saiu daí também, assim como o PSDB (uma mistura de políticos do PDS e do PMDB). O PPS sai, hoje, mesmo já tendo sido PCB, do PMDB, que sustentava - e ainda sustenta! -, sim, a oligarquia nacional. Sem falar do sem número de legendas de outros partidos direitistas e conservadores. Corja de corruptos, legisladores da causa própria.

Sobraria, então, o PT. Este partido que queria diretas ao invés do Tancredo. Se retirou do colégio eleitoral, não admitia e não considerava legítima aquela forma de democracia. Sobraria, porque hoje tá brabo...

E tá brabo se manter brasileiro. O melhor era não saber de nada, mesmo. Se começar a estudar um pouquinho nossa história, se percebe, inclusive, que o Tropicalismo era uma puta farsa - o Caetano Veloso não presta! Pode ser um excelente músico, mas não presta.

Não dá. É melhor parar, ou deixar o Brasil, mesmo. Nunca fez tanto sentido aquela famosa frase: "Brasil, ame-o ou deixe-o" - traduzindo: "Brasil, ou tu aceita tua ignorância e acata tudo que o 'andar de cima' determinar, ou vai te embora, filho da puta!"...

1 Comentários:

Blogger Fabiana disse...

Obstáculos não podem jamais nos fazer desistir da luta. Ela é difífil, mas é necessária. Sair do Brasil? Qual país encontraremos uma situação diferente? A Venezuela é uma opção, mas lá também é necessária a luta, todos os dias... beijos

19/12/2005, 16:20

 

Postar um comentário

<< Home