Geral da Terra, do ar, do mar e da Lua... Alma das flores, das cores, das pessoas nas ruas... Geral de tudo que se vê, de tudo que se ouve, das verdades nuas.

28/02/2007


Tem muito idiota e arigó no mundo. Tem. Muita gente intrigueira, fofoqueira, barraqueira. Tem os que estão ai pra puxar o tapete ou esconder a sujeira debaixo dele. Tem os que não levam fé em ti e os que só levam fé no que pode acontecer de errado. Tem quem seja mau caráter e tem quem possui a ingenuidade de uma criança e consegue te prejudicar com essa mesma ingenuidade.
Mas se, depois de saber tudo isso, classificar e chegar a conclusão que eu não quero esse tipo de gente fazendo parte da minha vida... depois de tudo isso,se eu deixar com que elas acabem com o meu dia, a
pessoa mais ridícula será eu, sabotadora da minha própria existência.

27/02/2007

Sente o naipe...

O jogo era Grêmio e São José de Cachoeira do Sul.
No campo, com os reservas, o Grêmio não estava muito bem.
Na narração da recém-vendida TV Guaíba, uma pérola começava a se formar.

Narrador: Mas olha aquela faixa da torcida do Grêmio.
João Garcia: Parece o Santos Dumont...
Narreador: O Olívio Dutra.

O jogo segue, eles voltam ao futebol. Pouco depois...

Narrador: Mas o Olívio é colorado. A torcida do Grêmio não ia homenagear um colorado...
João Garcia: É verdade. Com certeza é uma homenagem ao pai da aviação!

Quem estava na faixa???
O seu Madruga!!!

(história presenciada e passada pelo meu amigo Ado)

26/02/2007

Enquanto isso...

...o mundo se estrumbicando lá fora e esses plastas dormindo!

Vão virar tamborim do próximo carnaval!

na foto, Chavito, Zion e Catarina curtindo um ventinho na janela

TOLERÂNCIA ZERO EM RELAÇÃO AO OPORTUNISMO DA CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA

"Quero punição exemplar para quem usa levianamente diferentes espaços para pregar a violação de direitos, com o intuito de aliviar sua própria consciência.
(...)Quero uma discussão responsável em relação à violência individual, familiar, institucional, social, econômica e política.
(...)Quero o fim do des-serviço que os órgãos de comunicação prestam, consolidando relações em que levar vantagem reduz a zero a urbanidade entre os sujeitos.
Quero que todos tenham acesso ao conhecimento.
Quero ficar surda para a eloqüência dos oportunistas.
"

Esse é mais um artigo da Professora e Assistente Social Maria da Graça Türck. Clique aqui e leia a íntegra.

PRBS prepara terreno para Guerra


A ZMentira faz um papel semelhante ao da mídia militar estadunidense nas invasões do Afeganistão e do Iraque.
Como um avião que espalha panfletos nos terrenos a serem invadidos para que a população não seja "enganada", prepara o imaginário com factóides e falácias para a aceitação da opinião pública de uma atitude mais enérgica que a polícia do latifúndio possa vir a tomar contra o MST em Coqueiros.
Aliás, sobre Coqueiros e o acampamento OZIEL ALVES - batizado em homenagem a um dos assassinados pela polícia em Eldorado dos Carajás -, estivemos por lá há duas semanas.
Chegamos numa terça-feira, um dia depois de uma ação truculenta da Brigada Militar, que invadiu e literalmente tocou horror em todos no acampamento.
Segundo relatos dos acampados, foram muitas horas de pavor, com tortura psicológica, violência gratuita e abuso de autoridade.
E qual a razão para tiros de bala de borracha, bombas de gás e queima de barracos?
O proprietário do latifúndio Guerra iria passar veneno em sua plantação, contrariando acordo prévio, em razão de uma fonte de água do acampamento estar no caminho.
Então, foi acionada a capangada oficial do latifúndio para garantir o envenenamento.
Inclusive, dizem os membros do MST acampados que a Brigada até mover o gado do Guerra já moveu.
Fomos falar, então, com o prefeito e o vice de Coqueiros - que abertamente são a favor da desapropriação da fazenda, um latifúndio que abrange 30% do território do município.
Nenhum dos dois sabia da ação da Peonada Militar.
Foram surpreendidos pela movimentação do efetivo de mais de 40 policiais-peões, divididos em choque e montaria.
Aí, vem a pergunta: não seria necessário o aviso prévio da autoridade local máxima acerca do deslocamento de tal efetivo vindo de cidades vizinhas?
Não seria isso uma quebra da autonomia e da autoridade de uma prefeitura?
Bom, mas isso não é o mais importante.
O fato é que o clima não estava muito bom no acampamento.
O pessoal estava apreensivo, abalado.
Mesmo assim, se iniciavam as movimentações que a ZMentira passou a semana inteira alardeando.
Isso tudo cheira a mais ações violentas da polícia de um comandante que invadiu o acampamento e informou: "Comigo é assim! Vagabundo a gente trata como vagabundo!".
Gostaria de mostrar, então, para este comandante da Peonada Militar o quão vagabunda é essa gente.


O pessoal, inclusive, já se prepara para a Guerra.


Essas são suas armas.


Esse é o seu exército.


Fiquemos de olho, todos, no que se avizinha lá em Coqueiros para que não tenhamos mais uma Eldorado dos Carajás, porque o que presenciamos por lá é que a Peonada Militar tá afim de sangue.

25/02/2007

da série: lixo bom é lixo produzido em pequeníssima quantidade e reciclado...


Uma senhora se aproxima da lixeira localizada à frente do prédio onde trabalha de faxineira. Lixeira que cuida todos os dias, depositando os sacos dos condôminos. Vem num passo indignado, reclamando:


- Eles não podem ver a lixeira aberta que já colocam lixo dentro.

É claro que ela não estava falando dos condôminos, mas de quem passa pela rua. E eu pensei:

- Isso não é bom? Esse saco de lixo ao invés de estar na calçada, está no seu lugar, o LIXO, não é?!

É. Mas ela estava reclamando porque quem vai ter que limpar é ela. E pra ela fazer alguma coisa que está fora da folha de pagamento, custa: as costas, as mãos e os joelhos de uma pessoa de 80 anos que não pode parar de trabalhar. Pra ela, é mais fácil que fique na rua, sujando uma calçada que, felizmente não é ela que limpa...de quem é a culpa? É uma looonga história.

22/02/2007

Cinzas do Carnaval



21/02/2007

A casa é feminino e O trabalho é masculino.

Depois do almoço as mulheres sentam-se na área e fumam um cigarro acabando a cerveja da refeição e preparam-se para a sesteada enquanto os homens vestem os aventais e prontamente retiram todas as sobras da mesa começando o trabalho de limpeza da cozinha. Afinal de contas, é a mulher que sai e trabalha, trazendo o pão de cada dia e o homem que fica em casa cuidado da prole e administrando a casa.

Podia ser um conto de fadas pra algumas. Porque eles (na sua grande maioria) não se sentem responsáveis por tirar a mesa, ou fazer a janta, ou lavar as roupas? Porque durante séculos esse papel foi determinado e eles esqueceram que elas já trabalham fora, elas também trazem o sustento pra dentro de casa e elas podem escolher se querem ser donas de casa ou não. O problema é quando trabalham fora e se vêem na obrigação de continuar vestindo o uniforme de "do Lar". Essa atitude de não se levantar da mesa reflete o pensamento retógrado da sociedade e que é aceito dia após dia pelas mulheres. O papel da submissão não pode ser passado adiante através dos filhos e perpetuado através dos pais. Não aceitar esse papel é impor respeito.

Incomoda muito essa segregação de gênero, esses papéis definidos, esses rótulos impostos. Mas é realmente de quem se incomoda é que deve surgir uma atitude. Tem quem ache um horror a cultura de outros países em que a submissão da mulher é escancarada. Pior a nossa, que muitas vezes é travestida.

Só pra constar: Não acho que a mulher seja coitada. Não sou feminista, detesto rótulos. Essa é penas uma análise de um contexto que vivi desde sempre e que se repete, se repete e se repete, infelizmente.



Retirado do Repórter do Crime.

19/02/2007

Luta é luta, terra é terra

"Herdeiros do novo milênio
Ninguém tem mais dúvidas
O sertão via virar mar
E o mar sim
Depois de encharcar as mais estreitas veredas
Virará sertão

(...)

Terra de todos a terra é de ninguém
Pisarão na terra dele todos os seus
E os documentos dos homens incrédulos
Não resistirão a Sua ira

Filhos do caldeirão
Herdeiros do fim do mundo
Queimai vossa história tão mal contada"

* Profecia, do Cordel do Fogo Encantado. Postado em homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e ao Rafa e Guga que estão trabalhando nesses últimos dias com eles!

Cidade Fantasma

Essa animação é muito massa. E é beeemmm assim! Verão em Porto é foda.



*A animação é dirigido por Lisandro Santos e foi retirado, é claro, do Youtube.

Vide Fevereiro de 2006

Como pouca coisa mudou - pra não dizer nada - no quesito EU NÃO GOSTO DE CARNAVAL, garimpei nas postagens de 2006 o seguinte texto...

Nota de Repúdio ao carnaval

A festa da carne quando se tem muito pouca gente comendo carne no Brasil. O mais estranho é ter essa data íntimamente ligada a um motivo católico. Depois de muito perguntar, nem os mais católicos entre os meus conhecidos sabem a conta, apenas respondem que o x da questão é a tal de quaresma.Como nunca fiz primeira comunhão, muito menos crisma e fui batizada Deus sabe-se lá porque, não tenho a mínima idéia do razão do bendito carnaval acontecer quando acontece.A mais famosa festa do Brasil e o Futebol são o carro-chefe do país pelo mundo afora. Seios, bunda, agora também agradam norte-americanos com seus fartos mls de silicone e o sexo...ah! o sexo, prostituido em cada carro alegórico e perpetuado na revista caras até dizer chega, ou até a próxima grande data festiva...Está tudo bem no Brasil, desde que se sambe. O tráfico é ilegal, mata e gera violência, desde que não sustente as escolas de samba. Os garis nunca aparecem e tem uma vida miserável, desde que não varram a Marquês do Sapucai. E a Globo? Bem, a Globo continua Global, deslumbrante e única, olhando tudo de cima, do camarote de cristal nem um pouco frágil(...).Até que gosto do carnaval! É ótima a sensação de trabalhar numa cidade fantasma quando todos aqueles que tem samba no pé se encontram bem longe ao som de algum samba enredo, atrás de algum trio elétrico, ou até, no embalo do mais novo funk. E viva a música popular brasileira!

16/02/2007

Imortal Tricolor começa na Libertadores!!!

Como não poderia deixar de ser, e por este blog ter esta grande vocação à paixão ao Tricolor dos Pampas, aqui se posta o golaço deste que é a maior promessa de craque do Rio Grande do Sul - aliás, já há muito deixou de ser promessa, é uma afirmação.

Grande Lucas!



É Tricolor, e dá-lhe Tricolor!!!

MST

Estamos fazendo um trabalho para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
É um registro de acampamentos e assentamentos que será utilizado na base do movimento, no que eles chamam de "massificação".
Já estivemos em dois locais. Em Nova Santa Rita e em Coqueiros.
Desta última localidade voltei ontem.
E havíamos chegado lá na terça-feira.
Exatamente um dia após mais atos de barbárie da segurança privada do latifundiário dono da Fazenda Guerra - leia-se Brigada Militar.
O pessoal estava ainda meio atordoado com o ocorrido.
Bombas, balas de borracha, fogo, truculência e abuso.
Foram quase 8 horas de horror.
Mas o pessoal do MST não desanima.
Que gente forte, que fibra!!!
E que experiência maravilhosa que estou tendo, uma oportunidade ímpar.
Amanhã, rumaremos para Piratini e São Gabriel.
Serão 6 dias em acampamentos e assentamentos.
Ao final disso tudo, farei um registro por aqui de tudo o que vi.
Em foto e em vídeo.
Um registro de uma luta justa que enfrenta forças obscuras e injustas.
Um registro de uma gente brava, forte e de valor.
Gente inteligente, de pé no chão, hospitaleira e muito feliz!

PÁTRIA LIVRE!!!
VENCEREMOS!!!

Cuca Fundida


Respectivamente: meu irmão, Alexandre, e minha cunhada, Aline. A Aline faz o blog Cuca-Fundida. Valeu a pena dar uma passada lá! Tá lá no blog de amigos!

No Rio Grande do Sul, corte de 30% o social

Saiu no Brasil de Fato (de 8 a 14 de fevereiro de 2007) - http://www.brasildefato.com.br/

Além de determinar às suas secretarias um corte de gastos de 30% a governadora gaúcha Yeda Crusius propôs uma redução de 20% dos cargos de confiança e o contingenciamento, por cem dias, das despesas administrativas, como a contratação de novos funcionários.

Para Raul Pont, deputado estadual (PT-RS), o corte linear de 30% nas secretarias mostra, na verdade, incompetência na gestão. "Não é feita nenhuma seleção. Existem alguns setores terceirizados que poderiam sofrer um corte de 100%. Também não se pode dar o mesmo peso para áreas como saúde e educação e, por exemplo, à publicidade", analisa.

Yeda também prepara um plano de metas para a segurança pública no qual cada policial deverá fazer, ao menos, seis abordagens por dia. Milton Viário, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, já prevê um aumento da violência no Estado por conta da medida. "Parece que vem um pouco da 'Tolerância zero'; não se combate violência. Pior, vai aumentar a insegurança de quem está na linha de frente", avisa.

Mesmo reconhecendo que o Rio Grande do Sul enfrenta uma grande crise econômica, Viário teme que, se a governadora for se fortalecendo com o apoio que recebe da mídia coporativa local, conseguirá pôr em prática medidas neoliberais mais agressivas. "Ou seja, privatizações, diminuição dos investimentos públicos, retirada de direitos. Hoje, isso não está em pleno curso, mas já começou com a segurança pública", alerta. (LB)

Pára o render que eu quero descer

Esta postagem era pra ser um vídeo da Catarina e do Zion brincando na caixa de areia. A tarefa era simples: editar no Windows Movie Maker, tirar 10 segundos do início e do final. Impossível. Não por falta de conhecimento em edição, pois trabalho com isso há 4 anos e tirar 20 segundos em corte seco seria uma tarefa ridícula. Não consegui. O programa, destinado à edição de vídeos caseiros, é complicadíssimo de mexer, muito mais que um programa profissional como o Premiere (PC) ou o Final Cut (Mac)!!!




Entao, deixo a foto...










Render= vem de renderização que é o processo computacional que cria uma imagem virtual com aspecto muito próximo da realidade. Numa edição o render "constrói" as imagens e dependendo da tua máquina, demora, bastante...

15/02/2007

Tem como ficar pior?

Tem. E ficou. A assessoria de imprensa do governo está funcionando a todo o vapor. Hoje ao meio dia, o Jonal da TVE - Primeira Edição veiculou nada mais, nada menos do que duas matérias sobre segurança pública (uma atrás da outra), contabilizando aproximadamente 6 minutos de matéria institucional do governo. Falou Enio Bacci, falou Yeda, falou capitão do não sei o que...Graças a Deus! Nós da capital e os veranistas do litoral norte estão seguros no carnaval.

A Yeda aprendeu direitinho como fazer marketing com o Rigotto!!! Esses publicitários...

A primeira mijada ninguém esquece


Foi há alguns anos atrás, nem sempre tive a consciência que tenho hoje. Fui colocar uma embalagem plástica no lixo orgânico e a Gabi (que é um amor de pessoa, nunca pára de rir mesmo de cara, eu nunca vi pelo menos), se dirige a mim e diz (braba, furiosa):

- Esse é o lixo orgânico!

E eu:

- Mas tá toda engordurada!

E ela (mais braba ainda):

- Dá pra lavar, né?!

...ãi...é verdade...

Intolerância total à falta de consciência ecológica!!! É com quem se gosta que devemos brigar.

Imagem: geocities.com

14/02/2007


Procura-se. Quem souber o paradeiro deste rapaz e o trouxer para um chimas aqui na Catarse ganha um prêmio!

Saudades Pedro!!!

Alguém viu?

A propaganda das Havaianas Kids na TV. Acontece numa praia , uma guriazinha chega no grupo de amiguinhas com um pé da Havaiana apenas. As gurias começam a chacotar dela em coro: perdeu! perdeu! (ou algo parecido). Até ai ela está cabisbaixa, até que de repente chega um adolescente "lindíssimo" (pros padrões estéticos atuais) com o pé do chinelo que ela perdeu e coloca nela como se fosse uma cena da Cinderela. Todas as amiguinhas ficam loucas de inveja e ela muito lisonjeada. Quando o "príncipe" se vira todas atiram um pé do seu chinelo nele e começam a mandar beijo e fazer poses.

Alguém que tem filhos (especialmente do sexo feminino) pode dizer se essa propaganda é inteligente e criativa ou se é apenas apelativa e fora de propósito? Se for normal, por favor alguém me avise porque acho que estou numa crise de moralismo!!

Observação: As Havaianas nos últimos anos deu um salto do pé dos "pé de chinelo" pro pé dos "pés de sapatos de 1000 reais" e dos "cults". O site é o mais complexo e animado que eu já vi. De onde saiu toda essa grana se nesses mesmos últimos anos esse mesmo chinelo começou de fato a soltar as tiras....???(o Guga que o diga).

Migalhas

Foto retirada do blog letrasdebabel.blogspot




A criança:

- Me dá uma moeda? Me dá o pão?

- Tu quer o pão?

- Quero.

- Tó.

- Obrigado.

O irmão:

- Dá uma moeda? Dá o cachorro? (não o quente, o da coleira mesmo)

A mãe:

- Ela já deu o pão.

13/02/2007

É aquele medo que parece que paralisa tudo. Ai a cabeça começa funcionar, neurótica. Como forma de fugir, penso em algo banal, algo tosco e insignificante. O tempo retoma o seu curso e eu a minha vida. Só que a cabeça neurótica transforma o insignificante num martelo gigantesco que começa a bater e bater até que aquele medo volta e pára tudo de novo. O lábio é comido, o estômago é corroído por inteiro, o todo é reduzido à nada, cego, surdo, mudo e burro. O ônibus demora a chegar ao seu destino castigando o pensamento. Tudo passa muito rápido na cabeça, mas não esse medo. Ele ficou impregnado e esperando uma derrota, um deslize para gargalhar satisfeito. Pisoteado, quase inexistente, não tenho mais problema. Em segundos, ele volta e encara........quer saber: não é tão grande assim....E lá se foram 40 minutos que nunca mais vão voltar.

12/02/2007

Gestão temerária no BNDES

Deu na Carta Capital.

"De volta, a venda da Eletropaulo
A Justiça acata denúncia contra cinco ex-presidentes do BNDES por gestão temerária

Em 2003, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), então comandado pelo economista Carlos Lessa, teve de renegociar a dívida da Eletropaulo, de 1,2 bilhão de dólares. O dinheiro, concedido a empresas privadas, em 1998, entre elas as americanas AES e Houston e a francesa EDF, financiou a privatização da distribuidora de energia paulista. Para não ficar com um mico nas mãos, o banco público virou sócio da distribuidora de energia. Metade do valor do empréstimo foi convertida em ações. É um exemplo incontestável da “herança maldita” deixada pelo ímpeto privatizante dos tempos de Fernando Henrique Cardoso."

O HOMEM

Duas notícias tiradas do Terra.

O HOMEM É FORTE
"Instrutor cai a 3.657 metros sem pára-quedas

Um instrutor neozelandês de skydive (pára-quedismo acrobático) salvou a vida em um salto de 3.657 metros de altura no qual seus dois pára-quedas - o principal e o de reserva - não funcionaram, caindo sobre uma plantação de amora apenas com uma fratura no tornozelo, informou hoje a publicação neozelandesa Stuff.
"


O HOMEM É FRACO
"Homem morre após cair de 1,8 metro de altura

Um homem de 43 anos morreu após cair de apenas 1,8 metro de altura, informa um relatório feito pelos legistas da cidade galesa de Brynrefail. O acidente aconteceu em setembro de 2006. De acordo com os médicos, apesar da pequena altura, o homem sofreu ferimentos internos graves, informa o jornal Daily News.
"


O que é o homem?

09/02/2007

Anna Nicole Smith

Morreu aos 39 anos Anna Nicole Smith.
E os Estados Unidos estão atônitos.
Sim, porque ela era uma espécie de "queridinha da américa".
Na realidade era mais uma dessas prostitutas de Hollywood.
Se notabilizou por constituir uma característica física muito semelhante a Marilyn Monroe - outra...
Anna foi playmate do magnata Hugh Hefner - assim como Marilyn.
Ela se casou com um senhor trilhardário do petróleo de 89 anos.
Um ano e meio depois, o velho morreu.
Ela enriqueceu.
Andou meio sumida, mas reapareceu com o Anna Nicole Show.
Ela aparecia muito gorda e o programa consistia em acompanhar o dia-a-dia dela na busca pelo emagrecimento.
E ela emagreceu.
Virou garota propaganda de pílulas de emagrecimento.
Parecia - apenas parecia - que os EUA estavam com sua namoradinha de volta! Esbelta, bonita...
Mas Anna vinha tendo um ano nada bom.
São as velhas coisas de bastidores.
Seu filho morrera (ou suicidara) na metade de 2006 logo após ela ter parido uma outra criança.
Overdose de algum químico.
E Anna, agora, meses depois, também morreu.
Morreu de overdose - assim como Marilyn.
De algum dos muitos químicos que consumia.
E são esses os ícones que querem nos empurrar.
Pena que morrem os instrumentos da aculturação, mas os agentes continuam.
Provavelmente vai aparecer uma outra diva dessas para seguir o roteiro...

08/02/2007

As verdades que conspiram

Eu sou adepto das teorias da conspiração.
Porque estas já foram colocadas em prática em várias passagens da história recente da humanidade.
Sem falar na antigüidade (César que o diga).
Pois olhem estes dois posts que vou sintetizar aqui.
Acessem eles e leiam na íntegra.
Para mim, é líquido e certo que os EUA forjaram atentados no próprio território para justificar suas corridas pelo ouro(negro).

Ah! Só uma coisinha...
Sobre esta do 11 de setembro.
Algum tempo antes das torres caírem, uma notícia me chamou a atenção: a venda do World Trade Center.
O seu dono (sim, uma única pessoa!) estava querendo alguns bilhões de dólares pelas 2 torres, inclusive havia feito, vejam só, um seguro!!!
Agora não tenho certeza se a cifra de US$ 4,5 bilhões era o preço que ele queria, ou se esse era o valor do seguro...

Tem mais uma dica que a pulga atrás da minha orelha sempre me fala: quer saber quem é o responsável por sacanagens? É só ver quem mais se beneficia depois que elas ocorrem...

Vamos aos posts.
Cliquem para ler a íntegra deles em seus respectivos sites!!!

DIÁRIO GAUCHE
Deu no Voltaire.Net
Com exceção do "The Washington Note" e do inglês "Financial Times", a grande mídia decidiu não relatar as declarações de Zbigniew Brzezinski [foto] que agitam a classe dirigente americana, nos últimos dias. Ouvido em 01 de fevereiro último (quinta-feira passada) pela Comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado, o antigo conselheiro de segurança leu uma declaração cujos termos tinham sido cuidadosamente pesados.

Disse: “Um cenário possível para um confronto militar com o Irã implica que a derrota iraquiana se consume; seguida por acusações americanas tornando o Irã responsável por esta derrota; depois, por algumas provocações no Iraque ou um ato terrorista em solo americano pelo qual o Irã seria responsabilizado. Isto poderia culminar com uma ação militar americana “defensiva” contra o Irã que mergulharia a América isolada num profundo lamaçal englobando o Irã, o Iraque, o Afeganistão e o Paquistão”.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA


VI O MUNDO
Outra dúvida diz respeito ao avião atirado contra o Pentágono.

Como pode um jato de 60 toneladas e extensão de asa de 125 pés (de ponta a ponta) caber num buraco de 16 pés na parede do Pentágono?

"Como pôde Hani Hanjour (que pilotava o avião) - que de acordo com instrutores de vôo mal sabia operar um Cessna - fazer uma descida de 7 mil pés, numa espiral de 270 graus, a 400 milhas por hora quando mesmo pilotos experientes duvidam que poderiam fazer a mesma manobra?".

Os céticos também querem saber onde foram parar as turbinas do avião que caiu sobre o Pentágono.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA

Sob o Sol de Cada Manhã

Toda semana a gente posta uma sugestão de filme lá no site da GRATURCK. Pois vamos começar a postá-las aqui também.


(The weather man)
USA - 2005
101 minutos
DRAMA
Direção: Gore Verbinski
Temática Social: abandono

Dave Spritz é o homem do tempo do telejornal de Chicago e está sendo sondado para trabalhar em rede nacional. Mas ao contrário de sua vida profissional, ele é um fracassado. Deixou a família de lado, não consegue reconquistar sua mulher, é completamente ausente com os filhos e vive à sombra de seu pai, um jornalista extremamente conceituado - vencedor de um prêmio Pulitzer. Acontece que a doença fatal de seu pai e a proximidade de um distanciamento completo de sua família o levam a repensar a vida e (re)agir. Dave sente e se esforça para resolver suas questões pessoais da sua maneira, às vezes isso quer dizer dificultá-las ainda mais.

O filme conta a história dessas pessoas de uma maneira muito pontual. As relações familiares são colocadas com delicadeza e cuidado. Para quem gosta de cinema esta é uma obra que te deixa extremamente feliz, pois o roteiro, a direção e as atuações são primorosas.

Sogra

Essa eu "sivuquei" do Kayser...

07/02/2007

auto-retrato




Esse lance da câmera digital mudou todos os conceitos de imagem mesmo. As pessoas nunca se permitiram ser tão narcisas. Explorar os mais inimagináveis ângulos sem se preocupar com o olhar quase voyer de um revelador, fica tudo no segredo do memory stick, da fantasia. O lance é que a câmera se transformou em um espelho que olha por ti, o auto-retrato beira ao auto-descobrimento, a busca pelos limites da personalidade transbordada em pele, pelos e poros, estudando a própria forma, brincando.

Fome

Diretamente do Vespo.
Peguei essa excelente ilustração feita pelo meu camarada Rafael.

06/02/2007

Sugestão de leitura

Maria da Graça no blog/site da Graturck sugere a leitura de História das Mulheres no Brasil.

Na sinopse:
A história das mulheres não é só delas, é também aquela da família, da criança, do trabalho, da mídia, da literatura e das suas imagens frente à sociedade. É a história do seu corpo, da sua sexualidade, da violência que sofreram e que praticaram, da sua loucura, dos seus amores e dos seus sentimentos.

Acesse o blog/site, clique aqui!

Guia para sem-tetos

Essa é boa, mas como poderia ser por aqui?
Já que, ao invés de se dar, de se oportunizar, se tiram as coisas de quem já não tem nada, aumentando sensivelmente o sentimento e a exclusão propriamente dita - vide caso dos muros embaixo das pontes.

Mas fica o registro que tirei do blog da minha amiga Gabi, do Mafalda Mundi.
"
Itália lança guia turístico para sem-teto

Os moradores de rua que vivem em Roma ganharam um livro, espécie de guia turístico, com dicas sobre onde comer, dormir e fazer passeios culturais na cidade.
O livro informa aos pobres e sem-teto onde podem conseguir refeições gratuitas (em paróquias católicas, centros municipais ou locais que fornecem sopa), passar a noite ou tomar banho e instruções sobre como chegar, a pé ou usando transporte público. Informações sobre assistências médica e jurídica e as principais atrações culturais de Roma também fazem parte do mapa.
O guia está em sua 17º edição e estimulou países como França, Espanha e Áustria a lançarem livros parecidos.
(Informações da Reuters)

"

Prefeito do PFL mantém o nível

Não é de surpreender.
Pelo contrário.
O prefeito de São Paulo seguiu direitinho o que manda a cartilha da direita brasileira: pé na bunda dos pobres.

Olha o vídeo aqui embaixo.



Que Deus abençoe a internet!!!

O câncer da civilização II

Nestlé e Coca-Cola são processadas por bebida 'emagrecedora'

A Nestlé e a Coca-Cola estão sendo processadas por uma associação americana de defesa dos consumidores por alegar na embalagem da bebida energética "Enviga", feita à base de chá verde, que o produto queima calorias.

(...)"O Enviga é apenas um caríssimo refrigerante diet com alto teor de cafeína e é exatamente o tipo de dieta passageira e enganosa que diz não ser", rebateu representante do Centro para a Ciência do Interesse Público sediado em Washington.


Quem quiser ler a íntegra no portal Invertia, clique aqui.

05/02/2007

Ismo pra intolerante é sufixo de doença

"A sociedade em que vivemos se mostra, na defesa de seus valores, muito contraditória, para não dizer hipócrita. Não há um único ser humano que não necessite de solidariedade, o amor e o direito à vida. No entanto, vivemos para testemunhar declarações como esta:

" A força aérea me condecorou por matar dois homens no Vietnã e me expulsou por amar um".

Ela foi feita por Leonardo Matlovich, membro da força aérea americana*, condecorado por sua atuação na guerra do Vietnã e expulso da corporação em 1975 por homossexualismo".

*Lê-se força aérea estadunidense.


Texto retirado do livro Os Onzes Sexos, de Ronaldo Pamplona da Costa

Ele voltou!

Depois de deixar uma série de leitores órfãos, sem ao menos avisar, Marcelo da Silva Duarte volta à ativa!

Provavelmente inspirado pelos dias de marajá que passou na beira da praia, nos brinda, de cara, com 6 ótimos posts!

- Boçalidade Made in Brazil
- Estes intrépidos e experientes homens e o maravilhoso conhecimento que têm de suas ações
- Quem tem medo de Paulo Feijó?
- Eficiência privada III
- Injúria, difamação e quiça calúnia.
- Milonga del moro judío

Acesse o Boa Noite pro Porco e confira!!!

A "pacificação" na Colômbia

Essa saiu no blog do Brasil de Fato:

"Num intervalo de dois dias, mais dois exemplos do processo de 'pacificação' promovida pelas autoridades colombianas. No dia 29 de janeiro, foi assassinado Freddy Abel Espitia, presidente do Comitê dos Desalojados de Cotorra, do departamento de Córdoba. Dia 31, foi a vez da líder da Organização Popular de Moradia, Yolanda Izquierdo, após ter recebido várias ameaças de morte. Ambos dedicavam suas vidas à defesa de vítimas que foram obrigadas por paramilitares a saírem de suas terras.
O presidente Álvaro Uribe segue firme na sua investida contra os movimentos sociais do país, principalmente os que têm base nas comunidades indígenas e camponesas.
(...)"

Leia a íntegra clicando aqui.

O câncer da civilização

Foleando uma revista que recebemos aqui na Catarse, uma matéria me chamou a atenção.

É um grande apanhado da situação do câncer no Brasil, uma doença que é responsável por 7 milhões de mortes anuais, correspondente a 12% das causas de óbito no mundo.

A revista é a Radis - comunicação em saúde, uma publicação da Fundação Oswaldo Cruz. Na matéria - intitulada Um balanço da doença que a globalização expandiu -, o destaque para a publicação Situação do Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, em 27 de novembro de 2006.

Dentre as diversas informações, destaco o início de um parágrafo que acompanha a idéia do título da matéria:

"(...)No capítulo "Causalidade", os autores tratam dos fatores de risco que, em separado ou associados, podem desencadear o aparecimento da doença - geralmente, reflexo do modo de viver das pessoas, de suas condições sociais, econômicas e ambientais. O impacto da globalização econômica sobre as sociedades contemporâneas, por exemplo, redefenindo padrões de trabalho, nutrição e consumo, está na origem de muitos tipos de câncer.(...)"

Ou seja, este capitalismo vil não assassina as pessoas somente em fronts de batalha, mas também no dia-a-dia, por mais pacífico que seja, em filas do McDonald's e nas prateleiras de coca-cola dos supermercados.

Para quem quiser ler a íntegra desta edição da revista, clique aqui e baixe ela em pdf.

Ou então, clique aqui e acesse o site da Radis.

02/02/2007

Monopólio de Rádio e TV



No início do ano passado o ministro Gilberto Gil leu o cordel deste vídeo numa aula inaugural na Escola de comunicação da UFRJ. Acontece que Hélio Costa ficou puto. De um lado o cara que escolheu o modelo japonês de Tv Digital atendendo a pedidos das grandes empresas. De outro o cara que leu um texto que chama esse outro cara de bosta.

Ah! e ele tá fazendo de novo. Agora com a Rádio Digital.

01/02/2007

Quadrilha blogueira

Esses últimos dias de internet têm fervilhado.

O fato é que já havia um movimento tácito entre uma série de blogs e seus donos, numa constante linkagem e troca de informações que disseminam uma tentativa de se ver o mundo com outros olhos que não os dos falcões da mídia.

Isso eu já havia percebido. É o RS Urgente que linka a Brisa, que linka o Animot, que linka o Diário Gauche, que linka de novo RS Urgente... E por aí vai. Podia até ser uma música do Chico Buarque.

Mas eis que surge uma proposta e transforma, definitivamente, este acordo tácito em um movimento organizado.

Luiz Carlos Azenha - sim, um funcionário da Globo - monta o SIVUCA. Mexe e remexe com muito humor e informação a proposta de uma grande rede de blogueiros que se retroalimenta e que se auto-repercute. É uma relação simbiótica e organizada que parece vir para estremecer as estruturas de um castelo sustentado na mentira, na desinformação e na aculturação das pessoas.

E tudo isso só poderia ser possível por causa de uma coisa: A INTERNET.

Pois também vou destacar trechos de um ótimo texto do Azenha. Mas vou pegar partes diferentes daquelas que o RS Urgente, a Brisa do Sul, Dário Gauche e Carteiro do Poeta - entre tantos outros - já pegaram.

Só para contextualizar, esse texto do Azenha surgiu de uma "ameaça" que recebera nos corredores do local onde labuta.

"(...)Você já notou o que fizeram os jornalões?
Transferiram o conteúdo para a internet sem se dar conta de que o público é outro.
O público da internet não aceita ser tratado com condescendência.
Nem com arrogância.
Nem com pretensão.
Descobri isso não foi de ouvir dizer.
(...)Se não houver uma nova lingüagem, mais rica, mais saborosa, o povo do lado de lá despluga.
(...)O Hudson Lacerda, freqüentador assíduo deste site, sabe mais sobre a internet do que a soma de várias redações, inclusive aquelas encarregadas de abastecer a internet.
Ele não precisa de informações ruminadas pela mídia, pelo meio(...).
(...)Quem lê teleprompter fica numa situação confortável.
Infelizmente, não corre o risco de que um telespectador mais abusado enfie o dedo na tela da tevê pra dizer que não concorda.
(...)Ninguém do lado de lá é mané, como você imagina.
Já te ocorreu que quando você fala sobre economia tem um economista do outro lado que olha para a sua imagem e diz "quanta besteira"?
Pois é, aqui na internet eles não só pensam assim, como exigem o direito de corrigir as besteiras escritas.(...)
"

Se você ainda não leu a íntegra deste texto, pelamordedeus, clique aqui e leia!

Sugiro, ainda, a leitura deste texto aqui, Vou vender meu Teleprompter, também do Azenha.

Ah! E acesse todos os dias os blogs aqui lincados, pode apostar que não será necessário ler os panfletinhos e panfletões que andam por aí dizendo que são jornais...

A superação da desinformação

Aqueles que têm ojeriza a Estado e seus representantes na mídia têm se superado a cada dia que passa na arte de manipular, torcer e distorcer as informações ao seu bel prazer.

É a Guerra do Simbólico. Uma tentativa desesperada de frear movimentos revolucinários pacíficos com a mais baixa lavagem cerebral.

Mas a internet está aí. É a nossa ferramenta!

Na ZMentira de hoje:
"
América Latina
Chávez, O todo-poderoso
Caracas


Como se fosse um imperador, o presidente Hugo Chávez poderá governar a Venezuela, a partir de agora, como bem lhe convier. (íntegra, clique aqui)
"

É incrível como eles gostam de brincar com conceitos, inventar sentidos novos para palavras como democracia, liberdade...

Na Glomentira News de ontem, no programa Conta Corrente, colocaram um desses odiosos que pregam o Estado Mínimo para dar a sua opinião sobre a Venezuela:

"...já dá para se dizer que Hugo Chávez é um Ditador Revolucionário..."

"...nós perdemos muito com a entrada da Venezuela no Mercosul..."

Fiquei esperando explicação a essas opiniões. Dados objetivos, fatos que comprovassem tais argumentos, mas nada.

Como era reprise, madrugada e eu já tinha assistido várias vezes aos 3 gols do Grêmio no jogo de ontem, desliguei a tela e fui dormir!

Ao som de Mercedes

"Como dizia com destreza este grande latino-americano, Ernesto Che Guevara, assim como também dizia Bolívar: ´Uma pessoa não é de onde nasce ou do local onde morre, mas sim do lugar onde luta'. Dessa forma, Che não é só argentino, ele representa todos os latino-americanos. Assim como Che, digo: 'Se avanço, sigam-me; se me detenho, empurra-me e se fujo, matem-me'. Irmãos e irmãs, contem sempre com este servidor e como dizia Che: 'Hasta la victoria siempre'."

Rafael Correa - presidente do Equador eleito em dezembro/06 - trecho do discurso de posse retirado do Jornal Brasil de Fato.