Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

30/03/2007

Estado mínimo um cacete!

Estado que sustenta empresas, alavanca empreiteiras, produtoras de aço, que sustenta instituições financeiras, que usa seus recursos para a expansão de empreendimentos privados que têm receita maior do que o próprio Estado não é mínimo!!!
Muito menos ausente!
O Brasil é um Estado forte, sim senhor!
Presente e financiador!

A grande questão é de quem para quem...

A Justiça é dos ricos


Esse é o vídeo da desocupação de um prédio em Porto Alegre.
Alguns fatos são interessantes de se sublinhar.
Foram mobilizados efetivos da Brigada Militar preparados para uma GUERRA.
Em jogo de futebol nenhum - seja com 5 mil ou 50 mil pessoas - eu vi tamanho aparato policial.
A maioria das pessoas que ocupavam o espaço eram mulheres e crianças.
Quem pediu a reintegração de posse?
O antigo dono que vendeu o prédio para uma gangue que fez um túnel e ia assaltar a CEF e o Banrisul e que agora é dono de novo???
Com que dinheiro a gangue comprou o prédio?
Onde está este dinheiro?
O antigonovo dono devolveu a grana?
Para quem?

A Justiça é dos ricos!
Acesse http://ocupacao20denovembro.blogspot.com/.

28/03/2007

situação controlada + elemento de discórdia + desenvolvimento da discórdia + solução da discórdia + final feliz = 1s m(b)ilhões de dólares

Dá pra assistir quando não se quer pensar em nada, mas não dá pra aguentar esses estadunidenses querendo mostrar que são os donos do cinema quando a fórmula se repete, se repete, se repete e se repete....

Tem aquele dos dois policiais um espertinho e o outro experiente e contido que no começo não se dão bem. Mas, depois de uma mega operação, depois de terem destruído toda a cidade, eles entregam o distintivo por má conduta e, mesmo assim, resolvem o caso por fora da polícia se tornando os melhores amigos.

Ou aquele do policial fracassado que supera todas as dificuldades, destrói toda a cidade pra se tornar herói no final.

Tem aquele da família super unida. Acontece alguma coisa: entra alguém de fora que só faz confusão, ou surge um fato inesperado que faz com que a família comece a ter uns arranca rabos mas no final todos se entendem melhor do que antes, com tudo resolvido.

Tem aquele da fracassada que é meio gordinha, deslocada no colégio ou na sociedade que encontra um lindo homem e no começo eles não se dão bem, mas no final eles descobrem que estão perdidamente apaixonados um pelo outro. Ela dá uma virada de 180 na vida, emagrece, só usa roupas "fashion" e se torna a pessoa mais querida e incluída do mundo.

Ou do fracassado que é picado, entra em contato com alguma coisa ou um acontecimento que o transforma um super-herói e nesse meio tempo ele conhece o amor da vida dele e que no final larga esses amor pra lutar pela defesa da sociedade.

Ah! Tem também o da escola dos alunos fudidos na vida, provavelmente negros de uma periferia que começam a ter aulas com um professor(a) branco que depois de muito trabalho começa a entender os alunos e ganhar sua simpatia.

Fora aqueles que a superstar da hora de holywood sacrifica sua aparência perfeita por um papel e se torna, por isso, a melhor atriz da atualidade.

Tem filmes bons? Tem! Mas com certeza não seguem essa lógica. Esqueci algum? Provavelmente.

26/03/2007

Pra relaxar!

Façam! Nao é vídeo que assusta nem nada, é uma incrível brincadeira de ótica!
Tem que olhar fixo bem no centro até acabar!


A luta de classes começou - já faz um tempo - mas fica cada dia mais urgente a resposta...


Afinal de contas, de que lado tu estás???


Pra quem tá perdidaço e quer pensar um pouco sobre isso, assista o filme Machuca.

23/03/2007

Santa Ignorância

E difícil escolher um assunto quando tudo o que nos rodeia vem carregado de guerra, mortes injustas e maldades sem tamanho. Por isso a ignorância me parece perfeita como centro de discussão. Seja ela a ignorância sem querer, seja ela a ignorância por querer.
A pessoa para ser aceita por completo na micro sociedade judaico-cristã ocidental tem que passar por alguns estágios básicos de existência. É a escalada do sucesso!

1. Nascer e usar rosa e brincar de futura dona-de-casa, se for guria, ou vestir azul e brincar de acidente automobilístico ou de jogador de futebol, se for guri. Quando crescer mais um pouco optar por gostar de guris, se for guria, e gurias, se for guri.

2. Passar sem suspensão ou expulsão por não questionar a educação de algum colégio que custa perto de 1.000 reais por mês que te ensina como decorar pra passar numa prova. Se não tem 1.000 por mês, aceitar a educação gratuíta e, enquanto isso, ir pensando em como competir com aquele cara da educação de 1.000 por mês + cursinho, pela sua vaga na faculdade pública.

3. Após escolher entre a instituição privada corrupta ou a instituição estatal falida, passar pela faculdade e baixar a cabeça para matérias sem sentido, professores rasos e educação que indica como único meio de sobreviência o emprego "estável" e o concurso público. Se formar de toga, agradecer a educação recebida e esquecer tudo o que foi mencionado neste ítem 3.

4. Fazer um concurso, incrementar o currículo, ser empregado obediente e ganhar o salário + benefícios, sem questionar a miséria da folha de pagamento comparada com os salários milionários de deputados e juízes.

5. Arrumar um partidaço que ganhe, no mínimo, tanto quanto tu. Casar, de papel passado, e ter filhos. Nessa ordem. Batizar o filho mesmo não sendo católico. Com a família constituída, alimentar os dias de festa como a Páscoa, Natal, mesmo que continue sem ser católico, dia das mães, pais, crianças..., mesmo não tendo dinheiro pra gastar e mesmo sem ter a mínima vontade de presentear algumas pessoas da família (não esquecer da obrigação de gostar de todas as pessoas da família).

6. Agora só resta relaxar. Pensar na aposentadoria desde cedo e não esquecer o que fazer com ela, já que os filhos não vão mais estar em casa e, provavelmente quando atingir a idade de aposentadoria, não vais mais prestar pro mercado de trabalho. De repente começar a aceitar a posição de descartável é um bom começo.


A ignorância é pior quando é por querer. Questionar as imposições sociais é uma questão de sobrevivência e sanidade mental. Isso começa na família, no trabalho, nos relacionamentos e me parece tão descuidado por todos atualmente. São milhares de pessoas infelizes, solitárias e que continuam achando que a salvação está na perpetuação desses valores, mesmo quando eles não fazem sentido. Acabam por não pensar suas vidas e desperdiçam o seu presente se preocupando com o passado e futuro, tomando pílulas-pra-dormir-pra-sorrir-pra-curar e, assim, ficando "chapados" e inconscientes para a vida.

É no dia-a-dia que acabamos com as guerras, com a injustiça, com a corrupção. É no individual que curamos o social. Abaixo à ignorância por querer, viva a escolha por uma vida de diálogo e de busca pela individualidade!

22/03/2007

Crônica de uma certa Nova Iorque

Joe Gould tem um segredo. Um segredo espalhado pela cidade. Ele guarda manuscritos daquilo que chama a "História Oral de Joe Gould". Um livro que clama ser o maior do mundo, a história das vociferações humanas. Um apanhado do que pode ser a explicação das dores, sofrimentos, da solidão de quem hoje vive preso à rotina do concreto.

Vai lá no site da Graturck e confere a resenha inteira.

pra desmentir o Lasier...

...que disse que o Youtube não tem graça, republico um post de 23 de janeiro deste ano.
-----------

Sério, tinham me falado disso e eu não acreditei.
Esse choque eu já havia até postado, mas o FUNK do choque do Lasier é demais!!!
Chorei de tanto rir.


Olívio Dutra

Sentado tomando uma ceva em um daqueles bares da rua do Mercado Público de Porto Alegre, eu observava o movimento.
Era um final de tarde, e a luz se esvaía pelas frestas dos grandes edifícios que circundam o largo Glênio Peres.
O volume de pessoas andando para todos os lados crescia.
As pessoas tomavam os seus rumos, ou para casa após um longo dia de trabalho, ou para atividades no turno da noite no Centro da capital.
Os barulhos também eram muitos e diferentes.
Era o grito dos ambulantes vendendo tomatealhofrutaspilhaantenavideogameroupadvd e tudo o mais.
Era o barulho do motor dos ônibus, da música que forçava a sua passagem pelos ruídos, cruzando o largo desde o Chalé da Praça XV.
E é ali, naquele horário, que cruzam os caminhos milhares de cidadãos.
É ali que negro atravessa o rastro do branco, que cruza olhares com a prostituta, que sente o cheiro de urina dos moradores de rua, que olham sedentos a carrocinha do cachorro-quente, que serve o estudante, que paga com suas fichinas escolares, que ele comprou dos vendedores ilegais ali na esquina da Voluntários, que observam atentamente se não há fiscais em volta...
Este é o mundo real de uma cidade.
Sem ar-condicionado.
Sem conforto.
Sem perfume.
E é lá no meio da multidão que observo uma figura conhecida.
Um tanto franzino, um pouco corcunda até.
Uma figura incógnita, um ninguém como todos os que cruzam por ali.
Passaria batido, mas há algo que o entrega aos meus olhos: o vasto bigode.
Era Olívio Dutra.
Ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do RS e ex-Ministro da República.
Cruzava o largo em direção à Praça Parobé para pegar o seu ônibus.
Mesmo quando prefeito e, posteriormente, governador, Olívio nunca perdia os seus hábitos - digamos assim - comuns.
Não foram poucos os que o encontravam em ônibus de linha, ou passeando pela cidade, ou até mesmo tomando uma cachacinha no Bar Naval, naquele mesmo Mercado Público que por ora eu me encontrava.
Olívio Dutra entra, então, para a galeria d'os caras por causa disso.
Porque é homem comum.
Em todos os meus anos de Porto Alegre nunca encontrei outras figuras públicas andando tão tranqüilamente por entre as pessoas como ele andava.
Sem claque, sem segurança.
Hoje, nosso invisível prefeito faz operação de guerra para entrar em carros oficiais na saída da Prefeitura. Temos uma governadora que não põe o pé na praça pública, prefere entrar em um ômega com ar-condicionado e fazer a volta na Matriz para chegar ou ao Tribunal, ou à Assembléia Legislativa.
São míseros 50 metros!
Metros estes infinitamente inferiores aos que presenciei Olívio andando naquele dia.
Aqueles não são gente. Não são povo.
Se acham mais. Se escondem em suas castas.
Esquecem-se que o Estado, na realidade, é de quem pega o ônibus, de quem põe o pé na calçada esburacada, de quem todos os dias cruza o largo em direção ao pôr-do-sol do Guaíba, mas nunca o vê, porque o ônibus parte para iniciar-se mais uma etapa da sua rotina de todo o dia: o voltar para casa.
Eu enxerguei um Olívio assim.
Voltando para casa sem ver o pôr-do-sol.
Pobre Rio Grande do Sul...

a Sidebar

Ali do lado tem uma série de informações interessantes.
É a moldura do blog.
É um lugar que a gente atualiza também.
Além de fixar momentos, marcar posicionamentos, direções.
Quem mexe bastante na Sidebar é a Brisa do Sul.
Acessem lá e vejam.
A Regina já fez até chat por ali.
Chamou de Roda de Chimarrão.
Ela tá sempre experimentando coisas novas.
Eu que acesso direto acompanho, porque aprendo assim.
E aqui, na Alma da Geral, também usamos bastante a Sidebar.
Quando colocamos a previsão do tempo, não imaginávamos que fosse ser tão útil.
Pelo menos para a gente.
E, hoje, ajustamos a galeria d'os caras.
Para quem não costuma descer a barra de rolagem de sites e blogs, sugiro que o façam.
Vão encontrar lá embaixo a galeria.
Cliquem nos nomes das pessoas.
Agora, tem um blog da galeria em que a gente vai concentrar os posts d'os caras.
Porque, se entrou na galeria, rolou post.
E lá, mais no final ainda, outra paixão deste blogueiro: o basquete da NBA.
Então, por se tratar de informação e de um trabalho que o blogueiro dedica para melhorar cada vez mais a sua casa virtual: visite as Sidebar's!
Prestigie!

e o que eu vou dizer lá em casa?

- Foi no jogo?
- Ã-hã.
- E...?
- Perdemos feio.
- E o Patrício e o Ramón?
- Não jogaram.
- E aquele monte de merda que tu vive falando deles?
- Pois é...
- Que babaca!
- Pois é.

21/03/2007

As Bicicletas de Belleville

Quem ainda não viu este filme-animação precisa conferir.
Esses tempos estava em cartaz no Telecine Cult.
Se não estiver mais, vai lá e aluga!!!

Revival

Esse é um dos melhores clips já feitos.
E foi lá na década 80!!!

19/03/2007

Estado Mínimo uma ova!!!

Mais duas boas...

...que ouvi na rádio oficial da assessoria de imprensa conjunta do governo do estado e da prefeitura (leia-se Rádio Gaúcha):
- a mortandade de peixes no Rio dos Sinos já ocorre há 60 anos, logo... (COMO TEM PEIXE ESTE RIO!!!)
- a ação da Brigada, na morte do rapaz com um tiro no abdômen em São Leopoldo, é respaldada pela política de segurança do estado, logo...(do coronel responsável - o pior é que estou com uma sensação de que isso é verdade...)

Será burrice mesmo?

Já é notório na cidade a desgovernaça do nosso prefeito Fumaça.
A administração está cada vez mais sucateando os serviços essenciais do município.
E quando se acha que não há mais como se superar na arte de fazer mal ou tudo errado, basta uma andada pelas ruas e alamedas de Porto Alegre para perceber que se está subestimando a arte da desgovernança local.
Em menos de uma semana, presenciei pintura de faixas em horário de pique, lá pelas 21h de uma quinta-feira - quando a galera sai para curtir uma noite -, quando isso normalmente era feito de madrugada, sem atrapalhar.
Mas não.
Parece que existe uma política do engarrafamento sendo posta em prática pela Secretaria dos Tranportes.
Já outro dia, o ápice da burrice - ou do descaso mesmo: recapeamento de asfalto na hora do rush.
Sim! Em plena Protásio Alves, próximo à Vicente da Fontoura!
Incrível...
A Protásio já é um esgoelamento por si só, mas a prefeitura vai lá dar uma mãozinha.
Perguntei para um agente de trânsito de indumentária anilada - azulzinho era coisa do PT - sobre as razões do bloqueio do corredor de ônibus e toda aquela confusão:
- É asfalto fresco.
- Mas os inteligentes foram fazer isso na hora do rush?
Ah, se vocês vissem a cara que o rapaz fez...
Pois é.
Parece até que estamos na praia.
Quem passa o verão pelo litoral norte sabe bem como é.
É inacreditável que as prefeituras façam todas as suas obras na época de veraneio, quando há pelo menos outros 8 meses bem tranqüilos para fazê-las.
Pois Fumaça resolveu seguir essa lógica.
Talvez esteja com saudades dos ares do nordestão.
Esperou todo mundo voltar da praia para realizar obras.
Assim, quem sabe, parece que está trabalhando.
Mas e o carinha enfiado 30 minutos em um ônibus lotado, sem ar condicioando e parado, pensa assim?
"Olha só! Nossa prefeitura está trabalhando!!!"
Ou seria: "Puta saco, véio!!! Essa merda não tem ar e esses imbecis resolveram fazer logo agora essa porra! Putaqueopariu!!! Vou chegar tarde em casa e perder o rango quente!!!"
Sei não.
Se é estratégia mesmo, isso mostra o nivél dos caras.
Se não for, meu Deus, na mão de quem estamos?

e no Gauchão

Segue de vento em popa a campanha Tricolor.
Neste domingo um chocolate em um adversário que sempre foi difícil de bater em Caxias.
Aliás, é muito ruim aquele Estádio Centenário.
Fui algumas vezes lá e sempre teve chuva de pedras provenientes do morro atrás da cancha.
Complicado. Filme de terror.
Mas os 3 a 1 estão do tamanho da diferença do Grêmio para os adversários no seu grupo do Gauchão.
Insisto que o Patrício - apesar de marcar um tento - e o Ramón não são jogadores para serem titulares.
Se não há outro lateral-direito, se o Jucemar é pereba demais, que se improvise!
Ou contrate. O Paulo Baier andava dando bandeira por aí...
Mas o melhor do jogo ontem não foi nem a vitória, mas as declarações do nosso dirigente Paulo Pelaipe.
Bah! Me senti aliviado.
Alguém precisava dizer aquelas verdades em público, com essa projeção.
Vamos ver se muda alguma coisa.
E eu não vou ficar aqui repetindo o que ele disse.
Aposto que alguns vão ficar, ou ficaram, irados.
Quem ouviu, ouviu.

Ali em cima os melhores momentos do jogo.
Tirei do blog GOL DO GRÊMIO, que usou o programa Lance Final, do PRBS - fazer o quê? São eles que têm o direito de transmissão do Gauchão...

17/03/2007

senso comum

imagem: Mário Zucca













O senso comum de maturidade,
hoje, é quando a sociedade resolve te aceitar do jeito que é mais conveniente para ela e não quando tu se descobre ser humano único.

16/03/2007

Que horror!!!

Neste blog também se fala de futebol.
Mas não vou falar sobre isso hoje.
Vou falar sobre o jogo do Grêmio de ontem - e o que menos houve ali foi futebol.
Derrota vergonhosa para um time medíocre como o do Tolima.
Nossa, que suplício ver aquele jogo.
O fato é que diminui-se a esperança de maiores vitórias este ano.
Racionalmente falando.
Mas eu não sou racional. Pelo menos com o Grêmio.
Mesmo assim... Ontem, mais uma vez, se confirmaram algumas coisas.
A incrível regularidade de dois jogadores do onze inicial: Patrício e Ramón - que SEMPRE jogam muito mal e comprometem todo o esquema de jogo.
Não que eu queira eles longe do Grêmio, mas que não sejam mais titulares. São apenas jogadores de grupo, nada mais. Dois bolas murchas.
Tcheco esteve pior do que nunca.
O cara que deveria ser o maestro do meio-campo foi titica do início ao fim do jogo.
E não há banco de reservas!!!
Historicamente, o Grêmio sempre ganhou os seus maiores títulos com equilíbrio no plantel. Os jogadores nem sempre eram brilhantes, mas também não eram medíocres.
Hoje, há jogadores medíocres fardando.
Daí, vai ficar difícil...
Segue análise dos plantéis vitoriosos desde o ano que me lembro do futebol mais claramente:
GRÊMIO - 1989, Campeão da Copa do Brasil
MAZAROPI, ALFINETE, LUIZ EDUARDO, EDINHO, HÉLCIO, JANDIR, LINO, CUCA, ASSIS, NANDO, PAULO EGÍDIO
Bola Murcha? Nando.

GRÊMIO - 1994, Bi-Campeão da Copa do Brasil
DANRLEI, AYUPE, PAULÃO, AGNALDO, ROGER, PINGO, JAMIR, ÉMERSON, CARLOS MIGUEL, FABINHO, NILDO
Bola Murcha? Ayupe.

GRÊMIO - 1995, Bi-Campeão do Libertadores
DANRLEI, ARCE, RIVAROLA, ADÍLSON, ROGER, DINHO, GOIANO, ARÍLSON, CARLOS MIGUEL, PAULO NUNES, JARDEL
Bola Murcha? Ninguém.

GRÊMIO - 1996, Bi-Campeão Brasileiro
DANRLEI, ARCE, RIVAROLA, MAURO GALVÃO, ROGER, DINHO, GOIANO, ÉMERSON, CARLOS MIGUEL, ZÉ ALCINO, PAULO NUNES
Bola Murcha? Regularmente, ninguém. Zé Alcino teve alguns maus momentos, mas não comprometia.

GRÊMIO - 1997, Tri-Campeão da Copa do Brasil
DANRLEI, ARCE, RIVAROLA, MAURO GALVÃO, ROGER, OTACÍLIO, JOÃO ANTÔNIO, ÉMERSON, CARLOS MIGUEL, PAULO NUNES, RODRIGO GRAL
Bola Murcha? Rodrigo Gral, mas era muito raçudo.

GRÊMIO - 2001, Tetra-Campeão da Copa do Brasil
DANRLEI, MARINHO, MAURO GALVÃO, POLGA, ÂNDERSON LIMA, TINGA, ROGER, ZINHO, RUBENS CARDOSO, LUIZ MÁRIO, MARCELINHO PARAÍBA
Bola Murcha? Rubens Cardoso.

Hoje? Tem os bolas murchas Patrício e Ramón, que SEMPRE comprometem, tem o Diego Souza em declínio evidente, o Éverton, que não fede nem cheira, e alguns outros jogadores se revezando em fracas atuações.

Conclusão? Contratar, não tem jeito. Olhando aqueles plantéis vitoriosos, percebe-se que não havia mais de um bola murcha titular...

Mesmo assim, tomado de toda essa raiva que sinto:
Eu sou Tricolor!
Sempre Tricolor!
Te amo na boa e na ruim!!!

15/03/2007

Dia do Consumidor

Em julho do ano passado, meu gato Chavito teve cálculos na bexiga e quase morreu por conta da péssima qualidade das rações que encontramos por aí. Desde então, ele só pode comer ração especial ou em lata. Como a ração especial é cara, acabamos optando ultimamente pela de lata, aquela úmida (quem tem cão ou gato sabe qual que estou falando). Pois bem, alguns meses depois, Chavito bem (até demais) acaba sua refeição e eis que encontro um pedregulho no prato dele. Ou Deus não gosta dele e tenta a todo custo um gaticídio ou gosta muito dele que não pára de salvar o pobre gato.

Liguei pra Whiskas. Um cara me atendeu dizendo que a Masterfoods (distribuidora da Whiskas) ia entrar em contato comigo e que ele não podia fazer nada além de me dar uma outra lata de ração, já que eu não sabia dizer a data de validade (àquela altura a lata já estava no lixo). Eu perguntei se ele não queria, pelo menos, dar uma olhada na pedra, já que eles poderiam fazer uma perícia ou apurar, mesmo por cima, o motivo do corpo estranho.

Ele disse: "Tá, separa ela" - como quem pensa "manda logo esse troço que eu coloco no lixo aqui".

Esse cara da Whiskas me ligou algumas vezes dizendo que o pessoal da Masterfoods não conseguia entrar em contato comigo - estranhamente ele sempre conseguia.

Hoje, portanto, a Masterfoods conseguiu. Disseram que haviam batido na minha casa e eu não estava e perguntaram se, por acaso, essa semana eu iria ficar todos os dias em casa...

- Eu trabalho, né?! Mas o meu trabalho é bem perto da minha casa.
- Aonde é?

Dei o endereço.

- E quando tu vais estar lá?
- Esta tarde.
- Esta tarde eu não posso. Amanhã tu vais estar o dia inteiro aí?
- Eu saio pro almoço.
- Qual o horário?
- Não tem horário fixo. De tarde com certeza.
- Mas o que tu tá esperando afinal?

E a fúria tomou conta do meu ser...

- Olha. Desde o começo eu estou sendo muito mal atendida por vocês. Eu não quero ração de graça, não quero que reponham a ração. Eu só quero uma resposta, enquanto consumidora, que me deixe tranqüila quanto à qualidade do produto de vocês. Eu só não quero que o meu gato morra por causa de uma pedra na ração... - e por aí foi o desabafo.

Enfim...

Hoje, o dia que ele disse que não podia, ele veio, um pouco depois do meio-dia e eu estava no almoço. Perguntas...

Por que as empresas nos tratam como se estivéssemos devendo pra elas?

Eu posso ficar tranqüila comprando esse produto a partir desse péssimo atendimento e completo descaso com o meu problema?

Por que eles acham que a substituição de um produto vai fazer com que tudo fique bem?

As minhas respostas?

Não estou devendo nada pra nenhuma empresa, não estou tranqüila com a qualidade da Whiskas e não está tudo bem.

14/03/2007

COMUNIC.AÇÃO!

Desculpe a demora, desculpa a espera, se é que estavas
esperando. Por muito pensei em como me expressar.

Se trazia à tona meu presente, ficava muito pessoal.
Se não o fazia, ficava frio, irreal.

Se era político...hmmm...não é muito o meu estilo. Não o
que cita partidos, deputados, presidentes, não sempre.
Não sou cult, não curto ser piegas.

Da natureza...dá muita dor no coração, às vezes é melhor
desligar. Aí, grito: alienada!

Sou presente demais, sou presente de menos.

E se citar minha família? Serei crucificada, ou pior,
deserdada.

Isso seria interessante. Tirar das costas
todas as espectativas, todo o meu ex-futuro-futuro de
juíza do tribunal.

Dá medo se expressar. A gente cresce se expressando. A
gente se expressa berrando. A gente não sabe se
expressar. A gente não tem comunic.Ação.

Esse pessoal do MST sabe das coisas...

...e tá aqui a prova.
Essa foto foi tirada no acampamento de Nova Santa Rita!

Canção da Terra

Para complementar o post anterior, coloco para download uma canção muito bonita de Pedro Munhoz:
CANÇÃO DA TERRA - clique aqui para baixar
Acesse, também, o site do cara clicando aqui.


Segue a letra:

Música: Canção da Terra
CD: Cantigas de Andar Só
Autor: Pedro Munhoz


Tudo aconteceu num certo dia
Hora de Ave Maria
O Universo viu gerar
No princípio, o verbo se fez fogo
Nem Atlas tinha o Globo
Mas tinha nome o lugar
Era Terra, Terra, Terra,Terra
E fez o criador a Natureza
Fez os campos e florestas
Fez os bichos, fez o mar
Fez por fim, então, a rebeldia
Que nos dá a garantia
Que nos leva a lutar
Pela Terra, Terra, Terra, Terra
Madre Terra, nossa esperança
Onde a vida dá seus frutos
O teu filho vem cantar
Ser e ter o sonho por inteiro
Sou Sem Terra, sou guerreiro
Co'a missão de semear
A Terra, Terra, Terra, Terra
Mas, apesar de tudo isso
O latifúndio é feito um inço
Que precisa acabar
Romper as cercas da ignorância
Que produz a intolerância
Terra é de quem plantar
A Terra, Terra, Terra, Terra

A desocupação em Eldorado do Sul

Recebi a seguinte comunicação com fotos via e-mail na segunda-feira.
Publico abaixo com "asteriscos" ocultando o nome de quem assinou.
Me comunicaram que publicizar nomes assim pode ser perigoso pela perseguição intensa que fazem com as pessoas do movimento.
Quem disse que a ditadura acabou???

"P/ CONHECIMENTO - MST - Desocupação em Eldorado do Sul

Amigas e Amigos

Ontem fomos despejadas da fazenda de plantio de eucaliptos da Aracruz em Eldorado do Sul. Em anexo algumas fotos. Outros três latifúndios foram ocupados no estado do Rio Grande do Sul, e também sofreram despejo, mas ainda não dispomos das fotos.

A Aracruz e a norteamericana Boise possuem diversas áreas nesta região da bacia hidrográfica do Rio Guaíba, todas destinadas à produção de eucalipto para celulose. É uma região rica em água doce, com fácil escoamento pela proximidade com o Oceano Atlântico e com a capital do estado, Porto Alegre.

Antes da desocupação, ocorreram alguns fatos não noticiados.

Não havia água potável no local, apenas um açude em vias de extinção; então tinha um carro com tambores para abastecer de água as mulheres ocupantes. No dia 06, quando se esgotou a água que havia sido levada pelo carro, foi negociado com a Brigada Militar, que cercava o local, que o carro sairia e retornaria com água. Porém, ao ultrapassar a cerca, o carro e seus ocupantes foram presos, e as mulheres ficaram sem água para beber. Passou-se a ferver a água do açude para servir às mulheres e crianças.

Por duas vezes no dia 06, sem nenhum mandado sobre desocupação, a brigada investiu contra as mulheres e crianças, criando um clima de medo. Na primeira vez foram marchando, armados, e pararam na guarda montada pelas acampadas. Na segunda vez, durante uma apresentação de teatro das mulheres, investiram com a cavalaria a galope, assustando as crianças, e recuaram quando foram enfrentados pelas ocupantes.

Durante a noite do dia 06, até o amanhecer do dia 07, os soldados da Brigada Militar rondavam o acampamento, mostrando armas e munição, numa postura intimidadora e covarde.

Mas, novamente, as mulheres camponesas mostraram sua organização, sua capacidade de enfrentamento do capital transnacional, exigindo que as terras sejam prioritariamente cultivadas com alimentos para o povo brasileiro, e não com celulose para exportação. As mulheres exigem reforma agrária, igualdade nas relações de gênero, fim da violência contra a mulher, fim da proteção estatal sobre as empresas que promovem o Deserto Verde, e defendendo um projeto de agricultura camponesa, centrado nas pessoas, nas necessidades humanas, e não na acumulação de lucro de algumas megaempresas.

As mulheres estão animadas e certas de que sua posição é justa, e irão manter sua mobilização contra um projeto que nega o futuro de seus filhos e netos.

Agradecemos todas as manifestações de apoio, de amizade e de compromisso com a luta contra o Deserto Verde, pela vida.

Um fraterno abraço,

********
MST/RS
"

13/03/2007

Contra a monocultura de Eucalipto

Essa que está no RS Urgente eu já havia escutado de antemão, e agora se concretiza a ação.

"ASSENTADOS ARRANCAM EUCALIPTOS

Agricultores assentados em Pedro Osório, na região sul do Estado, realizam nesta quarta-feira (14) um ato público para marcar a retirada, nos seus próprios lotes, dos eucaliptos plantados em parceria com a empresa Votorantim Celulose e Papel. O ato de arrancar os eucaliptos é resultado de um processo de debate interno entre as famílias assentadas, que avaliaram que só terão prejuízos investindo na monocultura para as indústrias de celulose. Através do Programa Poupança Florestal, a Votorantim firmou contratos com diversos agricultores da região, inclusive assentados da Reforma Agrária.(...)
"

O que ocorre é que o INCRA fez até seminário sobre isso. Nós filmamos.
Há uma pressão das papeleiras sobre pequenas propriedades e assentamentos para o arrendamento da terra para a plantação das lavouras de árvores.
A conversa é que quem fizer isso vai perder a terra.
O MST já havia indicado que também era contra esse tipo de prática.
Pois bem, aí está a ação em um dos assentamentos feitos com o movimento.
Estivemos por lá no mês passado

Na foto, conversamos com o assentamento de Pedro Osório ao fundo.
Logo ali atrás é um campo de futebol.
As árvores lá atrás é que eu acho que foram as derrubadas.

Bye-bye panfletinho

Vi ontem em um desses programas de almofadinha do Canal 20, estilo Almofadinha Porto-Alegrense no 20, um almofadinha comentar que o Correio do Povo havia também sido vendido para a Igreja Universal do Reino de Deus (leia-se Record).

Não fiquei tão atônito assim, porque esse já era um jornaleco mesmo, que se deteriorava cada vez mais na sua insignificância de resumeiro de releases oficialistas.

Mas fiquei na dúvida: seriam estes almofadinhas fontes confiáveis?

Pois achei uma fonte confiável para confirmar mais uma aquisição do Bispo Edir Macedo, o RS URGENTE:

"RECORD COMPRA CORREIO DO POVO

A Rede Record, do bispo Edir Macedo (Igreja Universal do Reino de Deus), depois de assumir o controle da TV Guaíba e das rádios Guaíba AM e FM, comprou também o jornal Correio do Povo. A confirmação do negócio foi feita ontem pelo diretor administrativo da empresa Caldas Júnior, Carlos Ribeiro. Segundo matéria publicada hoje no jornal Zero Hora, o negócio inclui o histórico edifício Hudson, no centro de Porto Alegre, onde funciona a redação do jornal desde 1946. O valor total da operação, incluindo rádios, TV e jornal, pode chegar a R$ 100 milhões. A Record assumirá na próxima semana o controle de seus novos veículos. No dia 1° de julho, a TV passará a transmitir a programação da Record, que encerra sua parceria com a Rede Pampa no Estado. O objetivo da Record é ampliar fortemente sua presença no RS, dentro de sua estratégia nacional de competir com a Rede Globo.
"

- ah! E o almofadinha também disse que já tem mais de 80 pessoas desempregadas na Rede Pampa em virtude do término das transmissões da Record pela TV Pampa;
- o Coronel Pedro Boçalico Leal afirmou peremptoriamente ser contra o ECA;
- e foi engraçado ver o empresário almofadinha loucão que deu um pau no secretário almofadinha do meio-ambiente explicando o acontecimento na praia almofada de Atlântida.

12/03/2007

Sempre o Lucas

Esse rapaz já é uma realidade.
É a maior revelação do futebol gaúcho depois de Ronaldinho.
Desarma como ninguém.
E faz gols.
E muitos para quem joga na contenção do meio-campo.
Ontem não foi diferente.
Em um jogo maluco, de 9 gols, em que novamente os mesmos decepcionaram (Ramón - apesar do gol - e Patrício), e que Schiavi literalmente escorregou na maionese, o Diabo Loiro salvou o Tricolor.
Grande Lucas!

Não era mágica dos números, foi truque mesmo

Essa saiu no Correio do Povo de hoje:

"
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2007
Assaltos a banco assustam em 2007
Neste ano foram 36 ataques, o que preocupa bancários e autoridades que tentam frear essa onda

O crescente número de assaltos a bancos registrados nas últimas semanas tem preocupado a Brigada Militar. Só nos três primeiros meses de 2007, foram 36 ataques a agências bancárias, entre assaltos, tentativas, seqüestros, furtos e arrombamentos.(...)

O subcomandante-geral da BM, coronel Paulo Roberto Mendes, preocupado com a situação, critica a fragilidade do sistema de segurança das instituições bancárias, e cobra dos banqueiros um maior investimento em segurança nas agências, para que os assaltantes tenham o seu trabalho dificultado.

'O sistema de segurança dos bancos, como as portas giratórias, tem que funcionar, impedindo a ação dos bandidos. Além disso, os vigilantes acabam municiando os assaltantes, pois a cada ocorrência, sempre tem suas armas roubadas', ressalta. Mendes afirma que a BM tenta combater os assaltos, mas lembra que o efetivo é insuficiente para o número de agências no RS.(...)

O diretor de Comunicação do Sindibancários, Ademir José Wiederkehr, diz não perceber uma mudança efetiva na segurança pública.

"

Cadê a tal da sensação de segurança???
Mas o pior é que é isso mesmo.
É só sensação.
Porque segurança...

09/03/2007

Documentário sobre Sepé Tiaraju - 2 novas exibições

A reportagem cinematográfica Kuaray do Sul (58 min./port./ 2006) terá novas exibições nos dias 13 e 14 de março (terça e quarta-feira), às 19 horas, na Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS, ao lado da Reitoria.

Esta obra integra o Projeto Sepé Tiaraju – 250 anos, uma iniciativa de valorização da cultura milenar guarani e de mobilização popular pelo respeito aos povos indígenas. Com organização da Fundep – Região Celeiro e patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras.

A realização do filme é da Cooperativa Catarse – Coletivo de Comunicação. Contou com apoio da Via Campesina, MST e do Centro Indigenista Missionário (CIMI).

As exibições terão ENTRADA GRATUITA, seguida de debate com a presença da equipe de reportagem, representantes indígenas e dos movimentos sociais.

Kuaray do Sul partcipou da seleção oficial da 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, que ocorreu no Rio de Janeiro na segunda semana de novembro de 2006.

*Assista, clicando aqui, matéria especial sobre Kuaray do Sul exibida no programa TVCINE, da TVE-RS, nos dias 25 e 27 de fevereiro.

Sinopse: Um filme em busca do mito guarani Sepé Tiaraju junto aos movimentos populares de luta pela terra no Brasil. De como sua luz ancestral se manifesta na atualidade: no espírito, no coração e nas ações corajosas de pessoas simples Rio Grande a fora.

250 depois, a combate por terra e dignidade ainda é o mesmo: a realização da Assembléia Continental dos Povos Indígenas, em fevereiro de 2006, na cidade gaúcha de São Gabriel, antigo povoado de Batovi, nas Missões jesuíticas, que conseguiu reunir mais de 10 mil pessoas, entre índios guaranis (do Brasil, Paraguay e Argentina) e kaingangs, agricultores sem-terra, trabalhadores do campo e da cidade, comunidades quilombolas, a juventude de movimento. Lutadores. No mesmo local onde, em 1756, Sepé e seu povo morreram enfrentando a tirania do desenvolvimento cego do homem branco colonizador. O selvagem português. O selvagem espanhol.

Kuaray do Sul conta história de uma liderança verdadeira, que representa o sentimento de força do índio em seu modo de estar vivo até hoje. Apesar do massacre que se abateu sobre o povo guarani. Apesar dos 250 anos de uma tristeza que não se apaga. Porque nasce a cada dia para manter a resistência dos que têm o destino e o direito de serem indígenas.

Batalha por terra e liberdade. São as falas deste filme.

Ficha Técnica:
(Direção coletiva)
Entrevistas: Jefferson Pinheiro / Fotografia: André de Oliveira / Som Direto: Rafael Corrêa
Edição: Jefferson Pinheiro e André de Oliveira / Montagem: Julia Aguiar

O quê: Exibição da reportagem cinematográfica Kuaray do Sul
Quando: 13 e 14 de março (terça e quarta-feira)
Horário: 19h
Onde: Sala Redenção (Campus Central da UFRGS/Reitoria)
Entrada Gratuita/Debate após exibição

Contatos:
André de Oliveira - 51-9665.9295
Jefferson Pinheiro - 51-9835.9760
Catarse - Coletivo de Comunicação - 51-3012.5509

08/03/2007

Da série às mulheres

Rosa do assentamento Conquista da Liberdade, em Piratini.

Da série mulheres de fibra

Dona Negra e sua filhota no acampamento do MST em Santana do Livramento.

07/03/2007

mas as pessoas na sala de jantar, são ocupadas em nascer e morrer

...era uma mesa com talheres de inox e copos de cristal. O bairro era nobre e as pessoas... as pessoas conversavam. O shopping estava cheio, o clube estava ótimo, o parque deve ser cercado, como está quente, não?! Nenhuma delas percebe, mas existe um silêncio de facas e garfos nas mesas, e uma quebra neste silêncio poderia ser o fim de uma agonia. Isso poderia retomar uma vida...

Ela grita suas angústias e seus desencantos e é interrompida pelo cafezinho e pela sobremesa. Ela se perde e se entrega no meio do desinteresse e da acomodação das pessoas na sala de jantar...

...eu não quero ficar aqui. A cidade não é o meu lugar. Não quero mais cheirar fumaça, comer lixo e ser afrontada dia-a-dia pela ignorância e alienação gerada por pessoas que acham que têm poder simplesmente por acumular riquezas às custas do trabalho de gente humilde...

...uma calça por mil e quinhentos reais??? Ela sabe que tá pagando por uma etiqueta? Ela sabe que com isso tá alimentando uma indústria que produz...nada?! Nada além de uma base bem sólida para um capitalismo que aliena e escraviza...

...vitrine? Eu não quero deixar de lado tudo o que eu acredito ser democrático e livre apenas para estar na vitrine de um mercado filho da puta, esperando que o próximo patrão passe e decida: “Pois bem, essa vai ser a próxima mão-de-obra que eu possuirei!”. Nem pensar. Não nasci pra ser empregada. Quero ser quem eu quero sem que isso dependa da aprovação de uma super-hiper-mega-multinacional...

...as pessoas têm preguiça, ou má vontade de procurar por produtos que não sejam transgênicos. O seu tempo é precioso, bem mais precioso que a natureza. É tanta coisa que gira em torno dos produtos geneticamente modificados que dizer apenas: “isso não é ecologicamente correto!” é muito, mas muito pouco. Existe toda uma teia de relações para que algumas (poucas) pessoas ganhem em cima disso, e para que isso aconteça é necessário acabar de vez com a natureza, para que depois elas ganhem em cima da reconstrução das condições de vida na terra...

...tu só pode estar brincando, né?! Como é que tu pode falar assim do MST??? De quem é a terra? Se o cara tem milhares de hectares alguma coisa está errada. Como é que ele pode ter essa extensão de terra – improdutiva –, quando famílias precisam delas para plantar e sobreviver. Como diria Hugo Chávez: “a propriedade privada não é sagrada”... O QUÊ?! Tu acha que ele é o quê? Eu nem vou começar, vai te informar primeiro...

...qual é o mundo que teremos daqui alguns anos? Se essa natureza estiver arruinada? Aonde nossos filhos, nossos netos vão brincar? O que eles vão comer? O que eu acho?... Eles não sobrevivem!!! Que herança, hã?! Baita herança, um mundo doente, pessoas doentes morrendo de câncer e enfisema pulmonar por um simples motivo: “não consigo ser feliz”. E isso, a tristeza, se propaga nas pessoas ao redor, porque essas pessoas preferem ser atingidas pela infelicidade dos outros a procurar sua própria felicidade... solidão, o mundo sofre de solidão. Mais e mais o ser humano se encontra na condição de solidão. O difícil nesse estado é conviver consigo mesmo. As pessoas sofrem muito porque elas não sabem quem são...

...aí é que entra a novela, o filme pornô, a fofoca da rua. Empresta amigavelmente uma gama de personalidades que contém o comportamento, os gostos, as taras, enfim, a vida. Tu não vives mais, tu foste manipulado para servir e construir a massa estúpida do mundo. Padronizada, desgastada, infeliz...

De repente, o silêncio é quebrado. Depois de períodos intermináveis de um monólogo inútil, as atenções, pela primeira vez, são para ela. A notícia é como um filho que nasce. E eles pensam: “Ela agora é uma mulher madura”!



- Ouvi dizer que conseguiste um trabalho?!

- Sim. Um trabalho numa grande empresa de comunicação. Me pagam bem, tenho direito a vale transporte e refeição, só que não tenho mais fim de semana, mas, paciência, o mercado tá foda.

- Graças a Deus! Que sorte conseguir um lugarzinho nessa empresa. Todo mundo corre atrás de uma oportunidade dessas. É isso aí, guria, meus parabéns!

(imagem: www.yesnet.yk.ca.jpg)

Moral de Cuecas



"(...)Foi em função disso que descobri, finalmente, que a NET Serviços Porto Alegre é uma operadora associada à ABTA. Ora, como a NET Serviços Porto Alegre é uma empresa do grupo NET Serviços, por sua vez um grupo comandado pela mexicana Telmex e pela Globo Participações, da família Marinho, então a NET Serviços, empresa da Globo Comunicação e Participações SA (Globopar), muito provavelmente também é associada à ABTA.

Bem, mas se a InfoGlobo Comunicações SA, a Rádio Globo SA e a Globo.Rede SA, também elas empresas da Globo Comunicação e Participações SA, devem, juntas, em torno de R$ 22 milhões para a Previdência Social, que moral tem uma empresa pertencente à família Marinho para assinar embaixo de uma campanha preocupada com sonegação de impostos e com crimes que resultam em severas perdas ao Estado e à sociedade como um todo? Acaso não recolher a contribuição previdênciária não traz ululantes maiores prejuízos ao Estado e à sociedade como um todo do que o furto de sinal de TVs por assinatura? Acaso também não é "só para se divertir" nas Bahamas e na Europa às custas do trabalhador brasileiro que tais contribuições não são recolhidas?
(...)"

SIVUQUEI do Boa Noite pro Porco.
Excelente!!!
Clique aqui para ler a íntegra.

06/03/2007

Adubo e fertilizante de lavoura de árvores


Essa eu tirei do meu camarada Rafael.
Talentoso o rapaz.
Confere o blog dele lá - clique aqui!!!

Tem blog novo para acessar direto...

Vai lá conferir o PALANQUE DO BLAKÃO, uma agenda socialista, por Hélio Sassen Paz.
Muito bom!!!

Guerrilheiros

Não são poucas as denúncias de que as FARCs estariam financiando campos de treinamento de guerrilheiros do MST.
Pois nossa equipe foi investigar a fundo isso e voltou cheia de evidências de que eles estariam se preparando para a Guerra!


Nessa foto, podemos ver claramente um grupo sendo ensinado bem de começo uma das táticas mais poderosas para a revolução: EDUCAÇÃO!!!

(foto tirada no acampamento Oziel Alves - Coqueiros)

Sivucando a Yeda no Roda Viva

Para quem não sabe, nossa grã-mestra governadora esteve no programa da Cultura, o Roda Viva.
Sivuquei parte do comentário do Marco Aurélio Weissheimer no RS Urgente:

"(...)Em mais de uma ocasião, (Yeda) sapateou em cima da verdade, apelando a uma retórica tecnocrática rasteira, à falsidade, à neurociência e a um conceito de pragmatismo que se pretende desprovido de qualquer conteúdo ideológico. Para transitar neste pântano semântico, tentou inventar uma nova língua.(...)

No primeiro bloco do programa, quando perguntada sobre o projeto de aumento de impostos remetido à Assembléia, e rejeitado pela mesma, justificou a derrota apelando para um “problema de comunicação”. Segundo ela, não se tratava de um tarifaço, mas sim de um “guarda-chuva de fundos reestruturadores da realidade”.(...)

Segundo a governadora, ninguém entendeu o que ela queria, nem seu vice-governador, Paulo Feijó. “O vice não entendeu. Não entende até hoje”. E emendou: “As elites que fazem a política não perceberam o tamanho do problema”. Ah, essas elites, sempre com um déficit de compreensão a dificultar as causas populares.(...)

Outro problema de comunicação apareceu em um curioso diálogo mantido com a escritora Lya Luft, que defendeu a redução da maioridade penal, justificando que “com 10, 12 anos, alguns já são psicopatas”. Yeda recusou a tese da redução da maioridade penal, mas logo em cima defendeu que há “um problema de saúde mental que leva à violência”, um problema que às vezes vem lá da gestação, e que a neurociência explica isso.
"

Problema de saúde mental tem quem votou nessa ameba.

Vai lá no RS Urgente e lê a íntegra, tá show de bola!

05/03/2007

No fundo do poço tem água pura...

Olha como são um bando de vagabundos esse pessoal do MST.


Este poço foi feito à pá, na mão, por um recém-assentado.
O nome do assentamento é Fidel Castro e fica em Santana do Livramento.
Eu estou de pé na metade dele, na primeira parte.
Já imaginaram o Sperotto cavando esses 12 metros de terra e lama para chegar na água?
Aliás, põe água boa!!!

Postal da Rota do Sol

No mínimo interessante as declarações de Alexandre Postal, ex-secretário do governo Esgotto, acerca dos problemas apresentados na Rota do Sol, hoje pela manhã no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes.
Com as chuvas desse final de semana, houve muitas avarias na estrada, e o desgoverno Yeda lançou nota culpando o governo anterior pela liberação de uma estrada sem condições de segurança.
E lá foi a turba dos jornaistas-assessores indagar o ex-secretário.
Disse Postal: "Duvido que essa nota tenha partido da governadora Yeda".
Ozires: "Mas é uma nota oficial assinada pelo Governo do Estado".
Postal: "Isso é coisa de gente nova querendo mostrar serviço, duvido que tenha passado pelas mãos da governadora".
Terminada a conversa, com Postal já tendo desligado, vem a complementação dos jornalistas-assessores:
"É verdade, quero acreditar que essa nota não tenha passado pelas mãos da governadora Yeda...".
Subserviência pouca é bobagem!

Mas tem mais.
É preocupante o descaso com as coisas públicas que essa pilantragem da direita gaudéria tem.
A certa altura, um contrariado Adão Oliveira questionou o ex-secretário se não havia um laudo técnico atestanto a segurança da rodovia.
Ao que Postal respondeu achar inconcebível um técnico em sã consciência passar um laudo desses, visto que o terreno em que se estabeleceu a rodovia é extremamente acidentado, com encostas irregulares e solo de difícil acomodação, quando da ocasião de muitas chuvas.
Inconcebível é ter pessoas como Postal, Vera Callegaro e cia dirigindo a coisa pública.
É incrível a quantidade de disparates e trapalhadas que a direita executa diariamente.
E ninguém para perguntar:
"Mas, então, pelo que o senhor está dizendo, a rodovia jamais deveria ter sido construída naquele local?"
Que jornalismozinho de meia-tigela...
Assim fica fácil demais!


*******Estou tentando falar com a produção do programa, mas não está fácil de localizar tal nota oficial. Fui no site do Governo e encontrei uma notícia. Vou grifar um trecho que pode ser o da discórdia entre capangas do Esgotto e da Yeda. A foto é do site também.


Rota do Sol não tem prazo para ser liberada
18:52 Domingo, 04 de Março de 2007

O Secretário de Infra-estrutura, Daniel Andrade, sobrevoou a área atingida pelo deslizamento de terra em um trecho da Rota do Sol (RS 486) e considerou a situação muito grave pois as chances de acontecer novos acidentes aumentaram. Ao total foram oito deslizamentos, sendo quatro de médio a grande porte entre o Viaduto da Cascata (Itati) e o Viaduto da Reversão. A estrada ficará bloqueada por tempo indeterminado para que seja feita a desobstrução e construída a proteção das encostas.

As chuvas violentas que atingiram a região de Maquiné na noite de sábado, agravadas pelo fato de a obra ter sido inaugurada sem condições de segurança para o usuário foram os principais motivo do acidente. O trecho de três quilômetros que foi atingido, entre os viadutos e túneis, já tinha sido considerado de risco, tanto que o governo planejava interromper o trânsito para qualquer tipo de veículo ainda neste mês, para que fossem construídas as proteções de encostas. A RS 494 também está interditada em conseqüência da destruição de vários trechos.

Além do Secretário, estiveram no local técnicos do DAER e as empresas encarregadas da construção da obra iniciaram o trabalho de desobstrução. Daniel Andrade salienta que o governo não irá fixar prazo para a liberação da estrada pois será priorizado a total segurança dos usuários.


*******************Acabei de falar com o produtor do programa. Ele me informou que a nota estava publicada no site do Governo. Bom, não está mais, então. O próprio Postal informou aos jornalistas-assessores que estaria enviando isso para o companheiro de partido e chefe da Casa Civil Luis Fernando Záchia.
Parece que deu certo...

Lodger

Há muito tempo me foi enviado um link para um site de uma banda finlandesa.
Me surpreendeu muito duas animações que eles apresentavam como clipes de suas músicas.
Me lembrei disso hoje e fui procurar no Youtube as animações.
Claaaaaaaro que estavam lá!
Confiram aí embaixo o LODGER:

I LOVE DEATH


DOORSTEPS

A compra da Istoé

Muito interessante esta nota que li no Correio do Povo de sábado.
Tenho certeza de que já caiu na blogosfera...

Banqueiro Daniel Dantas vai comprar Editora Três

Rio - O grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, entrará no setor de mídia. Ele enviou proposta de aquisição de 51% do direito de uso da marca da Editora Três, de Domingo Alzugaray. A assinatura do contrato deverá ocorrer no início da próxima semana, selando a primeira parte do negócio. Será como uma joint venture para licenciamento da marca. Alzugaray continuará com 49% da marca, responsável pelas dívidas trabalhistas e tributárias.

02/03/2007

Os Demônios de Pilar Ramirez

Esse filme aí embaixo eu dirigi numa cadeira da Faculdade de Jornalismo em 2004.
Tem a edição do meu amigo ADO e o roteiro do JOÃO ROSITO.
Eu e uma colega também ajudamos no roteiro, mas o João que fez a maior parte da adaptação do conto de Jesús Moraes.
Dêem uma olhada.
Eu gostei muito do resultado final!
Ah! E a trilha sonora é original, compilada por uma galera que faz parte dos Subtropicais.

Pilantragem a mil em POA e no RS

O estado e Porto Alegre nunca estiveram tão entregue aos pilantras de plantão.
Pelo menos até onde lembrem os meus 27 anos.
Nem mesmo na época do Britto eu tinha visto isso.
Olhem só essa aqui que saiu no RS Urgente:

"No dia 6 de agosto de 2006, o então diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Garipô Selistre (foto), filiado ao PPS, foi demitido juntamente com toda a diretoria do órgão. Motivo: o escândalo do lixo, com a suspensão da licitação do DMLU para a coleta de lixo na cidade, investigação do Ministério Público e fortes indícios de corrupção. Selistre saiu do DMLU mas não ficou a ver navios. Voltou a trabalhar na Prefeitura, agora na Procempa (a companhia de processamento de dados do município), ganhando quase o dobro do que ganhava no DMLU, que ninguém é de ferro..."

Esse pilantra estava montando um processo licitatório todo distorcido para escantear a COOTRAVIPA da limpeza da cidade e entregar de bandeja para os tubarões do lixo que existem por aí.
Para quem não sabe, a COOTRAVIPA é a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre. Contam-se entre seus associados idosos, aposentados, ex-apenados, albergados, deficientes físicos, portadores de doenças neurológicas e/ou psiquiátricas, alcoólicos, dependentes e ex-dependentes de outras drogas, portadores do HIV, e outros trabalhadores ditos subnormais.
Sendo assim, pela lógica do Fumaça, não surpreende nem um pouco essa atitude.
O negócio é acabar com qualquer chance de os excluídos deixarem de ser excluídos nessa sociedade.
E olha que não são poucas também as histórias que rolam por aí de assassinatos misteriosos de gente que se envolveu com as chamadas máfias do lixo.
Vide caso do prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Sobre a Procempa, ainda, tem esse resgate aqui publicado no blog do SIMPA (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre).

"Estagiários da PROCEMPA

Tem causado espanto aos funcionários concursados da PROCEMPA o considerável número de estagiários na empresa e seu perfil. Historicamente seu número orbitava na ordem de 50 e com um perfil variado com predominância de jovens de origem humilde e sendo responsáveis por ajudar no orçamento doméstico.

Agora, na gestão Fumaça isto mudou drasticamente. O número de estagiários supera os 150, praticamente o triplo no período anterior! Os vencimentos pagos pelo erário são de cerca de R$ 1.000,00 e mais vale refeição, totalizando quase R$ 1.200,00. Ou seja, uma teta invejável. Agora o critério é indicação política e vale até parente de graúdo do governo!!!

Outro detalhe, o machismo chauvinista impera nas nomeações, garotas bonitas são a preferência.

Um escracho para o contribuinte e uma situação indecente , tudo pago pela viúva, claro!
"

Eh, pilantragem...

Festen

Festa de Família trabalha de uma maneira crua as relações pessoais, por isso pode parecer um filme difícil de ser assistido.

Clique aqui para ler um pouco mais sobre este filme.

01/03/2007

Depois da tempestade, vem a bonança!

Calma, Têmis, calma...
Como diz aquele companheiro ali da galeria d'os caras, com aquela camiseta linda: "Don't worry 'cause every little thing is going to be allright".

(foto tirada do acampamento do MST em Pedro Osório)